Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento do Relatório 2008 - Responsabilidade Social Corporativa, publicado pela Microsoft Brasil.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Registro do recebimento do Relatório 2008 - Responsabilidade Social Corporativa, publicado pela Microsoft Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2009 - Página 19814
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, RELATORIO, SEDE, EMPRESA MULTINACIONAL, SOFTWARE, BRASIL, APRESENTAÇÃO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, AREA, ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MEIO AMBIENTE.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, EMPRESA, INCENTIVO, APERFEIÇOAMENTO, EDUCAÇÃO, FAVORECIMENTO, CRIATIVIDADE, CRIAÇÃO, EMPREGO, REGISTRO, DESENVOLVIMENTO, PROGRAMA DE INCENTIVO, INTEGRAÇÃO, POPULAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, MELHORIA, QUALIDADE, ENSINO, APOIO, INCLUSÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, ESCOLA PUBLICA.
  • ELOGIO, INTERESSE, EMPRESA MULTINACIONAL, REDUÇÃO, IMPACTO AMBIENTAL, APOIO, SETOR PUBLICO, ESPECIFICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, SISTEMA, CONTROLE, POLUIÇÃO, PARCERIA, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, EMPRESA, SOFTWARE, EXPECTATIVA, ORADOR, AMPLIAÇÃO, ATUAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar, desta tribuna, o recebimento do Relatório 2008 - Responsabilidade Social Corporativa, publicado pela Microsoft Brasil. A publicação coincide precisamente com os 20 anos de presença da Microsoft em nosso País, e relata o desempenho econômico, social e ambiental dessa grande empresa.

De uma modesta operação, tocada por 11 funcionários, em 1989, a Microsoft Brasil conta hoje com 570 colaboradores, distribuídos em 14 filiais espalhadas por todo o território nacional.

O impacto indireto de sua atuação comercial é ainda mais amplo, canalizado a partir de aproximadamente 18 mil empresas parceiras, responsáveis pela comercialização e pela assistência técnica dada aos produtos e serviços da Microsoft. Essa rede parceira emprega, hoje, cerca de 500 mil pessoas.

A Microsoft definiu como sua missão “inovar sempre e contribuir com a sociedade criando softwares e serviços cada vez melhores, que ajudem as empresas e os cidadãos a realizar plenamente seu potencial”.

Além disso, a empresa assumiu, de modo espontâneo, o compromisso de “realizar e apoiar iniciativas que aprimorem a educação, favoreçam a inovação e gerem empregos e oportunidades”. Essas iniciativas, também implementadas em regime de parceria, consumiram, no Brasil, cerca de 103 milhões de reais, nos últimos 6 anos.

Os resultados demonstram que, de fato, a tecnologia pode ser uma importante aliada para a melhoria do processo de ensino e aprendizado; ela ajuda a formar gestores escolares e também abre portas para os economicamente menos favorecidos.

Com os treinamentos oferecidos em centros comunitários e nos ambientes de organizações não-governamentais espalhadas por todo o Brasil, as pessoas conseguem tanto a capacitação quanto o estímulo necessário ao desafio de enfrentar o competitivo e disputado mercado de trabalho que existe hoje em dia.

A partir do “Programa Potencial Ilimitado”, por exemplo, estabeleceu-se, em 2007, a meta global de incluir digitalmente mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, até o ano de 2015.

Independente disso, e apenas em 2008, mais de 1 milhão de brasileiros estiveram em contato com pelo menos uma das iniciativas sociais promovidas pela Microsoft, entre eles cerca de 91 mil estudantes de escolas públicas e 883 mil jovens e adultos interessados em preparar-se para o mercado de trabalho.

Distribuídas em todas as faixas de educação - do ensino básico à escola técnica e à superior - várias ações de cunho educacional se destacam, a exemplo do “Programa Parceiros na Aprendizagem”, que auxilia as escolas a fazer uso efetivo e relevante da tecnologia, em especial na ampliação do acesso e na melhoria da qualidade do ensino. Esse Programa beneficiou, desde 2003, mais de 380 mil professores e 320 mil alunos, em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Outro Programa relevante é o “Aluno Monitor”, cujo objetivo é habilitar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como professores e educadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional para oferecerem suporte técnico em laboratórios de informática da rede pública de ensino.

Essa capacitação se dá por meio de um curso de 140 horas, produzido em parceria com o Centro de Pesquisas do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada da Universidade Estadual Paulista, situado em Bauru, no Estado de São Paulo.

Da mesma forma, são destaques a instituição do “Prêmio Educadores Inovadores“, que reconhece os melhores e mais inovadores trabalhos no uso da tecnologia em sala de aula, em etapas sucessivas no nível nacional, continental e mundial; e a “Capacitação de educadores para o ensino a alunos com necessidades especiais”.

Esta última é levada com interveniência do Instituto de Tecnologia Social e do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), e tem como objetivo o apoio à inclusão das pessoas com deficiência nas escolas públicas. A iniciativa formou, em 2008, 39 facilitadores locais, oriundos de 14 Estados, habilitando-os a utilizar recursos tecnológicos para integração de seu público-alvo ao ambiente escolar.

Outras ações ainda poderiam ser citadas, não fosse tão extensa a lista de iniciativas, a exemplo da criação do “Centro de Inovação Tecnológica para a Educação”, em parceria com a Fundação Bradesco; da ampliação da rede de 23 “Centros de Inovação Microsoft”, dedicados à pesquisa e desenvolvimento de software, em parceria com instituições de ensino ou com empresas locais; e a “Copa do Mundo da Computação”, competição global de tecnologia realizada em parceria com a comunidade acadêmica, que premia os melhores e mais inovadores projetos desenvolvidos por estudantes, ao redor de todo o mundo.

Destaco, por fim, um programa de caráter marcadamente social, o de “Capacitação Tecnológica para Comunidades”, que visa estimular o desenvolvimento de organizações sociais - especialmente nas comunidades de baixa renda, que não possuem meios de acesso à tecnologia.

Ao encerrar, Sr. Presidente, louvo a preocupação ambiental demonstrada pela Microsoft Brasil, que trabalha não tão somente para reduzir o impacto ambiental de suas próprias atividades, mas também para apoiar o poder público, como no caso da distribuição de um aplicativo especificamente projetado para controle da poluição, desenvolvido em parceria com a Fundação Clinton, dos Estados Unidos da América. Neste ano, 52 cidades em todo o mundo receberão cópias da solução, 3 das quais situadas em nosso País.

Por todo esse conjunto de iniciativas, recentes ou em continuidade a projetos já maduros e testados, receba a Microsoft Brasil - na pessoa de seu ilustre Presidente, o Senhor Michel Levy - as minhas calorosas congratulações, na expectativa de que essa destacada atuação se amplie sempre mais, seja em diversidade, seja em abrangência. Estou certo de que reproduzo, nesses votos, o sentimento e o desejo de todos os brasileiros.

Muito obrigado pela atenção, Sr. Presidente.


Modelo1 5/1/248:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2009 - Página 19814