Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento do Relatório Anual da Natura Cosméticos S. A., referente ao ano de 2008.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Registro do recebimento do Relatório Anual da Natura Cosméticos S. A., referente ao ano de 2008.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2009 - Página 20182
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, BALANÇO, ANO, EMPRESA, COSMETICOS, BRASIL, IMPORTANCIA, BUSCA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGISTRO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, POSSIBILIDADE, ALTERAÇÃO, PRODUÇÃO.
  • DETALHAMENTO, DADOS, DEMONSTRAÇÃO, CRESCIMENTO, EMPRESA, COSMETICOS, PRESENÇA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, ARGENTINA, CHILE, COLOMBIA, PERU, VENEZUELA, MEXICO, BOLIVIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, como é do conhecimento dos nobres Colegas, tenho o hábito de registrar, nesta Tribuna, os resultados anuais de grandes empresas brasileiras, públicas ou privadas, para demonstrar a pujança da nossa economia, a força do empreendedorismo e, não raro, o compromisso do nosso empresariado com a inclusão social e a sustentabilidade.

Para minha satisfação, esse fato se repete, todos os anos, quando recebo o Relatório Anual da Natura Cosméticos S.A. Trata-se de uma empresa séria, competente e competitiva, inovadora e preocupada em contribuir para melhorar o bem-estar de seus consumidores e de toda a coletividade. Não é de admirar, portanto, que a Natura seja considerada pela empresa de consultoria inglesa SustainAbility e pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável a empresa líder em ações de sustentabilidade no Brasil. A própria Natura, preocupada em assegurar transparência e credibilidade às informações do seu Relatório Anual 2008, submeteu seus dados socioambientais a uma verificação externa de consultores independentes, da companhia Det Norske Veritas.

A crise financeira internacional, como não poderia deixar de ser, foi comentada no documento, na Mensagem da Presidência, como uma oportunidade de mudanças, no sentido de lutar pela concretização das aspirações mais humanistas e universais. “Para nós, na Natura - diz a mensagem -, essa crise pode significar o início de uma profunda mudança no processo civilizatório, um novo ciclo de lenta e inexorável reversão das ameaçadoras perspectivas para a vida futura na Terra pela via da sustentabilidade”. E após destacar os bons resultados financeiros, a ampliação do número de consultores e o fortalecimento da marca, a mensagem da Presidência, em corajosa autocrítica, acrescenta: “Nesse ano, de resultados tão significativos, não atingimos, no entanto, o nível ideal de serviços prestados às nossas consultoras e consumidores. Assumimos o compromisso de dedicar esforços decisivos para que a qualidade de nossos produtos e serviços continue a ser o diferencial que sempre caracterizou a Natura”.

Essa empresa, Sr. Presidente, que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, completará em 2009, no mês de setembro, 40 anos de existência. Presente em oito países, além do Brasil - França, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, México e Bolívia - emprega 5.600 colaboradores diretos e cerca de 850 mil consultoras pelo sistema de venda direta. Em 2008, apesar da crise financeira internacional, que prejudicou os resultados de muitas empresas, a Natura registrou um crescimento de 17,7% de sua receita líquida, além da valorização de suas ações em 18% - isso, diante de uma queda de 41% do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Além disso, logrou aumentar o índice de inovação, que caíra a 56,8% em 2007, para 67,5% no ano que passou.

Na área social, aumentou em 18,2% o seu número de consultoras, que agora somam 850 mil, no Brasil e no exterior. Na área ambiental, deu continuidade ao Projeto Carbono Neutro, com o qual pretende, no prazo de cinco anos, reduzir em 33% as emissões de gases do efeito estufa. Também conseguiu reduzir o consumo de água em 8,91% e o de energia em 16,88%, nas operações industriais, por unidade faturada.

            O uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é a grande plataforma tecnológica da Natura. O desenvolvimento das comunidades fornecedoras e sua inserção no modelo de negócios voltado para a conservação do patrimônio ambiental é um desafio assumido há anos pela empresa. Hoje, fazem parte dessa parceria 23 comunidades, com benefícios para 1.895 famílias. Sua receita líquida consolidada, de 3 bilhões e 600 milhões de reais, e seu lucro líquido, de 542 milhões de reais, comprovam que é possível produzir e obter lucros sem explorar a mão-de-obra e sem agredir a natureza.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, esses são alguns números da Natura Cosméticos S.A. Como salientei anteriormente, tenho sempre uma grande satisfação em trazer a este colendo Plenário informações e relatórios que demonstram a pujança e a inventividade do empresariado brasileiro. Quando se trata da Natura, os números auspiciosos já formam tradição, como resultado de uma empresa com gerenciamento moderno, responsável e competente. Os consumidores brasileiros têm grande apreço por seus produtos. A marca Natura, entretanto, vai deixando de ser apenas um sinônimo de bons produtos. Aos poucos, e com toda razão, começa a ser relacionada com respeito ao consumidor, com sustentabilidade e com inclusão social, motivo por que é merecedora de nossas efusivas congratulações.

Muito obrigado!


Modelo1 5/1/2411:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2009 - Página 20182