Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre o pronunciamento do Senador Eduardo Suplicy, referente ao símbolo missioneiro do Rio Grande do Sul, o guerreiro Sepé Tiaraju.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Esclarecimentos sobre o pronunciamento do Senador Eduardo Suplicy, referente ao símbolo missioneiro do Rio Grande do Sul, o guerreiro Sepé Tiaraju.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2009 - Página 17284
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, INFORMAÇÕES, PREFEITURA, MUNICIPIO, SÃO GABRIEL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESCLARECIMENTOS, RETIRADA, MONUMENTO, AUTORIA, OSCAR NIEMEYER, ARQUITETO, HOMENAGEM, LIDER, INDIO, VULTO HISTORICO, MOTIVO, PROBLEMA, ADAPTAÇÃO, CLIMA, AGILIZAÇÃO, PROVIDENCIA, PREFEITO, FAMILIA, PROPRIETARIO, TERRAS, DISPONIBILIDADE, AREA, COLOCAÇÃO, MONUMENTO NACIONAL.

            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É apenas um esclarecimento em relação ao pronunciamento do Senador Suplicy, que se manifestou há pouco quanto a um símbolo missioneiro do Rio Grande do Sul, reverenciando o nosso guerreiro Sepé Tiaraju. Esse símbolo missioneiro estava instalado em terreno de propriedade da família Assis Brasil, em São Gabriel, onde teria ocorrido a batalha final, quando soldados espanhóis e portugueses - inimigos, adversários - uniram-se para derrotar o nosso guerreiro gaúcho, Sepé Tiaraju.

            Ocorre, Senador Eduardo Suplicy, que houve um problema climático que acabou afetando essa cruz que Niemeyer construiu em homenagem a Sepé Tiaraju. É uma cruz um pouco diferente; chama-se lá uma cruz em estilo espanhol, Cruz de Caravaca ou, então, Cruz Missioneira. É uma cruz com dois braços paralelos, um menor e outro maior. É um símbolo missioneiro, um símbolo das Missões do Rio Grande, símbolo dos Sete Povos, e com altíssimo valor cultural para nós gaúchos.

            Informa-me o Prefeito Rossano Gonçalves que a Srª Sílvia Assis Brasil já se prontificou em oferecer uma área, a 100 metros do local onde estava erigida a cruz, ao lado de um monumento que a Prefeitura construiu - portanto, inclusive, em situação mais protegida -, para que a reverência a Sepé Tiaraju continue sendo feita não apenas por nós gaúchos, mas por todo o Brasil.

            Quero agradecer a presteza da Prefeitura de São Gabriel, que rapidamente nos procurou para prestar essa informação. Vejam só a importância do serviço que a TV Senado proporciona. Na medida em que houve essa cobrança, comuniquei-me com a Prefeitura de São Gabriel, e o Prefeito Rossano rapidamente procurou esclarecer e dar uma solução para essa questão, que tem altíssimo valor histórico e também cultural, Senador Eduardo Suplicy.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2009 - Página 17284