Pronunciamento de Magno Malta em 21/05/2009
Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Importância das medidas de segurança adotadas pela Secretaria de Justiça e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo.
- Autor
- Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Importância das medidas de segurança adotadas pela Secretaria de Justiça e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2009 - Página 18787
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SECRETARIO DE ESTADO, JUSTIÇA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), SENADO.
- COMENTARIO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ELOGIO, GESTÃO, SECRETARIO DE ESTADO, JUSTIÇA, SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), EFICACIA, INVESTIMENTO, MELHORIA, PRESIDIO, REGIÃO.
- IMPORTANCIA, LEGISLAÇÃO, APROVAÇÃO, SENADO, CRIAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, FISCALIZAÇÃO, PRESO, GARANTIA, OPORTUNIDADE, SAIDA, PRESIDIO, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não vou pedir inscrição nem para comunicação nem para falar em nome do meu Partido. Mas, rapidamente, eu queria fazer uma comunicação e registrar para a Mesa a presença do Secretário de Justiça do meu Estado, Dr. Angelo Roncalli, que veio a Brasília, Senador Raupp.
V. Exª acompanhou meu pronunciamento sobre o disparate do Dr. Salomão - que de Salomão não tem nada, porque Salomão era um homem sábio -, que pediu intervenção no meu Estado, sem ter coragem de ter pedido no Rio, não sei com que interesse. Não sei se ele quer ser Governador no lugar do Governador do Estado ou se tem alguém para indicar num Estado bem gestado.
Mas é importante registrar, Sr. Presidente, que o Ministro Tarso Genro esteve no meu Estado e disse que é um exemplo a ser copiado pelos investimentos e por seguir - olhe bem - a cartilha do Ministério da Justiça nos seus interesses. O Estado investiu quase R$180 milhões contra R$22 milhões do Governo Federal. E esse rapaz disse que está jogando dinheiro fora.
A herança do problema prisional do meu Estado é crônica, velha, como o é no seu Estado - em todos os Estados - por descasos dos governos federais e muitos governos estaduais ao longo da vida. São problemas resolvíveis, e o Estado está investindo, e investindo muito.
Mas o bom é que, neste momento, o Ministro Tarso Genro, que parece que está mais próximo do Salomão da Bíblia do que o Salomão dele, está na Agência Brasil, com sua palavra, elogiando o Estado do Espírito Santo, elogiando a gestão e o comportamento da Secretaria de Justiça, do Dr. Angelo Roncalli, que aqui está, e o Secretário de Segurança Pública, Dr. Rodney, pois o Estado está investindo em novos presídios.
E aí, Senador Raupp, o mais importante não são os novos presídios, mas a lei que nós votamos nesta Casa criando o rastreamento eletrônico, que vai tirar o preso ocasional de dentro dos presídios, de perto do preso de mente criminosa e dar a ele oportunidade de sobreviver na sociedade, de estar dentro de casa, de estar na escola, de pagar sua pena, por ser preso de crime ocasional, com rastreador eletrônico.
De maneira que eu registro a presença do Dr. Angelo Roncalli, agradeço a V. Exª, agradeço a benevolência comigo e com o meu Estado. E quero dizer ao Estado que, na Agência Brasil, quem quiser pode acessar, tem a palavra do Ministro Tarso Genro, falando da responsabilidade do Estado nesse novo programa do Governo Federal, que trata com dignidade e seriedade e investe dentro do processo e do projeto prisional do Estado do Espírito Santo. E não cabe esse espalhafato desnecessário do Dr. Salomão.
Dizem que ele vai ao meu Estado segunda-feira, ele é muito corajoso, e eu quero estar lá também para eu poder ficar olhando nos olhos dele, para, no final, eu saber dele, e a imprensa deve perguntar a ele, quem ele vai indicar para o lugar do Governador Paulo Hartung, com o pedido de intervenção dele.
Obrigado, Srª Presidente.