Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indagação sobre a leitura de requerimentos de pesar pelas vítimas do acidente aéreo. Considerações sobre manifestação realizada pelo Greenpeace com relação à floresta amazônica.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL. MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Indagação sobre a leitura de requerimentos de pesar pelas vítimas do acidente aéreo. Considerações sobre manifestação realizada pelo Greenpeace com relação à floresta amazônica.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21242
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL. MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, REQUERIMENTO, HOMENAGEM POSTUMA, PASSAGEIRO, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, REGISTRO, APOIO, ORADOR, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, DIRETOR, FILME DOCUMENTARIO, OBRA LITERARIA, CLARICE LISPECTOR, ESCRITOR, RECEBIMENTO, APOIO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB), COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL.
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ROSEANA SARNEY, EX SENADOR, TRATAMENTO, DOENÇA.
  • REGISTRO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PROXIMIDADE, SENADO, INICIATIVA, ENTIDADE, DEFESA, MEIO AMBIENTE, CONCLAMAÇÃO, ATENÇÃO, SITUAÇÃO, CRITICA, ATUAÇÃO, KATIA ABREU, SENADOR, INCENTIVO, DESMATAMENTO.
  • SUGESTÃO, KATIA ABREU, SENADOR, REALIZAÇÃO, DIALOGO, ENTIDADE, DEFESA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, INCENTIVO, ATIVIDADE ECONOMICA, RESPEITO, REGIÃO AMAZONICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente em exercício, Senador Marconi Perillo, que é o 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora, primeiro, eu gostaria de perguntar se foram lidos os requerimentos de pesar, pelas vítimas do desastre aéreo, que foram apresentados hoje à Mesa, salvo engano de iniciativa do Senadores Romeu Tuma e de outros Senadores. Inclusive, eu os assinei. Eu gostaria, Sr. Presidente, de externar meus sentimentos de solidariedade e de pesar a todas as famílias do Brasil, da França e de outros países que foram objeto dessa tragédia, que muito preocupou o Presidente Lula; o Vice-Presidente, José Alencar; e o Presidente Sarkozy. Gostaria que, se possível, fossem colocados na Ordem do Dia ou em momento adequado esses requerimentos, assinados por inúmeros Srs. Senadores.

Sr. Presidente, eu gostaria de aqui registrar a presença entre nós da cineasta Nicole Algranti, que realizou o filme “De Corpo Inteiro”, um documentário de excepcional qualidade, feito com base no livro de Clarice Lispector, em que ela entrevistou personalidades como Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Rubem Braga, Jorge Amado, Carybé, Ferreira Gullar, Tônia Carrero, João Saldanha, Oscar Niemeyer, Elke Maravilha, Maria Bonomi e Hélio Pellegrino. Esse filme, inclusive, recebeu o apoio da Eletrobrás, do Banco do Nordeste e, agora, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o que fez que com ela pudesse completar seu trabalho, que está sendo considerado de muito boa qualidade.

Ela, inclusive, agora, quer realizar um filme sobre as fronteiras da Amazônia. E, com relação a isso, Sr. Presidente, peço atenção para o fato de que estou tentando telefonar para a Senadora Kátia Abreu, para com S. Exª me encontrar pessoalmente.

É possível que V. Exª, Senador Marconi Perillo, tendo em conta que o Presidente José Sarney se encontra em companhia de sua filha, a Senadora e Governadora Roseana Sarney... Espero que tudo corra muito bem no tratamento, na cirurgia a que S. Exª se submeterá. Como pai, ele a acompanha.

Nesta tarde, Sr. Presidente, alguns membros do Greenpeace fizeram um alerta, uma manifestação livre com respeito à floresta amazônica. Uma moça chamada Maria Cláudia se encontra neste instante junto com seus companheiros de manifestação, prestando depoimento naquela sala que foi destinada para eventualmente deter pessoas. Fui até lá e quero esclarecer que o Dr. Pedro, Diretor de Segurança, informou-me que eles não estão detidos, que estão apenas prestando depoimento.

A manifestação consistiu, Sr. Presidente, no fato de que alguns dos manifestantes - eram dois ou três - estavam segurando uma serra elétrica de brinquedo e um machado de brinquedo. Havia uma moça muito bonita, chamada Maria Cláudia, que, no rosto, estava com uma máscara da Senadora Kátia Abreu e com uma faixa de Miss Desmatamento. É claro, prezado Presidente Marconi Perillo, que, aqui, já fui objeto de críticas por parte de brasileiros e de brasileiras. Compreendo que se queira sempre, sobretudo, preservar a figura, a pessoa de cada Senador e de cada Senadora. Sempre tenho tido o maior respeito com cada Senador e com cada Senadora, em especial, com a própria Senadora Kátia Abreu, que, por sua assertividade e combatividade em defesa dos seus pontos de vista, muitas vezes, gera polêmicas interessantes.

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Conclua, por favor, Senador.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Vou concluir, Sr. Presidente.

Quero até fazer um apelo à Senadora Kátia Abreu, que se encontra nas dependências do Senado - queria fazê-lo pessoalmente -, para que S. Exª compreenda a livre manifestação de pensamento.

Explicou-me o Diretor de Segurança que as pessoas acabaram sendo levadas para lá por que teriam desobedecido à ordem do responsável pela segurança, que disse que não poderia haver aqui aquele tipo de manifestação, que, na concepção dos seguranças, ofenderia a Senadora Kátia Abreu.

Avalio que esse é um episódio que pode ser tratado com bom senso. Eu até iria sugerir à Senadora Kátia Abreu que dialogasse com esses manifestantes, que explicasse o ponto de vista que muitas vezes defende aqui, quando diz que não está querendo qualquer mal à floresta amazônica, que o que quer é a produção de bens agrícolas, preservando, ao mesmo tempo, o meio ambiente. Então, que isso possa ser objeto do diálogo entre os membros da manifestação do Greenpeace. Inclusive, o Sr. Paulo Adário, que é um dos membros da direção da coordenação do Greenpeace, aqui se encontra.

A Senadora Marina Silva, inclusive, fez um apelo a mim. Estive lá e dialoguei com eles.

Peço ao Presidente em exercício, Senador Marconi Perillo, que instrua a segurança, para logo apaziguar os ânimos nesse episódio.

O Greenpeace é conhecido por manifestações de desobediência civil, mas sempre seguindo a recomendação de Mahatma Gandhi e de Martin Luther King Jr. de nunca realizar ofensas pessoais, de nunca realizar qualquer ação que possa significar violência.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/4/244:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2009 - Página 21242