Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o relatório das atividades de 2008 da Fundação dos Economiários Federais - Funcef.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA NACIONAL.:
  • Considerações sobre o relatório das atividades de 2008 da Fundação dos Economiários Federais - Funcef.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2009 - Página 21929
Assunto
Outros > ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, FUNDAÇÃO, FUNCIONARIOS, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), ENTIDADE, PREVIDENCIA PRIVADA, ADMINISTRAÇÃO, SUPERIORIDADE, FUNDOS, PENSÕES, ELOGIO, BALANÇO, AMPLIAÇÃO, RENDIMENTO, COMPARAÇÃO, MEDIA, PAIS, GARANTIA, PAGAMENTO, VALORES, APOSENTADORIA, PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, CRESCIMENTO, NUMERO, ASSOCIADO, DEMONSTRAÇÃO, CONFIANÇA, GESTÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi com enorme alegria que recebi o relatório das atividades de 2008 da Funcef - Fundação dos Economiários Federais -, terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Entidade de previdência privada, criada em 1977, tem o objetivo de administrar o plano de previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal, cujo patrimônio, atualmente, supera os 32 bilhões de reais e conta com mais de 90 mil associados.

Pois bem, esse relatório tem especial importância na medida em que 2008, como é de conhecimento geral, foi o ano mais conturbado em quase setenta anos, sob o ponto de vista financeiro.

Apesar dos pesares, leio com satisfação, mas não com espanto, que a Funcef conseguiu encerrar esse ano turbulento com rentabilidade de 1,7%, acima da média do setor no Brasil, que teve de enfrentar rentabilidade negativa de 1,3%. O destaque do Fundo foi sua carteira imobiliária, com a significativa rentabilidade de 25,2%. Nesse segmento, como observa o relatório, a rentabilidade tem sido superior à média do setor desde 2004.

Além disso, é obrigatório assinalar que a rentabilidade acumulada nos últimos anos pela Funcef foi de 186%, contra uma meta estabelecida de 99%.

Tudo isso tem resultado em manutenção dos valores pagos a título de aposentadoria, bem como garante o pagamento das obrigações administrativas do Fundo.

Além disso, no ano de 2008, a Funcef conquistou a adesão de mais 9 mil novos associados; um recorde. Em cinco anos, de 2003 a 2008 foram quase 30 mil novos associados, o que demonstra de forma cabal e inequívoca a confiança dos funcionários da Caixa no Fundo.

É importante ressaltar, pois, que essa imensidão de recursos tem sido gerida com cuidado, atenção e discernimento. Mas só isso não basta e a Funcef tem se esmerado de maneira brilhante em cumprir a outra parte de sua missão: a transparência de suas ações e a prestação de suas contas.

Neste ano de dificuldades e incertezas, a Funcef conseguiu cumprir à risca sua missão de administrar, com excelência, planos de previdência complementar para promover a qualidade de vida dos participantes e contribuir para o desenvolvimento do País.

Dessa forma, tem cumprido de maneira exemplar sua visão de ser reconhecida pelo alto grau de satisfação dos integrantes dos planos de benefícios, baseada na transparência, na ética, na democracia, na equidade e no profissionalismo.

Meus parabéns à Funcef pelo relatório, pelas informações claras e precisas e, sobretudo, por ser um exemplo para todas as outras entidades de previdência complementar do Brasil.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado!


Modelo1 5/3/249:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2009 - Página 21929