Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso dos 90 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso dos 90 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2009 - Página 22163
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CLUBE, ENGENHARIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PARTICIPAÇÃO, ENGENHEIRO, ARQUITETO, AGRONOMO, QUIMICO, GEOLOGO, GEOGRAFO, IMPORTANCIA, DEBATE, INTERESSE NACIONAL, POLITICA, ESPECIFICAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), INDEPENDENCIA, ENERGIA, RELEVANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Paulo Paim, que agora passa a presidência ao nobre Senador Mão Santa, venho à tribuna neste fim de tarde da quinta-feira para fazer o registro de evento ocorrido em Pernambuco de significativa relevância.

Sabemos que o Brasil é um país jovem, mas, sobretudo um país dos jovens. Em 2022, vamos celebrar o bicentenário da nossa Independência. Por aí se vê que ainda somos um país que nem sequer tem duzentos anos de vida independente.

            E a passagem desse evento de grande significação, que é o nosso bicentenário, faz-nos refletir um pouco sobre o passado e ajuda a iluminar o futuro, voltando com aquela opinião de Carlo Levy, que dizia que, para prever o futuro, é necessário olhar o passado.

Um outro pensador, João Loureiro, português que viveu no Brasil no começo do século XIX, dizia sempre que as pessoas só veem o dia, no máximo os meses, raríssimas os anos e pouquíssimas pensam no século.

           Faço essas considerações para dizer, Sr. Presidente, que, na segunda-feira passada, o Clube de Engenharia de Pernambuco completou 90 anos de existência. Não deixa de ser uma efeméride, palavra, aliás, que tem poucos sinônimos. Há quem diga que...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Marco Maciel, peço permissão...

O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE) - Pois não.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - (...) para prorrogar a sessão por mais uma hora para que todos os presentes possam usar da palavra.

O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE) - Como eu dizia, efeméride é uma palavra que tem poucos sinônimos. Há quem possa usar como sinônimo a palavra anáfora, mas não há um nome melhor do que efeméride.

Então, eu diria que a passagem dos 90 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco tem para nós pernambucanos uma significação muito grande. Primeiro, porque é o segundo Clube de Engenharia de todo o País. Só o Rio de Janeiro criara antes o Clube de Engenharia com a mesma característica do Clube de Engenharia de Pernambuco.

            O Clube de Engenharia de Pernambuco congrega, além de engenheiros, obviamente, arquitetos, agrônomos, químicos, geólogos, geógrafos, agrimensores, e exercita também um grande trabalho de cidadania cívica, porque naquela agremiação as grandes questões nacionais sempre foram discutidas - fortalecimento da Petrobras, a luta pela nossa independência energética, mas também a luta para que consigamos explorar de forma adequada nossos recursos, inclusive os minerais. Não foi por outra razão, senão por essas que já apresentei, que o Clube de Engenharia de Pernambuco se converteu num grande fórum político também. Ainda que não tenha um viés de caráter partidário, é uma instituição de papel político na sociedade pernambucana.

Muitos dos eventos do Clube de Engenharia são compartidos com outras instituições da sociedade pernambucana. E através desse trabalho, o Clube de Engenharia revelou grandes especialistas em questões brasileiras, além de abrigar em seus quadros associados que foram reconhecidos pela história como grandes construtores do processo de desenvolvimento de Pernambuco e, por que não dizer, do Nordeste.

Atualmente, o Clube de Engenharia de Pernambuco é presidido pelo Engenheiro Alexandre Santos, que, além de engenheiro e planejador, é também escritor. Seu antecessor foi um engenheiro também de grande reconhecimento pela sociedade pernambucana, o Engenheiro Marcos Maciel.

A seguir à cerimônia em que foi celebrada a passagem dos 90 anos de existência do Clube de Engenharia de Pernambuco, ocorreu um simpósio que durou até o dia de hoje, durante o qual, questões de interesse do Nordeste e do Brasil foram suscitadas e discutidas.

Dois discursos, a meu ver, merecem reconhecimento, entre muitos que foram pronunciados na ocasião. Um, obviamente, de autoria do próprio Presidente do Clube de Engenharia, o engenheiro Alexandre Santos, a quem já me referi, e o outro proferido pelo engenheiro Maurício Renato Pina Moreira, orador na abertura do Seminário 90 Anos de Engenharia no Brasil, comemorativo do 90º aniversário do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Não vou ler os textos dos discursos, mas gostaria de salientar que o Professor Roldão Gomes Torres, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, instituição nascida em 1905, em seu livro Nos Degraus da Rua do Hospício - Crônicas da Escola de Engenharia de Pernambuco, destacou que o Clube de Engenharia de Pernambuco:

...passou a ser uma extensão da Escola para discutir a participação dos engenheiros nos movimentos sociais do País e do mundo, sendo talvez uma consolidação da alma política da Escola, voltada para evitar o alheamento dos engenheiros no tocante às injustiças sociais e para possibilitar a influência dos destinos da Nação.

O Clube de Engenharia de Pernambuco como já tive oportunidade de afirmar, é o segundo clube de engenharia mais antigo do País, suplantado apenas pelo do Rio de Janeiro. No entanto, o Clube de Engenharia de Pernambuco foi a primeira entidade de classe a congregar profissionais de todos os ramos da engenharia. É ainda uma sociedade civil, considerada instituição de utilidade pública e exerce o papel de estudar questões técnicas, econômicas e sociais do interesse público, de debater e apoiar projetos que visem ao desenvolvimento do Estado e do País, de lutar pelos interesses profissionais de seus membros, pelo progresso da Engenharia e de áreas semelhantes, enfim, de promover e difundir o conhecimento através de palestras, reuniões, conferências, seminários e atividades classistas.

Não lerei a relação completa daqueles que engrandeceram a Engenharia de Pernambuco. São nomes muitos dos quais com projeção nacional, e muitos deles, com algum reconhecimento no exterior.

Sr. Presidente, desejo solicitar que ao meu discurso sejam apensadas as palavras então proferidas pelo Engenheiro Maurício Renato Pina Moreira e pelo Professor e Presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Campos.

            São documentos que não podem deixar de merecer um registro no Senado Federal, sobretudo pelo trabalho que o Clube de Engenharia realiza em Pernambuco com reverberação em todo o Nordeste do Brasil, mesmo porque as atividades do Clube de Engenharia, muitas vezes se processam juntamente com outras instituições voltadas para o desenvolvimento da Região, entre elas poderia mencionar a Sudene, o Dnocs, o Instituto DNOS, o Banco do Nordeste e tantas outras instituições que trabalham pelo progresso e bem-estar da Região.

Sr. Presidente, concluo minhas palavras, registrando a passagem desse evento de grande significação para a vida de Pernambuco, almejando que o Clube de Engenharia continue em sua carreira vitoriosa, oferecendo a Pernambuco e ao Nordeste subsídios importantes para o desenvolvimento de nossa Região e, porque não dizer, para o desenvolvimento integrado do nosso País.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCO MACIEL EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

            *********************************************************************************

Matérias referidas:

- Discurso proferido no dia 1º de junho de 2009 pelo Engenheiro Maurício Renato Pina Moreira, por ocasião da abertura do seminário “90 aos de engenharia no Brasil”, comemorativo do nonagésimo aniversário do Clube de Engenharia de Pernambuco; e

- “Os 90 anos”.


Modelo1 5/19/242:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2009 - Página 22163