Questão de Ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pede esclarecimentos sobre por que, na sessão de ontem, foi representado e lido na mesma hora o requerimento de representação da CPI das ONGs e o mesmo não foi feito com o seu pedido da CPI do DNIT.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Pede esclarecimentos sobre por que, na sessão de ontem, foi representado e lido na mesma hora o requerimento de representação da CPI das ONGs e o mesmo não foi feito com o seu pedido da CPI do DNIT.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2009 - Página 20552
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, ANTERIORIDADE, LEITURA, REQUERIMENTO, RENOVAÇÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), RECUSA, PRESIDENCIA, SESSÃO, INCLUSÃO, PEDIDO, COMISSÃO DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), ALEGAÇÕES, EXIGENCIA, ORDEM DO DIA.
  • EXPECTATIVA, LEITURA, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), CONFIANÇA, PROVIDENCIA, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria fazer um questionamento. Não sei se V. Exª vai poder me responder, mas, como a Secretária Cláudia está presente, ela pode auxiliar V. Exª.

            Ontem, eu li a CPI do Dnit. O Presidente que tocava a sessão, Senador Mão Santa, disse a mim que não podia ler a CPI porque ela tinha de constar da Ordem do Dia de hoje. Eu me submeti a esperar, pois - é lógico - tenho de confiar nas informações da Mesa. Contudo, no final do Expediente de ontem, quando eu já havia saído deste plenário - assisti ao resto da sessão no meu gabinete, com a televisão sintonizada na TV Senado -, vi um Senador reapresentar a CPI das ONGs, e esta, na mesma hora, foi lida; no mesmo momento, sem constar da Ordem do Dia, a CPI foi lida.

            Então, quero saber da Mesa por que a CPI das ONGs pode ser lida no mesmo dia e a CPI do Dnit não pode ser lida no mesmo dia. E quero que a Mesa me confirme se vai ser lida a CPI pelo menos hoje. Eu não vou aturar nem permitir... Tenho certeza de que isso não irá acontecer, porque o Presidente Sarney já mostrou a mim que não fará isso, pela própria responsabilidade que tem com esta Casa - e, quando cobrei, imediatamente mandou ler a CPI do Dnit. Eu quero saber o seguinte: por que a CPI das ONGs foi lida no mesmo dia e a CPI do Dnit não foi lida? E quero saber se a CPI do DNIT, finalmente, vai ser lida hoje, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2009 - Página 20552