Questão de Ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa de acordo para a rápida suspensão da greve de fome de suplente do vereador Aroldo, do município de Itiúba na Bahia. Solicita à Mesa que coloque na Ordem do Dia a leitura do requerimento da CPI do Dnit.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Expectativa de acordo para a rápida suspensão da greve de fome de suplente do vereador Aroldo, do município de Itiúba na Bahia. Solicita à Mesa que coloque na Ordem do Dia a leitura do requerimento da CPI do Dnit.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2009 - Página 20563
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • COMENTARIO, GREVE, FOME, SUPLENTE, VEREADOR, MUNICIPIO, ITIUBA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), SOLICITAÇÃO, INTERFERENCIA, AUDIENCIA, PRESIDENTE, SENADO, ACORDO, DEFINIÇÃO, DATA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REPRESENTAÇÃO POLITICA, CAMARA MUNICIPAL.
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT).

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) -- Serei breve, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente, estamos aqui com Sr. Aroldo, Vereador que está fazendo uma greve de fome. Sr. Presidente, greve de fome traz sequelas. V. Exª pode perceber que o nobre Vereador já está pálido, com a força física já abalada. Só quem passou por isso sabe avaliar o quanto dói. É difícil vermos um ser humano nessa condição sem tomar iniciativa. Sei que V. Exª é tão sensível quanto todos nós.

            O nobre Vereador mora na Bahia, tem três filhos. Como deve estar a família dele neste momento? São crianças que devem sentir saudade do pai, percebendo, neste momento, que o pai não está comendo e está sofrendo. Toda pessoa que passa por uma greve de fome tem uma sequela intestinal.

            Faça um favor: peça ao Presidente Sarney que o atenda, que converse com ele, que faça um acordo, para que eles voltem aqui em determinado dia e para que se vote o que eles desejam. Nada custa proporcionar esse encontro entre o Vereador e o Presidente Sarney, para que ele possa interromper essa sofrida greve de fome.

            Deixo ao seu critério. Vou viajar para meu Estado neste momento e deixo essa questão à consideração de V. Exª. Estou fazendo isso por que sei do coração de V. Exª. Foi V. Exª que, ontem, leu sobre o início dessa greve de fome. Há 24 horas, ele está nessa situação. E nós, logicamente, não queremos que isso perdure e continue por mais 24 horas, porque é muito doloroso, Sr. Presidente. Então, essa é a primeira questão de ordem que levanto.

            A segunda questão de ordem, Sr. Presidente, refere-se ao fato de que, ontem, dei entrada à CPI do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e V. Exª ficou incumbido de colocá-la na Ordem do Dia de hoje. Então, quero pedir a V. Exª que coloque na Ordem do Dia a leitura da CPI do Dnit, à qual demos entrada ontem, Sr. Presidente.

            São essas as duas considerações que eu queria fazer. Mais importante para mim do que ler o requerimento referente a essa CPI é marcar o encontro desse senhor, desse jovem, com o Presidente Sarney, para que a greve de fome dele seja interrompida. Não tenho dúvida de que o Presidente Sarney, por sua experiência e por sua capacidade, saberá dialogar com o Vereador e chegar a um entendimento.

            Então, volto a repetir: mais importante do que a assinatura desse requerimento de CPI é resolver o problema desse rapaz que sofre com a greve de fome.

            Muito obrigado, Senador Mão Santa, Presidente desta sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2009 - Página 20563