Pronunciamento de Aloizio Mercadante em 10/06/2009
Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Importância do debate acerca do blog da Petrobras.
- Autor
- Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- Importância do debate acerca do blog da Petrobras.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/06/2009 - Página 23286
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- REGISTRO, INICIATIVA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CRIAÇÃO, INSTRUMENTO, INTERNET, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DEFESA, EMPRESA, DIVERSIDADE, DENUNCIA, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, JORNALISTA.
- SOLIDARIEDADE, RECLAMAÇÃO, JORNALISTA, PREJUIZO, TRABALHO, IMPRENSA, ANTECIPAÇÃO, INTERNET, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), COMENTARIO, ENCONTRO, ORADOR, DIRETOR, PERIODICO, JORNAL, OCORRENCIA, DEBATE, CAMARA DOS DEPUTADOS.
- LEITURA, TRECHO, NOTA OFICIAL, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONTINUAÇÃO, UTILIZAÇÃO, INTERNET, INSTRUMENTO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DADOS, POSIÇÃO, REFERENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ATENDIMENTO, RECLAMAÇÃO, JORNALISTA, ALTERAÇÃO, PRAZO, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, POSTERIORIDADE, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, ELOGIO, ORADOR, PROVIDENCIA, GARANTIA, LIBERDADE DE IMPRENSA, DEMOCRACIA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, todos acompanharam, ao longo desta semana, a importância de um debate acerca do blog da Petrobras.
A Petrobras criou um instrumento de comunicação com a sociedade. Ela o entende indispensável para a defesa da empresa e para que haja transparência entre o relacionamento da empresa com a sociedade e o relacionamento da empresa com a própria imprensa; ou seja, da Petrobras com a imprensa.
Nesse blog a Petrobras vinha dando publicidade antecipada às perguntas que os jornalistas encaminhavam à empresa, bem como as respostas que ela estava dando às perguntas que lhe eram feitas.
Houve um questionamento que me parece procedente. O questionamento de que isso prejudicaria o trabalho jornalístico daqueles profissionais que estavam apurando uma determinada matéria. Ou seja, havia um questionamento prévio, uma pergunta, eles estavam dando a oportunidade de a empresa responder. Poderiam incorporar, parcialmente ou não, ou integralmente, a resposta da empresa, mas eles alegavam que essa atitude prejudicaria a natureza do trabalho jornalístico.
Eu, particularmente, acho que eles tinham razão. Entrei em contato com o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e expus os argumentos. Inclusive porque no jantar que tivemos na segunda-feira à noite estavam todos os diretores da imprensa brasileira: Paulo Moreira Leite, da Época; Eurípedes, da Veja, e o Presidente da Editora Abril. Estavam lá William Waack, Miriam Leitão, Ricardo Gandur, João Bosco, de O Estado de S.Paulo, Melquíades, da Folha, Silvia Faria, de O Globo. Todos conversaram sobre esse assunto. Inclusive, depois, em uma audiência pública, ontem, na Câmara, esse tema voltou a ser debatido.
Eu quero felicitar o blog e o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, por ter incorporado essas ponderações feitas pela imprensa. E fez uma inflexão importante no blog. Ele diz: “As manifestações que temos recebido...”.
Vou ler. São poucas linhas:
“O blog Fatos e Dados tem recebido o explícito apoio de milhares de internautas [são centenas de milhares de internautas], jornalistas e entidades como ABI, OAB, entre outras, o que demonstra o acerto da decisão da Petrobras de manter um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e esclarecimentos solicitados pela imprensa.
As manifestações que temos recebido nos motivam ainda mais. Por isso, reafirmamos que continuaremos a dar transparência do relacionamento da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas. Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista.
Acompanhe e participe deste espaço de diálogo através dos seus comentários, que tentaremos liberar e eventualmente responder com mais agilidade. Mais do que da Petrobras, esse blog é de todos nós.”
Portanto, com esse encaminhamento, ela preserva o trabalho jornalístico, respeita o trabalho e a reserva do trabalho jornalístico e, com isso, eu diria, há um respeito à imprensa, à liberdade de imprensa, inquestionável. Como há liberdade de imprensa, há também o direito de a Petrobras publicar suas opiniões sobre aquilo que for publicado sobre ela e dar esclarecimentos sobre as perguntas e tudo o que ela respondeu previamente, para que o cidadão possa livremente avaliar a qualidade da matéria, o respeito às informações, a veracidade dos fatos.
Portanto, com essa atitude, com essa inflexão, ela preserva o que estava sendo ponderado pela imprensa brasileira e, mais uma vez, mostra que é uma empresa que é orgulho do Brasil, que sabe ouvir, que sabe dialogar.
Quero parabenizar a Petrobras, a diretoria, especialmente seu Presidente, José Sergio Gabrielli, por essa decisão, que só engrandece a empresa e o esforço de fortalecimento de um blog, que é muito importante para o diálogo democrático no Brasil.
Muito obrigado.
Modelo1 12/12/257:40