Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Importância do debate acerca do blog da Petrobras.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Importância do debate acerca do blog da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2009 - Página 23286
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REGISTRO, INICIATIVA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CRIAÇÃO, INSTRUMENTO, INTERNET, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DEFESA, EMPRESA, DIVERSIDADE, DENUNCIA, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, JORNALISTA.
  • SOLIDARIEDADE, RECLAMAÇÃO, JORNALISTA, PREJUIZO, TRABALHO, IMPRENSA, ANTECIPAÇÃO, INTERNET, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), COMENTARIO, ENCONTRO, ORADOR, DIRETOR, PERIODICO, JORNAL, OCORRENCIA, DEBATE, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • LEITURA, TRECHO, NOTA OFICIAL, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONTINUAÇÃO, UTILIZAÇÃO, INTERNET, INSTRUMENTO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DADOS, POSIÇÃO, REFERENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ATENDIMENTO, RECLAMAÇÃO, JORNALISTA, ALTERAÇÃO, PRAZO, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, POSTERIORIDADE, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, ELOGIO, ORADOR, PROVIDENCIA, GARANTIA, LIBERDADE DE IMPRENSA, DEMOCRACIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, todos acompanharam, ao longo desta semana, a importância de um debate acerca do blog da Petrobras.

A Petrobras criou um instrumento de comunicação com a sociedade. Ela o entende indispensável para a defesa da empresa e para que haja transparência entre o relacionamento da empresa com a sociedade e o relacionamento da empresa com a própria imprensa; ou seja, da Petrobras com a imprensa.

Nesse blog a Petrobras vinha dando publicidade antecipada às perguntas que os jornalistas encaminhavam à empresa, bem como as respostas que ela estava dando às perguntas que lhe eram feitas.

Houve um questionamento que me parece procedente. O questionamento de que isso prejudicaria o trabalho jornalístico daqueles profissionais que estavam apurando uma determinada matéria. Ou seja, havia um questionamento prévio, uma pergunta, eles estavam dando a oportunidade de a empresa responder. Poderiam incorporar, parcialmente ou não, ou integralmente, a resposta da empresa, mas eles alegavam que essa atitude prejudicaria a natureza do trabalho jornalístico.

Eu, particularmente, acho que eles tinham razão. Entrei em contato com o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e expus os argumentos. Inclusive porque no jantar que tivemos na segunda-feira à noite estavam todos os diretores da imprensa brasileira: Paulo Moreira Leite, da Época; Eurípedes, da Veja, e o Presidente da Editora Abril. Estavam lá William Waack, Miriam Leitão, Ricardo Gandur, João Bosco, de O Estado de S.Paulo, Melquíades, da Folha, Silvia Faria, de O Globo. Todos conversaram sobre esse assunto. Inclusive, depois, em uma audiência pública, ontem, na Câmara, esse tema voltou a ser debatido.

Eu quero felicitar o blog e o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, por ter incorporado essas ponderações feitas pela imprensa. E fez uma inflexão importante no blog. Ele diz: “As manifestações que temos recebido...”.

Vou ler. São poucas linhas:

         “O blog Fatos e Dados tem recebido o explícito apoio de milhares de internautas [são centenas de milhares de internautas], jornalistas e entidades como ABI, OAB, entre outras, o que demonstra o acerto da decisão da Petrobras de manter um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e esclarecimentos solicitados pela imprensa.

As manifestações que temos recebido nos motivam ainda mais. Por isso, reafirmamos que continuaremos a dar transparência do relacionamento  da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas. Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista.

Acompanhe e participe deste espaço de diálogo através dos seus comentários, que tentaremos liberar e eventualmente responder com mais agilidade.  Mais do que da Petrobras, esse blog é de todos nós.” 

         Portanto, com esse encaminhamento, ela preserva o trabalho jornalístico, respeita o trabalho e a reserva do trabalho jornalístico e, com isso, eu diria, há um respeito à imprensa, à liberdade de imprensa, inquestionável. Como há liberdade de imprensa, há também o direito de a Petrobras publicar suas opiniões sobre aquilo que for publicado sobre ela e dar esclarecimentos sobre as perguntas e tudo o que ela respondeu previamente, para que o cidadão possa livremente avaliar a qualidade da matéria, o respeito às informações, a veracidade dos fatos.

Portanto, com essa atitude, com essa inflexão, ela preserva o que estava sendo ponderado pela imprensa brasileira e, mais uma vez, mostra que é uma empresa que é orgulho do Brasil, que sabe ouvir, que sabe dialogar.

Quero parabenizar a Petrobras, a diretoria, especialmente seu Presidente, José Sergio Gabrielli, por essa decisão, que só engrandece a empresa e o esforço de fortalecimento de um blog, que é muito importante para o diálogo democrático no Brasil.

Muito obrigado.


Modelo1 5/19/244:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2009 - Página 23286