Pronunciamento de José Agripino em 02/06/2009
Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registra a urgência de uma manifestação dos líderes da base do governo, para eleger o presidente e o novo relator da CPI da Petrobrás.
- Autor
- José Agripino (DEM - Democratas/RN)
- Nome completo: José Agripino Maia
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.
SENADO.:
- Registra a urgência de uma manifestação dos líderes da base do governo, para eleger o presidente e o novo relator da CPI da Petrobrás.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21211
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES. SENADO.
- Indexação
-
- CRITICA, PRONUNCIAMENTO, IDELI SALVATTI, SENADOR, ANTECIPAÇÃO, RESULTADO, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, QUESTIONAMENTO, ORADOR, AUSENCIA, CONGRESSISTA, REUNIÃO, GARANTIA, QUORUM, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
- REGISTRO, URGENCIA, MANIFESTAÇÃO, LIDERANÇA, GOVERNO, REALIZAÇÃO, ELEIÇÕES, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu estava ouvindo aqui com muita atenção o pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti, que é membro titular da CPI da Petrobras. E queria lembrar a S. Exª que as pesquisas que ela está lendo referem-se a uma eleição que vai acontecer somente em outubro do próximo ano. Muita coisa vai acontecer daqui até lá, inclusive as investigações que o Congresso tem a obrigação de fazer sobre as denúncias que foram feitas a operações praticadas pela Petrobras.
S. Exª é membro titular da CPI da Petrobras, como são membros titulares o Senador ACM Júnior, o Senador Sérgio Guerra, o Senador Alvaro Dias, todos presentes, e que até há pouco tempo estavam no recinto da CPI, presidida pelo Senador Paulo Duque, que, presente, depois de 10 ou 15 minutos na Mesa dos trabalhos, presidindo, como mais velho, declarou encerrada a reunião preparatória e, sem dar explicação maior, ausentou-se do plenário.
O que eu gostaria é de, em meu nome - e, evidentemente, o Senador Sérgio Guerra, que aqui se faz presente e é Presidente do PSDB, vai manifestar a sua opinião -, dizer que nós estamos prontos. O nosso número, que é de três, está presente e deseja a instalação da CPI e vai querer urgente uma manifestação da base do Governo, dos Líderes da base do Governo sobre a hora - não é o dia, o dia tem que ser hoje - da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. A Senadora Ideli Salvatti estava fazendo um pronunciamento em vez de estar lá para garantir o número, o quórum, para que a CPI se instalasse. Eu não entendo as razões de S. Exª estar aqui fazendo uma comunicação que não é nada de inadiável, é adiável. O que é inadiável é a instalação da CPI a qual S. Exª não compareceu.
Nós queremos uma manifestação urgente, antes do início da Ordem do Dia, dos Líderes da base do Governo sobre a nova hora em que os membros da base do Governo vão se apresentar, porque os membros da base de Oposição estão presentes e desejam a instalação para eleger o Presidente e a indicação do Relator para que a CPI da Petrobras comece a trabalhar.
É a palavra que comunico à Casa e a V. Exª.