Fala da Presidência durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica que a resposta à questão de ordem do Senador Arthur Virgílio será encaminhada em dois dias.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Comunica que a resposta à questão de ordem do Senador Arthur Virgílio será encaminhada em dois dias.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2009 - Página 20068
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, IMPOSSIBILIDADE, ORADOR, DECISÃO, ALTERAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, POSSIBILIDADE, ENCAMINHAMENTO, COMISSÃO, REFORMULAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, SEMELHANÇA, REGIMENTO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO.
  • INFORMAÇÃO, PRAZO, RESPOSTA, ASSESSORIA JURIDICA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Arthur Virgílio, em atenção a V. Exª, aos argumentos de V. Exª, que reconheço que em grande parte são destinados à meditação, submeti à parte jurídica da Casa para que estudasse a matéria da Ordem do Dia. Mas já é tradição da Casa seguir essa norma há muito tempo. Então, não me achei e nem me acho no dever de modificá-la, uma vez que ela consta do Regimento Interno. Mas, como estamos com uma Comissão modificando o Regimento Interno, acho que devemos mandar para essa Comissão, que já se encontra na Comissão de Constituição e Justiça, pedindo a ela maior brevidade para a reforma do Regimento, de modo a que possamos unificar o entendimento, que é diferente do Regimento Interno desta Casa e do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

            Esse será o procedimento e acho que atenderá, assim, ao desejo de todos nós, que é o de atualizarmos nosso Regimento, que, em muitas partes, ainda se encontra muito arcaico, como disse V. Exª.

            Assim, mandarei ao Senador Marco Maciel, para que ele examine na Comissão de Reforma do Regimento e que possa incorporar ou não, julgando do mérito da medida proposta pelo Senador Arthur Virgílio.

            Quanto à nova questão de ordem, mandarei a Mesa examinar e mandaremos de novo ao Departamento Jurídico. Peço a V. Exª mais dois dias para que a gente possa responder.

            Infelizmente, como fiz o bilhete a V. Exª, tomei essa liberdade, vou ter que me retirar por um assunto de natureza pessoal, de saúde.

            Muito obrigado a V. Exª.

            Transfiro ao nosso Presidente Mão Santa a condução dos trabalhos do dia de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2009 - Página 20068