Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pela morte do advogado Ronaldo Barata.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pela morte do advogado Ronaldo Barata.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2009 - Página 20153
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADVOGADO, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, BIOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, BUSCA, REGULARIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO FUNDIARIA.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, Srs. Senadores, faleceu no início da manhã desta quarta-feira, em Belém/PA, Ronaldo Barata, nome respeitado no Estado pela trajetória de vida que construiu pautada na ética, na competência e na luta pela defesa intransigente do Estado de direito.

            Foi líder estudantil na década 60, membro do Partido Comunista Brasileiro e cassado pelo regime militar. Advogado militante, dedicou-se às causas trabalhistas, tornando-se a maior autoridade em questões fundiárias. Foi Presidente do PSDB/PA, Diretório Regional do Pará, prestando serviço de relevância ao Partido.

            Ronaldo Barata também se destacou no exercício de cargos e funções públicas.Presidiu a Junta Comercial do Estado do Pará; foi Presidente da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon); Superintendente do Incra/PA, e presidiu o Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

            O Pará deve muito a Ronaldo Barata, especialmente pelo trabalho que desenvolveu no Iterpa, onde procedeu à liberação de um milhão de hectares de terras para os quilombolas e pequenos produtores rurais. Sem recursos financeiros, enfrentou a grave doença que o acometeu, dependendo da ajuda dos amigos para sobreviver e até para a aquisição dos remédios de que necessitava.

            Por essa justificativa, Srª Presidente, requeiro, nos termos dos artigos 218 e 221 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado voto de pesar pelo falecimento do advogado e um dos fundadores do PSDB do Pará, Ronaldo Barata, inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento e apresentação de condolências à família.

            É o que eu tinha a requerer, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2009 - Página 20153