Fala da Presidência durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao grande poeta popular Patativa do Assaré, pelo centenário de seu nascimento.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao grande poeta popular Patativa do Assaré, pelo centenário de seu nascimento.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2009 - Página 21668
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, LIVRO, OBRA ARTISTICA, POETA, ESTADO DO CEARA (CE), AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, PARENTE, IMPORTANCIA, SESSÃO, HOMENAGEM, VALORIZAÇÃO, CULTURA, BRASIL.

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Obrigado a V. Exª.

            Comunico a todos que também se dá como lançado o livro que nós tivemos a honra de ajudar a coordenar, que se chama Patativa do Assaré, um Poeta Universal.

            Os violeiros estão todos ali, prontos para irem ao Interlegis. Vai ter um pega, digamos assim, na entrada do Interlegis.

            São vários autores, que cito aqui rapidamente: Assis Ângelo; Cândido B. C. Neto, presente na sessão; Gilmar de Carvalho, grande jornalista, professor da Universidade Federal do Ceará, eu apenas ajudei a coordenar; Joan Edesson, professor da Universidade Vale do Acaraú, poeta; Oswald Barroso, poeta, escritor e professor da Universidade Estadual do Ceará; Plácido Cidade Nuvens, professor, também escritor, poeta e reitor da Universidade Vale do Cariri; Rosemberg Cariry, cineasta, organizador do Massafeira, que ajudou, digamos assim, a lançar o Patativa por este Brasil afora; Tadeu Feitosa, também um grande pesquisador, que escreveu para esse pequeno livro.

            Já pedimos desculpas pelos erros famosos de diagramação, que às vezes mudam a posição da pontuação, dando interpretação que pode ser considerada diferente daquilo que o Patativa falou, mas a segunda edição já está sendo preparada, e, nessa segunda edição, nós já nos comprometemos a corrigir possíveis falhas que ocorreram nessa publicação.

            Agradeço a presença dessas ilustres personalidades. A Mesa foi composta por um grande conjunto de cearenses, todos poetas, cantores, feitores da arte pelo Brasil afora. Registro, uma vez mais, a presença do Régis, cantor, compositor, irmão do nosso querido cantor, Ednardo; B. de Paiva, artista popular do Ceará, uma expressão nossa no Brasil, porque percorreu este nosso País e, até hoje, nos alegra com as suas interpretações no teatro brasileiro; Rosemberg Cariry, cineasta respeitadíssimo; nosso amigo Cândido B. C. Neto, já falei da sua presença; professor e cineasta Pedro Jorge; Tico Melo, Vereador e Secretário de Ação Social do Município de Assaré; Danilo Forte, Presidente da Funasa, e o nosso Prefeito de Assaré, no seu segundo mandato, que tem essa responsabilidade de conduzir as comemorações do centenário de Patativa, lá no Memorial do Patativa.

            Estivemos juntos nessa inauguração, numa bela festa, eu e o Senador Tasso Jereissati, inaugurando o Memorial de Patativa.

            Eu quero agradecer a organização do Senado, do Ano Cultural do Senado, que inclui vários artistas que têm não só centenário, mas que, pela sua obra, o Senado escolhe como os artistas que vão ter, no ano inteiro, um conjunto de programações. O centenário do Patativa foi incluído no Ano Cultural do Senado, além da lei que determina que o ano de 2009 seja, também, um ano de referência e reverência à memória do Patativa do Assaré.

            Quero agradecer a todos e agradecer especialmente a você, Geraldo, que não mediu esforços para estar aqui presente com todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2009 - Página 21668