Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atuação do Senado Federal em prol da cultura no País, registrada na publicação Atividades Educacionais 2009, que contempla o leque de ações concebidas, para o corrente ano, pelo Instituto Legislativo Brasileiro - ILB e pela Universidade do Legislativo Brasileiro - UniLegis.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. EDUCAÇÃO.:
  • Atuação do Senado Federal em prol da cultura no País, registrada na publicação Atividades Educacionais 2009, que contempla o leque de ações concebidas, para o corrente ano, pelo Instituto Legislativo Brasileiro - ILB e pela Universidade do Legislativo Brasileiro - UniLegis.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2009 - Página 23897
Assunto
Outros > SENADO. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, SENADO, INCENTIVO, CULTURA, ESPECIFICAÇÃO, BIBLIOTECA, MUSEU, CRIAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MELHORIA, CAPACIDADE PROFISSIONAL, SERVIDOR.
  • REGISTRO, DIVULGAÇÃO, ATIVIDADE EDUCATIVA, INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO (ILB), UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), OFERECIMENTO, CURSO DE FORMAÇÃO, SERVIDOR, DESNECESSIDADE, PRESENÇA, ESTUDANTE, UTILIZAÇÃO, VIDEO, TELEVISÃO, RADIO, SENADO, CONSULTA, MATERIAL ESCOLAR, OBRA INTELECTUAL, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, INCENTIVO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, VINCULAÇÃO, ATUAÇÃO, LEGISLATIVO, IMPLANTAÇÃO, CURSO DE MESTRADO, CURSO DE POS-GRADUAÇÃO, BUSCA, MELHORIA, SERVIÇO PUBLICO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em sua longa e profícua trajetória, o Senado tem deixado marcas institucionais profundas na vida brasileira, sobretudo por saber adaptar-se às expectativas, demandas e necessidades da população, muitas vezes a elas se antecipando, mas sempre em conformidade com os valores e costumes nacionais.

Dentro do imenso painel de atuação desta Casa, a cultura sempre teve destaque e ocupou espaço privilegiado - da Biblioteca Luiz Vianna Filho ao pequeno, porém emblemático, Museu do Senado, sem contar as múltiplas iniciativas que prestigiam a área. Nas últimas décadas, em decorrência da forte especialização profissional, traço característico do mundo contemporâneo, nossa Instituição começou a investir com mais vigor em educação. Buscamos na origem a permanente qualificação e atualização dos profissionais que servem a Casa. Como temos evidente vocação nacional, passamos também a proporcionar formação para quadros de outros setores da Administração federal, estadual e municipal.

Assim, em processo de contínua evolução, a partir de um discreto centro de formação de servidores, organizamos o Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, e, posteriormente, avançando ainda mais, a Universidade do Legislativo, ou UniLegis, como se tornou nacionalmente conhecido e reconhecido esse centro de educação superior do Senado Federal, em Brasília.

Portanto, foi com muita satisfação que recebi a informativa publicação Atividades Educacionais 2009, que contempla o consistente leque de ações concebidas para realização no corrente ano pelo ILB e pela UniLegis. Em mais de meia centena de páginas, tem-se a programação relativa aos trabalhos propostos nos distintos, porém sempre interligados, âmbitos de atuação dos dois órgãos. Ensino, pesquisa e extensão aliam-se à cultura e à cidadania.

Srªs e Srs. Senadores, além de registrar a diligência, o esmero e o claro sentido de planejamento com os quais as administrações desses dois importantes órgãos do Senado conduzem suas atividades, permitam-me em rápidas palavras destacar algumas atividades, notadamente cursos, previstos para o corrente exercício.

As modernas tecnologias da informação e comunicação facilitam a multiplicação dos cursos a distância, oferecendo-lhes um alcance e efetividade antes sequer imaginados, especialmente em um País com as dimensões do nosso. Nessa linha, o ILB programou e executa cursos com e sem tutoria, além de garantir uma ampla oferta de material de suporte, como vídeos educativos, programas pela Rádio Senado, materiais didáticos para consulta e pelo menos duas publicações: Introdução às Relações Internacionais - Teoria e História e Economia Descomplicada. Tudo isso sem contar os diversos e sempre importantes cursos presenciais.

Entre os programas a distância, vejo como muito bem-vindo e oportuno o tratamento concedido a temas proeminentes para a área pública, como Doutrinas Políticas Contemporâneas, Gestão Administrativa do Setor Público, Direito Eleitoral, Processo Legislativo e um curso especialmente voltado para o Mercosul, tratando dos Fundamentos da Integração Regional.

A UniLegis, por sua vez, inclui em seu calendário deste ano um Ciclo de Conferências, colocando em debate temas políticos e estratégicos de interesse do Senado e do Legislativo, um Seminário de Administração e quatro cursos de pós-graduação, em nível de especialização, recobrindo Administração Legislativa, Direito Constitucional, Ciência Política e Orçamento Público. Ainda no corrente ano, a Universidade encerra o curso Graduação Tecnológica em Administração Legislativa.

No que se refere à pesquisa, a UniLegis tem como metas para este exercício o estímulo à produção científica associada à atuação do Poder Legislativo, com vistas à implantação de cursos de Mestrado, iniciando a tão almejada pós-graduação stricto sensu. Para tanto deverá igualmente estabelecer grupos de pesquisa legislativa, abrangendo quatro linhas: políticas públicas, orçamento, fiscalização e controle; marcos constitucionais e função reguladora do Legislativo; Parlamento e relações institucionais; Estado, sociedade, comunicação e democracia; e planejamento e gestão de processos, pessoas e conhecimento.

Como se observa, Sr. Presidente, com a séria e profícua atuação do Instituto Legislativo Brasileiro e da Universidade do Legislativo estão de parabéns o Senado Federal, o Poder Legislativo e a Administração Pública, nos seus distintos níveis, e a própria sociedade brasileira, razão última de todo esse empenho.

Com profissionais dedicados, dotados de formação de alto nível e em constante atualização, é possível elevar a qualidade e a presteza das respostas que o serviço público e todos os seus integrantes devem aos cidadãos e contribuintes brasileiros. Pelo que me é dado conhecer, ILB e UniLegis cumprem com rigor e sucesso suas relevantes funções institucionais.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/3/248:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2009 - Página 23897