Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários ao Relatório 2008 de Ações Sociais da TV Globo.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Comentários ao Relatório 2008 de Ações Sociais da TV Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2009 - Página 24098
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, GRUPO ECONOMICO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, INICIATIVA, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPECIFICAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, RELATORIO, BALANÇO, ATIVIDADE, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, ASSISTENCIA SOCIAL, APOIO, EDUCAÇÃO, FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFANCIA (UNICEF), ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, INCENTIVO, CIDADANIA, ESPORTE, GRATUIDADE, PUBLICIDADE, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), CAMPANHA, INTERESSE SOCIAL, CONTRIBUIÇÃO, ENSINO, PRESERVAÇÃO, MEMORIA NACIONAL, BUSCA, MEIO AMBIENTE, PROCESSO, PRODUÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as empresas do grupo Globo sempre se destacaram pelo forte caráter social de suas iniciativas. Já era assim há muito tempo, antes de expressões como “responsabilidade social da empresa” virarem moda no Brasil e no mundo.

            A TV Globo, em especial, nunca deixou de realizar ações sociais que, em seu conjunto, já transformaram a vida de milhões de brasileiros de todas as idades.

            Foi com grande satisfação, portanto, que recebi, recentemente, o Relatório 2008 de Ações Sociais da TV Globo. Uma vez mais, a TV Globo mostra a seriedade e a dedicação com que encara as responsabilidades que ela mesma se impôs enquanto empresa socialmente consciente.

            O projeto Criança Esperança, por exemplo, já se tornou uma verdadeira instituição no Brasil. Em seus 23 anos, o Criança Esperança já arrecadou mais de 200 milhões de reais. Só em 2008 foram 13 milhões, que serão utilizados para apoiar dezenas de projetos sociais em todo o País.

            O projeto Amigos da Escola, por sua vez, ganhou, em 2008, o importante reforço do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que se juntou ao Faça Parte, ao Consed, à Undime e à rede de Afiliadas nessa importante iniciativa da TV Globo em prol do aperfeiçoamento da qualidade do ensino no Brasil.

            O ano de 2008 também registrou números espetaculares para a Ação Global Nacional. O evento aconteceu simultaneamente em 30 cidades de todas as unidades da Federação.

            Em um único dia, realizaram-se 2,4 milhões de atendimentos para 971 mil pessoas, às quais foram oferecidos serviços de emissão de documentos, atendimento jurídico, exames médicos preventivos, atendimentos odontológicos e palestras educativas sobre saúde, meio ambiente, culinária e prevenção de acidentes.

            Além do evento nacional, foram realizados, ainda, 13 eventos regionais em municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal, que somaram mais de 350 mil pessoas beneficiadas.

            No quesito esporte, uma das prioridades da TV Globo, a empresa aposta no projeto Esporte Cidadania, que em 2008 teve sua quarta edição. Os números impressionam: o evento reuniu mais de 150 mil pessoas em 36 cidades, envolveu 8 mil voluntários, mobilizou 789 empresas e promoveu meio milhão de atendimentos gratuitos.

            Entre as principais atividades realizadas no âmbito do Esporte Cidadania, destacam-se as orientações sobre práticas esportivas, as atividades culturais e de lazer, serviços odontológicos, medição de peso e de altura, exames de sangue e orientações sobre alimentação saudável e prevenção de doenças.

            A Rede Globo também estabeleceu a tradição de ceder espaço gratuito, anualmente, a centenas de organizações não-governamentais, sociedades médicas e entidades sem fins lucrativos. Em 2008, foram 330 mil inserções com conteúdo social de terceiros. Convertidas em valores normalmente cobrados pela emissora, essas inserções totalizariam a espantosa cifra de 220 milhões de reais em investimento publicitário!

            Essa publicidade social adotada pela emissora vem apoiando iniciativas como a campanha Compromisso Todos Pela Educação, campanhas de prevenção à AIDS e a acidentes de trânsito, de incentivo à leitura, de apoio a museus e a festivais de cinema e de humor.

            A TV Globo também se destaca no chamado merchandising social, que nada mais é do que inserir, no interior das tramas de telenovelas, séries e outras peças ficcionais, mensagens socioeducativas que contribuam para a difusão de conhecimento e de valores éticos e universais.

            Foi assim, para citar apenas um entre dezenas de exemplos, na série Malhação, que destacou, entre outros temas, a importância de se respeitar os direitos das pessoas com deficiência e de se valorizar suas capacidades.

            Disseminar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento do ser humano estão entre os principais objetivos da Rede Globo. A emissora busca essas metas pela difusão de uma série de programas de cunho educativo, alguns deles há décadas no ar.

            É o caso dos programas Globo Ecologia, Globo Ciência, Globo Educação, Telecurso, Tecendo o Saber, Globo Universidade e Ação, além de todos os programas do Canal Futura, que transmite conteúdo educativo 24 horas por dia.

            Evidentemente, a internet não poderia deixar de figurar entre as ferramentas utilizadas pela TV Globo em sua ação social. Além do próprio site da emissora, que conta com toda espécie de conteúdo, a Globo ainda disponibiliza páginas especiais, como, por exemplo, a página Memória Globo, que preserva a história da emissora e, indiretamente, do País, dado o peso cultural, político e econômico de uma empresa como a Globo.

            Por fim, a TV Globo adotou os princípios da sustentabilidade em todas as etapas de sua produção. Desde a preservação da área em que a Central Globo de Produção está instalada, passando por sistemas próprios de reaproveitamento de água e tratamento de esgoto, até a adoção de carrinhos elétricos e da coleta seletiva do lixo - em todos os detalhes de seu cotidiano, a Globo sempre busca as soluções mais corretas do ponto de vista ecológico e ambiental.

            Em suma, Senhor Presidente, é uma satisfação receber notícias de que a TV Globo, uma das maiores empresas de comunicação do mundo, é também um exemplo no que diz respeito à responsabilidade social corporativa, e isso desde uma época em que o próprio termo ainda nem fazia parte do nosso vocabulário.

            Parabéns, portanto, à TV Globo pelo espetacular desempenho em 2008, e que 2009 traga ainda mais sucessos e conquistas.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/3/248:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2009 - Página 24098