Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do médico cearense, Haroldo Juaçaba.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do médico cearense, Haroldo Juaçaba.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21258
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, FUNDADOR, INSTITUTO DE SAUDE, TRATAMENTO, CANCER, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, FACULDADE, MEDICINA, ESTADO DO CEARA (CE), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, não poderia também deixar de lamentar, em nome de todo o Estado do Ceará, em nome do Brasil e em nome da medicina brasileira - como V. Exª bem o disse - a morte de um dos maiores nomes do século passado no Estado do Ceará. Não apenas como médico-cirurgião que foi, fundador da Escola de Medicina, da Faculdade de Medicina do Estado do Ceará, junto com nomes fantásticos que V. Exª lembrou, Paulo Machado, Newton Gonçalves, José Carlos Ribeiro, Pontes Neto, enfim, uma geração de médicos que se transformaram em referência na medicina no Estado do Ceará.

            Também foi fundador do Instituto do Câncer e do Hospital São Raimundo. Era um dos nomes mais respeitados na sociedade cearense, sendo praticamente uma unanimidade quando se falava da sua competência, do que ele representa, do que representou, e também do seu caráter, um homem de firmeza de caráter extraordinário.

            À sua mulher, também uma mulher extraordinária, Dona Heloísa Juaçaba, que é patrona das artes no Estado do Ceará, representante da cultura no Estado do Ceará, e que foi sua companheira inseparável em todos esses anos, quero apresentar, junto com o Senado Federal, as nossas condolências, dizendo que, realmente, é um dia de luto para o Estado do Ceará e para a medicina brasileira, que muito perde com a ida do nosso inesquecível e querido Haroldo Juaçaba.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2009 - Página 21258