Fala da Presidência durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade a população do Estado do Piauí, vítima das enchente. Registra a posse do presidente de El Salvador, Maurício Funes.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA EXTERNA.:
  • Manifestação de solidariedade a população do Estado do Piauí, vítima das enchente. Registra a posse do presidente de El Salvador, Maurício Funes.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21292
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, VITIMA, INUNDAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • INFORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, CERIMONIA, POSSE, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, EL SALVADOR, COMENTARIO, PRONUNCIAMENTO, HOMENAGEM, CHEFE DE ESTADO, GOVERNO ESTRANGEIRO, BRASIL, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), EMPENHO, RESTABELECIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, PAIS EM DESENVOLVIMENTO, CUBA.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Prezado Senador Mão Santa, quero expressar minha solidariedade ao povo do Piauí, ainda mais diante dessas enchentes, causadas pelo rompimento da barragem, que atingiram com destruição, causando tragédias para tantas famílias e para toda uma região, inclusive próxima àquela que conheci na última viagem que fiz.

            Quero até lhe informar que, no último sábado, telefonei para a poetisa Aury Lessa para justamente expressar minha solidariedade ao povo do Piauí e também a ela. Conversei um pouco sobre o livro que ela lançou, Os bons tempos de ciranda, que mostra uma capacidade como poeta muito interessante. Ela fala de todas as músicas que todas as crianças do Piauí e do Brasil costumavam cantar. Ela fez um poema tão lindo! Inclusive, fiz uma breve apresentação desse livro, ao lado de outras pessoas.

            O Governo do Estado do Piauí chegou a adquirir 200 exemplares para as 800 escolas. Até vou transmitir ao Governador Wellington Dias que me parece que se trata de um livro barato, R$20,00. Quem sabe todas as escolas do Piauí possam ter, em suas bibliotecas, Os bons tempos de ciranda. Aliás, quero até recomendá-lo ao Ministro da Educação e ao da Cultura, que, entre os livros normalmente adquiridos pelo Ministério da Educação, considerem Os bons tempos de ciranda, de Aury Lessa.

         Permita-me a Senadora Rosalba Ciarlini, que vai assumir a tribuna, que eu possa fazer um registro breve da posse do Presidente Maurício Funes, de El Salvador.

         Tive a oportunidade de representar o Senado. Viajei com o Presidente Lula na sua comitiva, no domingo, para chegar lá na segunda-feira à noite. De manhã, presenciei a cerimônia tão bonita de Maurício Funes, membro da FMLN, depois de um período muito difícil da história de El Salvador. Catorze anos depois do processo de paz, conseguiu, finalmente, chegar à vitória, numa comemoração simplesmente fantástica.

         Eu gostaria de ressaltar que, no seu pronunciamento, o Presidente Maurício Funes homenageou dois Chefes de Estado, que, para ele, constituem exemplo. Vou citar brevemente o que ele disse sobre esses dois Chefes de Estado, exemplos para ele:

Todos vocês, amigos e amigas, são símbolos vivos da esperança de seus povos. Uma esperança, inclusive, que pode irradiar ao mundo, como ocorreu com dois líderes que tiveram um forte conteúdo simbólico na minha campanha eleitoral. Me refiro ao Presidente Barack Obama, aqui representado por sua Secretária de Estado, Hillary Clinton, esta mulher que honra a América e irradia o brilho do gênero feminino pelo mundo. E me refiro também ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil e amigo pessoal.

Quando meus adversários políticos, na campanha passada, distorcendo fatos e manchando a honra de pessoas, tentaram, falsamente, desqualificar-nos, a mim e a meu Partido, o FMLN, fomos buscar os exemplos vigorosos do Presidente Obama e do Presidente Lula, como prova de que líderes renovadores, em vez de ser uma ameaça, significam um caminho novo e seguro para seus povos.

            Quero dizer que o Presidente Maurício Funes fez um pronunciamento de excepcional qualidade. E, quando ele mencionou que iria restabelecer de pronto as relações diplomáticas e econômicas com Cuba, houve um grande aplauso. A própria Secretária de Estado, Hillary Clinton - eu a vi -, aplaudiu bastante esse trecho do pronunciamento de Maurício Funes, que, aliás, é casado com Vanda Pignato, hoje primeira-dama, e que será Ministra da Inclusão Social no seu governo, a quem desejo todo o êxito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2009 - Página 21292