Discurso durante a 95ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura da correspondência de autoria do vereador baiano, Haroldo Pinto de Azevedo, registrando a retomada do ato de greve de fome até a aprovação da PEC dos vereadores.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Leitura da correspondência de autoria do vereador baiano, Haroldo Pinto de Azevedo, registrando a retomada do ato de greve de fome até a aprovação da PEC dos vereadores.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2009 - Página 23581
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • LEITURA, CORRESPONDENCIA, AUTORIA, VEREADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), REGISTRO, RETOMADA, GREVE, FOME, COBRANÇA, AGILIZAÇÃO, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, LIMITAÇÃO, GASTOS PUBLICOS, CAMARA MUNICIPAL.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Permita-me ler aqui uma correspondência de um ilustre vereador baiano.

Ao Exmo. Senador da República Federativa do Brasil

Senador Mão Santa

Eu, Aroldo Pinto de Azeredo, brasileiro, casado, pai de três filhos, residente e domiciliado à Rua Belarmino Pinto de Azeredo, 153, Centro - Itiúba - Bahia, 1º Suplente de Vereador do Município acima citado, venho expor o que se segue:

Sei da grandeza do Congresso Nacional e gostaria que todos os cidadãos do nosso imenso País, através da imprensa entendesse que o Judiciário cometeu o maior erro da história se intrometendo na Constituição, diminuindo o prestígio e a representatividade do Legislativo.

O que se pretendia na visão ofuscada e casuística do Judiciário era reduzir despesas o que comprovadamente não ocorreu. Cortaram-se as vagas e manteve-se o mesmo repasse ou até mesmo aumentou, em alguns casos, no entanto uma equação cheia de contradições e erros.

Contudo, Vossa Excelência, Senador Mão Santa que tem se projetado nacionalmente como o legislador que defende, sem temor, o fraco, o desvalido e principalmente nós suplentes de Vereadores de todo o Brasil é quem nesse momento apelo para sensibilizar os outros Senadores a votarem a PEC 047/08 que trata da redução do repasse às Câmaras Municipais corrigindo assim a maior injustiça que de modo equivocado o Judiciário cometeu com o Legislativo.

Portanto, na insegurança e incerteza de se votar a PEC 047/08 antes do recesso, venho de modo desesperado retomar o meu ato de greve de fome e somente suspenderei com a votação da PEC 047/08. (...)

Haroldo Pinto de Azeredo.

[Aqui vem o telefone dele]

Local da greve: Salão Verde, São Azul e Plenário do Senado.

            Ele está fazendo ali greve de fome. E é uma vergonha, como diria o Boris Casoy. Isso aqui está há mais de três anos, é um caso mal resolvido.

            Então, eu convoco todos os Senadores da República, amanhã, a corrigirmos esse erro cometido contra os vereadores. Entendo que vereador é um Senador Municipal e que as Câmaras Municipais são as catedrais da democracia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2009 - Página 23581