Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Justifica sua ausência à votação da PEC 47, por ter participado de uma programação muito cara aos cearenses: a visita da Ministra Dilma e mais seis outros ministros.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Justifica sua ausência à votação da PEC 47, por ter participado de uma programação muito cara aos cearenses: a visita da Ministra Dilma e mais seis outros ministros.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2009 - Página 24087
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ESTADO DO CEARA (CE), MINISTRO DE ESTADO, BALANÇO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, OBRAS, RECUPERAÇÃO, FAVELA, PROTOCOLO, CONSTRUÇÃO, SIDERURGIA, IMPORTANCIA, RETOMADA, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, ELOGIO, LUTA, EX GOVERNADOR, GOVERNADOR.
  • JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ACORDO, COMPLEMENTAÇÃO, REGULARIZAÇÃO, NUMERO, VEREADOR, ELOGIO, TRABALHO, SENADOR, VITORIA, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para um registro. Primeiro, tive que me ausentar, durante o dia de hoje, em função de uma programação muito cara a todos nós, cearenses: a visita da Ministra Dilma com mais seis outros Ministros, que fizeram um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento.

            Também visitamos uma obra muito significativa para nós - eu tive a oportunidade de dirigir a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza - e fomos a uma área de recuperação de favelas numa área de risco da cidade de Fortaleza, que é uma conquista para aquela população.

            Foi assinado um novo protocolo para a construção da Siderúrgica do Pecém. É um salto, para nós, brasileiros, voltarmos a construir siderúrgicas. Esse protocolo de intenções foi assinado entre a Dongkuk, a empresa Vale, com a presença e a participação do Governo do Estado do Ceará e também do Governo Federal. Para nós, essa é uma conquista também.

            Eu quero fazer referência à luta histórica, que vem desde o Governo ainda do Virgílio, no período de 60, quando ele imaginou o Pólo Metal-Mecânico no Estado do Ceará. Depois, veio Sidenor, Usinor, a Ceará Steel, agora a Companhia Siderúrgica do Pecém. Nessa trajetória, estiveram todos os Governadores, o ex-Governador Tasso Jereissati, hoje Senador da República; o Deputado Ciro Gomes, também Governador do Estado do Ceará; o Governador Lúcio Alcântara e agora o Governador Cid Gomes. Acho que é uma grande conquista para um Estado como o Ceará.

            Em função dessas atividades em que eu considerei significativa a minha presença e a minha participação, não pude acompanhar a votação dos Srs. vereadores, mas quero fazer referência ao trabalho do Senador Valter, do Senador Antonio Carlos Valadares, às emendas que foram apresentadas em plenário. Eu apresentei uma emenda, o Senador Tuma apresentou emenda, o Senador Tasso Jereissati apresentou emenda. Tudo isso resultou num acordo político desta Casa, que resolve, de forma definitiva, para nós, no Senado, essa pendência que restava em relação a recuperar o processo democrático nas casas legislativas brasileiras mais próximas do povo, que são as câmaras de vereadores.

            Então, foi uma grande vitória dos vereadores a votação de hoje no Senado Federal. Eu não pude votar. O meu voto seria favorável, porque venho com eles desde a Câmara Federal, num acordo que fizemos com o Deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, que foi o acordo mais próximo da necessidade. Isso resultou em votação na Câmara. Agora, o Senado finalmente resolve essa peleja dos vereadores, já de tantos anos.

            Então, Sr. Presidente, quero dar parabéns à Mesa, que encaminhou esse acordo junto com a Comissão de Justiça, com o Senador Demóstenes dirigindo essa Comissão. Acho que foi uma vitória dos vereadores e uma consolidação mais forte da democracia brasileira.

            Por isso, parabéns à Mesa.

            Parabéns aos vereadores e aos relatores que buscaram fazer esse acordo tão significativo para a nossa democracia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2009 - Página 24087