Discurso durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarece seu aparte ao discurso do Senador Cristovam Buarque, no qual se referiu à esclerose múltipla que afeta o Senado e não os seus membros.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Esclarece seu aparte ao discurso do Senador Cristovam Buarque, no qual se referiu à esclerose múltipla que afeta o Senado e não os seus membros.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2009 - Página 24946
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, TERMO, APARTE, ORADOR, PROBLEMA, SENADO, SEMELHANÇA, DOENÇA CRONICA, DIVERSIDADE, PREJUIZO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, ETICA, REPUTAÇÃO.

            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço só um minutinho, para esclarecer que, quando falei em esclerose múltipla, não me referi a pessoas; referi-me à instituição, ao funcionamento da instituição. A instituição, nessa característica de rigidez, que é seu traço fundamental, vem claudicando há muitos e muitos anos. Isso não é desta gestão, nem da anterior, nem da outra. Os problemas estão aí desafiando a credibilidade do Legislativo há muitos e muitos anos. São problemas crônicos que afetam as duas Casas, num sistema de revezamento. Quando sai do foco o Senado, entra a Câmara. Quando a Câmara se livra, volta o Senado para o foco, sempre com problemas crônicos, sempre com problemas crônicos. Se V. Exª olhar a história do Legislativo, a história mais remota, V. Exª vai entender o sentido da esclerose múltipla. Digo esclerose múltipla por quê? Porque está afetando a administração, está afetando a ética, está afetando os bons costumes, está afetando tudo. É por isso que esclareci. Mas não me quero referir aqui às pessoas. Pelo contrário, eu jamais colocaria em dúvida a higidez mental não só de todos aqueles que estão no comando desta Casa, mas também daqueles que estão na planície.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2009 - Página 24946