Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lê o requerimento de voto de pesar à família e aos amigos do professor Octávio Melchíades Ulysséa, Diretor Geral e fundador das Faculdades Integradas "Espírita" (FIES).

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Lê o requerimento de voto de pesar à família e aos amigos do professor Octávio Melchíades Ulysséa, Diretor Geral e fundador das Faculdades Integradas "Espírita" (FIES).
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2009 - Página 23817
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, FACULDADE, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, ATUAÇÃO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CONTRIBUIÇÃO, MELHORIA, ENSINO SUPERIOR, REGIÃO.

            O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, leio durante um minuto:

Requeiro que o Senado Federal emita voto de pesar à família e aos amigos do Professor Octávio Melchíades Ulysséa, Diretor-Geral e fundador das Faculdades Integradas “Espírita” (FIES), falecido no dia 11 de junho, em Curitiba, Paraná.

Oriundo de família de músicos e professores, foi esportista, militar e funcionário público. Graduado em História, Geografia e Sociologia, Política e Administração Pública. Mestre em Orientação Educacional e em Sociologia, começou a lecionar em 1961. Foi professor da Universidade Federal do Paraná durante 24 anos, onde era titular da Cadeira de Sociologia Brasileira. Também atuou no Colégio Militar do Paraná e, no Ensino Superior, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville, na Faculdade de Artes do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre outras. Como fundadores das Faculdades Integradas “Espírita”, o Professor Octávio Melchíades Ulysséa e sua esposa, a Professora Neyda Nerbass Ulysséa, empenharam-se em contribuir com a criação de uma instituição que garantisse, de forma plural, a presença dos princípios espiritualistas no âmbito das atividades universitárias, face às exigências de valores éticos na sociedade contemporânea, e prover os recursos necessários à manutenção de suas unidades de ensino, priorizando os conceitos fundamentais da filosofia educacional espírita, em conformidade com as disposições legais vigentes.

Esta é uma justa homenagem que o Senado brasileiro faz a um grande cidadão. O Professor Octávio Melchíades Ulysséa deixa viúva, filhos, netos e bisnetos, além de uma multidão de amigos que conquistou com sua vida digna e dedicada ao bem. 

            Sr. Presidente, eu gostaria que este requerimento de voto de pesar à família e aos amigos fosse enviado à família, à esposa, aos amigos, às Faculdades Integradas “Espírita”, porque, de fato, o Professor Ulysséa marcou a história de Curitiba, do Paraná, e contribuiu decisivamente para a construção da cidadania em nosso País.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2009 - Página 23817