Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a exibição na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, do filme "Garapa" do cineasta José Padilha.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Comenta a exibição na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, do filme "Garapa" do cineasta José Padilha.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2009 - Página 26777
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, EMILIA FERNANDES, EX SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), INICIATIVA, EXIBIÇÃO, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, CAMARA DOS DEPUTADOS, FILME DOCUMENTARIO, DEMONSTRAÇÃO, PRECARIEDADE, VIDA, FAMILIA, ESTADO DO CEARA (CE), SAUDAÇÃO, DIRETOR, FILME NACIONAL.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Se o Senador Francisco Dornelles permitir, está aqui a ex-Senadora Emília Fernandes, Deputada Federal, que, agora, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, exibiu para uma platéia lotada de inúmeros Deputados Federais o Filme “Garapa”, do cineasta José Padilha, nosso grande cineasta, que com “Tropa de Elite”, no último Festival de Berlim recebeu um prêmio de melhor filme, e tem inúmeros outros filmes. Ele está aqui acompanhado de Chico Menezes e de Renato Maluf, do Consea, do Deputado Nazareno Fonteles, do Estado do Piauí, do Partido dos Trabalhadores.

            Emilia Fernandes foi a primeira que mencionei, do Rio Grande do Sul do Senador Pedro Simon, amiga e companheira especial de anseios e objetivos.

            Gostaria de dizer, Presidente,...

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ...que o filme constitui algo extremamente importante para todos nós assistirmos.

            José Padilha permaneceu um mês na residência de três famílias do Ceará, sendo uma delas, na periferia de Fortaleza; outra, numa cidade média; outra, lá, no interior distante, mostrando como, em 2005, famílias de pai e mães de inúmeras crianças das mais diversas idades, têm, ainda, hoje, no Brasil, uma dificuldade enorme de sobrevivência e de alimentação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2009 - Página 26777