Fala da Presidência durante a 106ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifesta solidariedade ao Presidente do Senado, Senador José Sarney.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.:
  • Manifesta solidariedade ao Presidente do Senado, Senador José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2009 - Página 27746
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO.
  • COMENTARIO, EMPENHO, MESA DIRETORA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, ADMINISTRAÇÃO, SENADO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Há oradores inscritos.

            A primeira oradora inscrita é a Senadora Serys Slhessarenko, 2ª Vice-Presidente do Senado da República, desta exitosa Mesa Diretora.

            Nós, que estamos aqui representando o Presidente Sarney, queremos dar-lhe a nossa solidariedade.

            Sarney no Jornal do Senado:

Sarney: denúncias são fruto de uma campanha midiática.

Segundo nota divulgada pelo Presidente do Senado, explicações apresentadas por seu neto, José Adriano Cordeiro Sarney, já esclarecem denúncias sobre empréstimos consignados a servidores.

         A Mesa Diretora dá uma visão do estadista Presidente Sarney. Ele podia ter ganho a eleição com chapa batida. Ele teve 49 votos, mas ele, na sua visão de estadista, foi buscar a tradição do Senado, de proporcionalidade. Então, seus Partidos foram chamados a serem responsáveis pelo Senado.

         O Partido dos Trabalhadores buscou o seu melhor nome: Serys Slhessarenko é a 2ª Vice-Presidente, que já está cumprindo seu dever na tribuna.

            Também Sarney, na sua visão de estadista, abriu uma vaga para o PSDB, que lhe fez oposição, e mandou, para compor a Mesa Diretora, seu melhor nome: Marconi Perillo, ex-Governador de Goiás.

            O DEM votou no Presidente Sarney e mandou, como seu representante, o grande e extraordinário parlamentar piauiense, Heráclito Fortes.

            O PTB votou no Presidente Sarney e mandou também, para compor a Mesa Diretora, um nome jovem, de grande experiência administrativa, respeitado, empresário vitorioso, que serviu no meu Governo como Secretário da Indústria e Comércio. Não conheço pessoa com mais zelo com a coisa pública: João Vicente Claudino.

            Como o PMDB tinha direito a uma segunda vaga, o meu nome foi posto. No dia da votação, havia 74 Senadores presentes. Nós conseguimos 71 votos. Então, essa legalidade me dá condição moral de dizer e representar esta Mesa.

            O PDT, embora não tenha votado no Presidente Sarney, mais uma vez, ele, com sua visão de estadista, abriu um lugar, obedecendo o princípio da proporcionalidade. O PDT também mandou um dos seus melhores nomes, outra mulher, Patrícia Saboya, para somar-se com Serys Slhessarenko, com a força feminina de virtude e sinceridade.

            Então, todos nós estamos trabalhando, e muito, dedicando-nos, e temos de ter solidariedade para com o nosso Presidente. E mais: não há nenhuma reunião, porque isso é um colegiado, que não tenha um dos sete, porque tem os subsecretários.

            Agora mesmo, a Patrícia Saboya tira licença e ingressa no colegiado César Borges, que é representante do PR. E ainda há três suplentes que se fazem presentes constantemente: Adelmir Santana, Cícero Lucena e Gerson Camata.

            Então, esta Mesa Diretora está empenhada e estamos resolvendo todos os problemas que aparecem.

            Com a palavra a Senadora Serys Slhessarenko, que representa o PT de Mato Grosso, a classe dos professores e é da Mesa Diretora, respeitada e aplaudida por todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2009 - Página 27746