Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e médico José Aristodemo Pinotti.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e médico José Aristodemo Pinotti.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2009 - Página 28931
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, MEDICO, POLITICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, AREA, SAUDE, POLITICA, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para externar meu pesar à família do eminente brasileiro e paulista, nosso companheiro Aristodemo Pinotti.

            O Dr. Pinotti, todos nós já o conhecemos, teve uma vida pontilhada de serviços prestados ao País, especialmente numa área tão delicada, tão sensível como a de saúde. E deu uma contribuição extraordinária em todos os campos da medicina para que a saúde, especialmente a saúde pública brasileira, tivesse uma condução melhor, conseguisse exorcizar os demônios que sempre contaminam uma área tão complicada, tão complexa como a saúde pública.

            Companheiro do PMDB, tive a oportunidade de conversar com ele várias vezes sobre a política brasileira, e era um homem que tinha um discernimento extraordinário e, sobretudo, um patriotismo que saltava aos olhos de quem pudesse avaliar qualquer conjuntura com ele. Então, o interesse nacional sempre sobressaía na sua conduta política. Portanto, acho que a política brasileira perde um grande expoente, o Estado de São Paulo perde um grande político, a saúde pública e a medicina de maneira geral perdem uma das representações mais fulgurantes do nosso universo.

            Esta foi uma semana realmente que trouxe grande luto para todos nós. Ainda não terminávamos o culto que devotávamos a outro grande brasileiro, o eminente jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, que foi um dos pilares da Nova República, dado que, na condução do grande problema político que enfrentávamos, quando tínhamos pela frente uma ditadura forte, impiedosa, ele, nas arcadas da Faculdade São Francisco, levantava a voz em defesa da liberdade, engajando todos os advogados do Brasil para aquela grande virada que se prenunciava.

            Mal terminamos o luto do eminente jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, agora vai o Dr. Pinotti para a vida eterna.

            É um momento de consternação para a política brasileira. E quero aqui externar meu profundo pesar à família do eminente médico e grande político Dr. Aristodemo Pinotti, como também já externei à família do grande jurista Goffredo da Silva Telles Júnior.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2009 - Página 28931