Discurso durante a 108ª Sessão Especial, no Senado Federal

Critica a proposta do Senador Sérgio Guerra de criar uma comissão de senadores para apurar as denúncias de irregularidades na administração do Senado e propor uma reforma administrativa.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Critica a proposta do Senador Sérgio Guerra de criar uma comissão de senadores para apurar as denúncias de irregularidades na administração do Senado e propor uma reforma administrativa.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2009 - Página 28806
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, ESFORÇO, MESA DIRETORA, REFORMA ADMINISTRATIVA, SENADO, OCORRENCIA, CRISE, NATUREZA POLITICA, AUSENCIA, ACORDO, LIDERANÇA, CRITICA, PROPOSTA, AUTORIA, SERGIO GUERRA, SENADOR, CRIAÇÃO, COMISSÃO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, REFORMULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, REDUÇÃO, COMPETENCIA.
  • SUGESTÃO, RENUNCIA, TOTAL, MEMBROS, MESA DIRETORA.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, se há uma pessoa desta Casa por quem eu tenho respeito e admiração, pela inteligência, é o Senador Sérgio Guerra. Agora, aplicar um golpe na atual Mesa, jamais eu aceitaria! Jamais eu aceitaria, Sr. Presidente! Mas faço uma proposta ao Senador Sérgio Guerra: já que V. Exª quer encaminhar no sentido de acabar com a crise, que evolua para que a Mesa toda renuncie e deixe o Senado livre para escolher, juntamente com V. Exª, os nomes capazes, já que nós não tivemos a competência suficiente para essa crise.

            Senador Sérgio Guerra, semana passada procurei V. Exª e pedi 90 dias de prazo para fazer as mudanças de que a Casa precisava. As mudanças administrativas estão todas feitas. A questão é política.

            Agora, querer jogar nas costas da atual Mesa a ineficiência para a solução da crise política vai uma diferença muito grande. O Senador Marconi Perillo tem sido impecável nesse trabalho que estamos fazendo de correção de rumo desta Casa. Nós não podemos ser atingidos por isso.

            Faço aqui... Em nome da unidade do Congresso, desta Casa, que V. Exª, através do seu partido, dos líderes, convença a uma renúncia coletiva, de todos. E, aí, sim, nós poderemos ter um caminho.

            Intervenção, não! Grupo para controlar a Mesa, não! Bedel de secretário, não concordo, Sr. Presidente. Acho que estamos discutindo, e V. Exª foi muito feliz: os líderes não estão se entendendo e estão trazendo para plenário questões que deveriam ser discutida em outra instância. 

            Agora, com todo o respeito e admiração que tenho por V. Exª, essa não é uma solução para resolver crise, é uma solução para criar mais crise.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2009 - Página 28806