Fala da Presidência durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifesta sua confiança na atuação da Mesa Diretora do Senado legitimamente eleita.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Manifesta sua confiança na atuação da Mesa Diretora do Senado legitimamente eleita.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2009 - Página 29436
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • VALORIZAÇÃO, LEGITIMIDADE, TRABALHO, MEMBROS, MESA DIRETORA, SENADO, EXERCICIO, FUNÇÃO, ELOGIO, PROVIDENCIA, REFORMULAÇÃO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Um instante, Senador.

            O nosso respeito e a nossa admiração. V. Exª. não conseguiu vencer o titã daqui do debate.

            Mas eu queria apenas - e ouvi atentamente - dizer que, primeiro, é a Mesa Diretora em que acredito. No dia em que o meu nome foi submetido, havia 74 Senadores e eu tive 71 votos.

            O Presidente desta Mesa Diretora é o Presidente José Sarney. Este País tem muito poucos estadistas. Fernando Henrique Cardoso é, e José Sarney também o é.

            O Vice-Presidente é do PSDB, é o Senador Marconi Perillo, um encanto de líder dessa nova geração; Deputado Federal; Governador extraordinário de Goiás por duas vezes.

            A 2ª Vice-Presidente é do PT, do Partido dos Trabalhadores, Professora, Secretária de Educação do seu Estado, Deputada por três vezes e Senadora, mostrando ser uma das líderes mais fortes neste País - e olhem que ela venceu o Dante Oliveira, um líder da história do Brasil.

            O 1º Secretário Heráclito Fortes, uma vida na política; extraordinário Prefeito de Teresina; Líder do Governo Fernando Henrique Cardoso; Senador do nosso Piauí.

            O 2º Secretário é do PTB: João Vicente Claudino; um jovem empresário vitorioso, realizador; foi meu Secretário de Indústria e Comércio; plantou mais de duzentas indústrias no Piauí; um jovem puro; nunca vi uma pessoa ter tanto zelo com a coisa pública.

            Eu sou o 3º Secretário. Deus me permitiu ser médico há mais de 44 anos. Cirurgião, com todos os cursos. E tenho o curso de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Deus me permitiu ser Prefeito, duas vezes Secretário de Saúde, Deputado, duas vezes governar o Piauí e ser secretário.

            A 4º Secretária é a Senadora Patrícia Saboya. Eu a vi como Primeira Dama, no Serviço Social do Ceará, e hoje defendendo a criança brasileira.

            Os Suplentes: César Borges - essa beleza de Líder do PR, que governou a Bahia de uma maneira extraordinária; Adelmir Santana, líder empresarial, é o maior líder do Sebrae do Brasil; Cícero Lucena, essa figura que foi Prefeito duas vezes, Governador, Vice-Governador, Senador e Ministro de Fernando Henrique Cardoso, talvez o melhor, e Gerson Camata, que o nome supera.

            Então são esses.

            E eu queria pedir permissão, já que ouvi atentamente. Além dos 36 atos, ações que avançam e que modernizam, que fizemos conjuntamente - não vou cansá-los, já foi lido e relembrado pela Senadora Serys. Trinta e seis ações que a Mesa tomou! Agradeço a confiança que o Geraldo Mesquita e o Delcídio Amaral externaram em nós, que somos da Mesa Diretora. Ele achou que alguns não tinham função. Isso foi corrigido. Todo mundo trabalha e está trabalhando muito.

ATO DA MESA Nº2, de 2009

Define e delega competências aos membros da Mesa para o biênio 2009/2010.

Considerando ser necessário conferir maior dinâmica às decisões de competência da Mesa;

considerando ser adequado promover uma melhor distribuição de atribuições entre os membros da Mesa;

A Mesa do Senado Federal, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, RESOLVE:

Art. 1º Os membros da Mesa, além das competências que são previstas na Constituição Federal e no Regimento Interno, têm como atribuições:

I - conforme designação do Presidente, funcionar como Relatores das seguintes matérias:

a) requerimentos de informação a Ministro de Estado ou a qualquer titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República;

b) projetos de resolução que modifiquem ou reformem o Regimento Interno;

c) proposições encaminhadas ao exame da Mesa, quando cabível;

II - aprovar a consolidação das modificações feitas no Regimento, conforme disposto no Regimento Interno;

III - na impossibilidade de o Presidente abrir e dirigir, preferencialmente, as sessões especiais;

IV - propor à Mesa diretrizes para divulgação das atividades do Senado Federal e medidas adequadas para promoção da imagem e valorização do Poder Legislativo;

V - por designação do Presidente, representar:

a) a Mesa, nas suas relações externas à Casa;

b) o Senado Federal, em eventos e solenidades de elevada significação institucional.

Parágrafo único. Os Suplentes de Secretário funcionarão como Relatores das matérias relacionadas nas alíneas do inciso I nas condições descritas no art. 84, § 2º, do Regimento Interno.

Art. 2º É delegada ao Primeiro Vice-Presidente a atribuição de decidir sobre os requerimentos de licenças previstos:

I - no art. 13 do Regimento Interno;

II - nos incisos I e II do art. 43 do Regimento Interno.

Parágrafo único. Na impossibilidade do Primeiro Vice-Presidente, as atribuições relacionadas no caput serão exercidas pelo Segundo Vice-Presidente [está aqui, a Serys, até tarde, acompanhando tudo; hoje mesmo ela já dirigiu uma sessão aqui sobre a Organização das Cooperativas Brasileiras].

Art. 3º É delegada ao Segundo, Terceiro e Quarto-Secretários a atribuição de decidir sobre os requerimentos de tramitação em conjunto ou de desapensamento de proposições que sejam de competência da Mesa.

Art. 4º Compete ao Segundo-Secretário controlar o fornecimento de requisições de passagens de transporte aéreo aos Senadores. [Todo o Brasil reconhece a moralização. É o Senador João Vicente Claudino, do PTB, que está fazendo essa moralização.]

Art. 5º Compete ao Terceiro-Secretário supervisionar o sistema habitacional do Senado Federal.

            Eu não quero dizer problema, mas, Arthur Virgílio, eu já vi três Senadores, por erros administrativos, restituir dinheiro. O último que chegou foi o João Pedro aqui e disse: “Mas, Mão Santa, eu tive que tirar R$48 mil para restituir”.

            Eu digo: “Fez muito bem”. E há três Ministros da República que, por um erro, administrativamente tiveram de devolver. Três Ministros, fora as coisas.

            Então, nós estamos trabalhando.

Art. 6º Compete ao 4º Secretário [que é a Patrícia] providenciar passaportes diplomáticos e solicitar notas de visto ao Itamaraty.

Art. 7º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

            Além das 36 ações, são essas. Então, são essas informações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2009 - Página 29436