Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a inclusão do nome de S.Exa. na matéria citada pelo Senador Almeida Lima.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. IMPRENSA.:
  • Esclarecimentos sobre a inclusão do nome de S.Exa. na matéria citada pelo Senador Almeida Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2009 - Página 31008
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. IMPRENSA.
Indexação
  • PROTESTO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, ORADOR, CONTINUAÇÃO, NEPOTISMO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, DESRESPEITO, SUMULA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SOLICITAÇÃO, PROCURADORIA, SENADO, ABERTURA, INQUERITO, JORNALISTA, COBRANÇA, RETRATAÇÃO, IMPRENSA.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, fui citado pelo Senador Almeida Lima.

            Eu realmente sou obrigado a falar sobre o assunto porque o Senador Almeida Lima mencionou os citados hoje em uma página inteira da Folha de S.Paulo: Senado continua ou desobedece STF, o Supremo Tribunal, qualquer coisa assim, fazendo nepotismo.

            Não ia falar neste assunto, porque, se viermos aqui rebater todas as calúnias ou difamações que fazem, a não ser aquelas muito graves, vamos continuar com esta Casa inoperante. Mas eu tenho que fazer o esclarecimento para não pensarem que há alguma coisa errada em meu gabinete. Eu tinha até elogiado esse jornalista porque ele, na sexta-feira, me telefonou e fez alguns questionamentos, e expliquei.

            Ele cita lá, como nepotismo, uma sobrinha-neta. Quando ocorreu a decisão do Supremo sobre a questão de nepotismo, eu fiz uma consulta à Casa para saber se quarto grau era nepotismo. Então, a Súmula diz que até o terceiro grau. Portanto, expliquei para ele que meu irmão é segundo grau, filha do meu irmão é terceiro grau, filha da filha do meu irmão é quarto grau, portanto, não é nepotismo. “Observe isso, para você não cometer injustiça. Eu o estou agradecendo até por isso”.

            E o segundo questionamento que ele faz é a respeito da esposa do meu segundo suplente. Vejo como tendenciosa essa situação, porque como pode ser nepotismo a contratação da esposa do meu segundo suplente? Seria nepotismo, Sr. Presidente, se ele assumisse o Senado, e a esposa dele fosse nomeada. Seria nepotismo por parte dele.

            Vejo que realmente houve exagero e má-fé diante disso. E vejo, Sr. Presidente, que nós mesmos estamos patrocinando essa falta de respeito que estão cometendo conosco. Elogiei esse senhor, esse jornalista, dei meu telefone para ele, e ele faz essa maldade comigo, como fez com outros Senadores aqui. Isso é uma maldade! Isso é um desrespeito! Se ele quisesse falar de Senador, falasse os Senadores, mas não colocasse o nome do Senado Federal, que está praticando nepotismo. Eu não aceito isso. É uma questão de falta de ética profissional.

            Conversei, expliquei tudo direitinho, e ele ainda coloca sobrinha-neta. Sobrinha-neta é quarto grau; quarto grau não é nepotismo.

            Sr. Presidente, só para registrar que essa falta de respeito não é pelo fato de sermos Senadores, não. É respeitar como respeitamos qualquer pessoa. Imagina um de nós desrespeitar um jornalista que seja de um jornal conhecido de todo o Brasil, que só faz assinar, e acabou-se, o problema é de quem foi agredido, caluniado.

            Imaginem que eu hoje fui visitar o gabinete de um Senador. Quando chego ao gabinete, pergunto: “O Senador está aí?” “Está”. “Onde está?” “Está reunido em uma sala com um grupo de éticos ou os melhores, ou os ban-ban-bans” [chamaram assim, não sei; falaram assim, de gozação]. Acho melhor o senhor não entrar aí.” “Por quê?” “Porque o senhor defende o Sarney, e eles estão querendo derrubar o Sarney aí dentro, em reunião.”

            Sr. Presidente, isso é uma falta de respeito! Ela falou, fazendo uma cara cínica para mim. Isso é falta de respeito, falta de consideração com as pessoas. Vamos nós olhar de cara feia para ver se não levamos uma canetada aqui? Enquanto ficamos falando nesses microfones aqui, estamos levando canetada injustamente.

            Protesto veementemente contra a má intenção desse jornalista. Realmente é jovem, quer mostrar serviço, quer garantir emprego, tem que fazer sensacionalismo no jornal, mas ele foi muito injusto quando disse que estou praticando nepotismo em contratar a esposa - que não era nem esposa quando foi nomeada - do meu segundo suplente, quando falou da sobrinha-neta - que é quarto grau, e não terceiro. A lei diz que até terceiro grau é nepotismo.

            Então, quero fazer meu protesto veemente. E quero solicitar, sim, que a Procuradoria da Casa, que o serviço de advocacia da Casa, inquira essas pessoas que estão levantando calúnia contra nós, difamando, um tal de Fábio Zanini, causando um prejuízo enorme e irreparável para nós.

            Protesto, Sr. Presidente, e deixo aqui o meu registro de que, antes de mais nada, quero merecer um reparo, porque a dignidade do bom jornal, da boa imprensa é reparar seus erros. Então, se esse jornalista reconhece que errou, ele deve fazer um reparo ao bem do direito do cidadão.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2009 - Página 31008