Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Boa Vista, capital de Roraima, que amanhã completará 119 anos de fundação.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Homenagem à cidade de Boa Vista, capital de Roraima, que amanhã completará 119 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2009 - Página 31097
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, HISTORIA, REGISTRO, EMPENHO, ORADOR, LUTA, BUSCA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, ANUNCIO, INICIO, OBRAS, HOSPITAL, ATENDIMENTO, REGIÃO OESTE, INFORMAÇÃO, ESFORÇO, LIBERAÇÃO, VERBA, CONSTRUÇÃO, CRECHE, MATADOURO, ANIMAL, PROXIMIDADE, REGIÃO, GARANTIA, INSPEÇÃO SANITARIA, QUALIDADE, ALIMENTOS.
  • SAUDAÇÃO, GESTÃO, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), INICIATIVA, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, INAUGURAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ABRANGENCIA, GABINETE ODONTOLOGICO, PARQUE, FUNCIONAMENTO, ESCOLA PUBLICA, ENSINO, MEIO AMBIENTE.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da orador.) - Muito obrigado, Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje quero fazer uma homenagem especial a Boa Vista, capital do Estado de Roraima. A capital dos roraimenses foi fundada no ano de 1890. Portanto, neste 9 de julho, a capital do nosso Estado completa 119 anos.

            Quero fazer uma homenagem à cidade que foi o primeiro povoamento de Roraima com características urbanas e que hoje é a maior cidade de nosso Estado. Hoje Boa Vista é uma cidade plana, arejada, que impressiona pelo traçado moderno e pela sua urbanização. Sem falsa modéstia, quem vê a cidade do alto, percebe suas avenidas largas que convergem para o centro, lembrando a majestosa cidade de Paris.

            Esse projeto foi idealizado pelo arquiteto Alexandre Dernusson, professor da Universidade Federal Fluminense em 1945/1946, e é completado por um dado agradável: Boa Vista tem poucos prédios altos, o que facilita a circulação do vento.

            A Freguesia de Nossa Senhora do Carmo foi elevada á categoria de Município com o nome de Boa Vista do Rio Branco, pelo Governador do Amazonas Augusto Ximeno de Villeroy. O Município foi instalado em nome do Governador do Amazonas pelo Capitão Fábio Barreto Leite, em 25 de julho de 1890. O primeiro Prefeito de Boa Vista foi o Coronel João Capistrano da Silva Mota, que é meu tetra avô.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como é de conhecimento de todos, faz muito calor em Roraima. A temperatura média anual em Boa Vista é de quase 30 graus, mas posso dizer que temos a felicidade de ter os ventos de Roraima para trazer uma boa circulação de ar para a cidade e dar uma sensação agradável, apesar da alta temperatura.

            Toda madrugada a cruviana, que é um vento forte e frio que ocorre na madrugada - trata-se da uma lenda indígena: a cruviana - que ventila Boa Vista, ventila os nossos lavrados, ventila as nossas serras. Além disso, Boa Vista é a única capital brasileira situada no Hemisfério Norte da Terra.

            Sr. Presidente, quero destacar aqui que, desde que fui eleito, tenho concentrado esforços para levar recursos e conseguir melhorar a vida da gente do meu Estado, principalmente de quem vive em Boa Vista.

            Como exemplo, quero dizer que em breve começarão as obras do Hospital que atenderá a zona oeste da capital, local onde hoje não existe nenhum hospital público.

            Também estou conseguindo a liberação de verbas federais para a construção de seis grandes creches em Boa Vista. Uma já está em fase de conclusão, as outras cinco estão em fase de apresentação do projeto. O objetivo é facilitar a vida da mãe trabalhadora, que terá um local seguro com profissionais adequados para deixar o seu filho enquanto ela trabalha.

            Também estamos desenvolvendo várias ações que irão beneficiar o agricultor que vive nas cercanias da capital, como por exemplo, a construção de um abatedouro para pequenos animais. Esse abatedouro fará com que a carne que chega à mesa dos boavistenses seja realmente de ótima qualidade e com inspeção sanitária.

            Boa vista, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, é uma cidade viva! São os roraimenses que a tornam uma cidade especial. E é por eles que trabalho aqui nesta Casa.

            Quero parabenizar, mais uma vez, a minha capital pelos 119 anos de sua criação e também o seu Prefeito Iradilson Sampaio pela gestão séria e competente que vem desenvolvendo na cidade. Essa semana, ele resgatou uma dívida histórica com um dos primeiros professores de Roraima, Professor Elói, que inclusive construiu uma escola no quintal de sua casa, onde dava aulas particulares. Quem podia pagar pagava; quem não podia não pagava. O Professor Elói foi homenageado com a inauguração de uma escola de qualidade excepcional, com todas as áreas necessárias para uma escola, inclusive com gabinete odontológico. Também inaugurou um parque onde vai funcionar uma escola de educação ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente, que é o Parque dos Papagaios. Tudo isso em comemoração aos 119 anos da cidade.

            Quero desejar mais sucesso para todos nós que pertencemos a essa história da nossa querida Boa Vista.

            Muito obrigado, Presidente Mão Santa.

            Era isso que queria dizer.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2009 - Página 31097