Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso hoje, 9 de julho, dos 119 anos de fundação da cidade de Boa Vista, capital de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso hoje, 9 de julho, dos 119 anos de fundação da cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2009 - Página 31319
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REITERAÇÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, POPULAÇÃO, ELOGIO, EVOLUÇÃO, CIDADE.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Senador...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª, Senador Paulo Paim, será atendido na força do Regimento.

            Pela ordem, Mozarildo.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Queria pedir a V. Exª a minha inscrição para uma comunicação inadiável.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª está inscrito para comunicação inadiável.

            Pela ordem, Senador Roberto Cavalcanti, que é do PRB, Partido do Vice-Presidente da República.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado pela referência ao nosso PRB, que é o Partido do nosso Vice-Presidente e do meu Líder, Senador Marcelo Crivella.

            Serei rápido, bastante rápido. É só uma convocação e um convite do Governo do Estado da Paraíba no sentido de que amanhã acontecerá no nosso Estado, especificamente na cidade de João Pessoa, o XI Fórum dos Governadores do Nordeste. A Paraíba terá o maior prazer em receber a todos e receberá os Governadores do Nordeste, para discutir os problemas da região.

            Em sequência, haverá a 6ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. V. Exª, como nordestino, sabe da importância da Sudene e da importância do ressurgimento da Sudene. Essas reuniões do Conselho Deliberativo da Sudene estão proporcionando que a Sudene, pouco a pouco, volte a ter a grandeza que teve tempos atrás, da qual V. Exª é testemunha e a família de V. Exª é testemunha, por meio de um trabalho precioso naquela Casa do Dr. Paulo de Tarso e de toda aquela equipe. Deve-se lembrar sempre que a Sudene foi muito injustiçada tempos atrás, porque, na verdade, o trabalho da Sudene foi fantástico. As pessoas que lá trabalhavam davam tudo de si, davam a alma, amavam aquela casa. A casa teve o seu nome muito desrespeitado historicamente pelo País.

            Então, é momento de fortalecermos a Sudene e, amanhã, através dessa reunião do Conselho Deliberativo, é o momento em que o Nordeste tem de se dar as mãos e lutar para que a Sudene seja reerguida da forma que V. Exª, como Governador do Estado do Piauí, teve oportunidade de conhecer.

            Era esse o nosso comunicado.

            Muito obrigado pela tolerância do tempo.

 

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - O Senador Roberto Cavalcanti faz-nos lembrar Juscelino Kubitscheck, o estadista que foi Senador da República e sacado daqui. Foi injustiçado e cassado; hoje é idolatrado na nossa democracia. Ele imaginou um tripé: no sul, ele colocou as indústrias que estão aí, as indústrias automobilísticas, as indústrias de aeronaves, as indústrias de tratores; no centro do País, ficou Brasília, integrando e mudando; e no Norte e Nordeste, ele criou as superintendências de desenvolvimento para diminuírem a desigualdade de riqueza: Sudene e Sudam. Ambas estão debilitadas, e a desigualdade aumentou.

            Senador Mozarildo, antigamente, quando eu era Deputado Estadual, eu ouvi um líder, João Lobo, que foi Senador, dizer que a diferença de renda era quatro vezes da maior para a menor. E hoje é oito vezes. A maior é Brasília, esta ilha da fantasia, e as cidades do Maranhão e do Piauí - oito vezes a diferença.

            Com a palavra, para uma comunicação inadiável, o Senador Mozarildo Cavalcanti, que representa Roraima, a classe médica e a sociedade maçônica deste Brasil em nosso Senado.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, que com o brilhantismo e a gentileza de sempre preside esta sessão de hoje, anteontem, fiz já um pronunciamento registrando os 119 anos de Boa Vista, a capital do meu Estado, cidade onde nasci e vivi até meus 15 anos, portanto, a infância e parte da adolescência. Depois, tive de sair para estudar em Belém, formei-me médico. Voltei para Boa Vista e cliniquei lá durante 15 anos. Depois enveredei pela política: Deputado Federal, Deputado Federal Constituinte e Senador, já no segundo mandato. Eu quero, portanto, fazer esse registro no dia em que a cidade faz 119 anos e abraçar, na figura do Prefeito Iradilson Sampaio e da Vice-Prefeita Suely Campos, todos os boa-vistenses, homens, mulheres, crianças que vivem naquela cidade, nascidos lá ou que para lá foram atraídos pelas oportunidades que tem. Realmente, fico muito feliz em ver a minha cidade, a cada dia que passa, encaixando-se mais nos padrões de cidades modernas, embora seja uma cidade de porte médio.

         Repito, fico feliz ao cumprimentar o Prefeito Iradilson porque ele tem administrado com seriedade a cidade, o Município, com todas as dificuldades que passou com a redução de FPM e com dívidas que já estavam acumuladas. Mas eu tenho certeza de que um homem como ele, um nordestino que, como o meu pai, escolheu viver lá em Boa Vista, vai fazer todo o esforço para que a nossa capital, ao final do seu mandato, esteja ainda melhor.

            O meu pai também foi prefeito daquela cidade em duas ocasiões e eu tenho muito orgulho disto e do fato de que Boa Vista completa seus 119 anos como uma cidade moderna, onde existe uma universidade federal com cerca de 29 cursos superiores e um instituto federal de ensino tecnológico com vários cursos superiores, além do ensino profissionalizante. Essas duas instituições, para minha honra, foram frutos de um projeto de lei meu, quando Deputado Federal.

            Fora isso, já temos uma universidade estadual e uma universidade virtual, quer dizer, uma é presencial e a outra é virtual, criada pelo falecido ex-Governador Ottomar, e várias, mais de seis instituições de curso superior.

            Portanto, hoje, nosso Estado detém, em termos de correlação entre universitário e população, a maior correlação de universitário/população, isto é, temos mais universitários por habitantes do que qualquer outro Estado do Brasil. Para um Estado que é o menor em população, o mais distante dos centros de decisão deste País, realmente, foi um grande avanço. E agora nós esperamos que, ultrapassada essa fase renhida de demarcações de terras indígenas, de reservas ecológicas, que representam 60% do meu Estado, somadas, mais as áreas institucionais, nós estamos agora partindo para uma fase já de institucionalização de fato da nossa área, inclusive do próprio Município de Boa Vista. Tenho certeza de que vamos viver um futuro melhor, um presente mais adequado.

            E termino, Sr. Presidente, abraçando todas as pessoas, amigas, familiares e toda a população de Boa Vista por esses 119 anos, hoje comemorados. Lá, hoje é feriado, mas nós estamos aqui para dizer que nos orgulhamos muito de ter nascido naquela cidade, de ter casado com uma filha daquela cidade, de ter tido os filhos lá e de continuar com o coração, de fato, com muito amor a Boa Vista.

            Espero que possamos comemorar muito, a cada ano, com muito progresso para aquela cidade.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2009 - Página 31319