Discurso durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Declara que o Democratas suspende a obstrução em nome da instalação da CPI da Petrobrás.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Declara que o Democratas suspende a obstrução em nome da instalação da CPI da Petrobrás.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2009 - Página 30665
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, PLENARIO, PROTESTO, AUSENCIA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PARCERIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, SUBSTITUIÇÃO, MEMBROS, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, PACIFICAÇÃO, REGISTRO, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, BANCADA, OPOSIÇÃO, ATENDIMENTO, ACORDO, AMBITO, COMISSÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), SUSPENSÃO, OBSTACULO, VOTAÇÃO.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria deixar claro o seguinte: o meu Partido anunciou e cumpriu que entraria em obstrução, na medida em que a CPI da Petrobras não fosse instalada.

            Tivemos uma reunião hoje, nós Democratas, com o PSDB e decidimos, em nome do entendimento, em nome da cordialidade das relações, apresentar um requerimento de solicitação a V. Exª para que deixasse os Líderes do PMDB e do PTB mais confortáveis. Certamente S. Exªs indicaram membros que não são afeitos a investigações, não se sentem confortáveis com as investigações, porque o Senador Paulo Duque já foi a duas reuniões, às quais eu compareci, e outros membros indicados pelo PMDB e PTB não foram. Eu quero crer que não foram porque não têm perfil adequado à investigação, Senador Jayme Campos. Então, não vamos forçar essas pessoas a participar.

            O que está se propondo? Nós levantamos uma obstrução, nós Democratas. Agora, queremos entregar a V. Exª a tarefa de pacificar: ou V. Exª pacifica o PMDB e o PTB ou V. Exª recebe a atribuição de indicar os membros, porque nós estamos abrindo mão de tudo. O Senador Arthur Virgílio falou: abre mão da CPI do Dnit, abre mão da relatoria da CPI das ONGs. Eu tenho certeza absoluta de que o Senador Heráclito Fortes, que aqui está e deve se manifestar, concordará com a indicação de um membro da base governista para ser Relator da CPI das ONGs.

            Nós estamos levantando a obstrução, tudo para dar uma satisfação à opinião pública do cumprimento do nosso dever de partido de oposição, que é o de fiscalizar. Se não nos derem essa oportunidade, nós não teremos outro caminho que não seja o de radicalizar. Nós estamos dando todas as provas e manifestações de busca de entendimento para cumprirmos o nosso dever que é, em sendo partido de oposição, fiscalizar - não estamos nem denunciando, as denúncias vêm da imprensa toda -, apurar responsabilidades para entregar ao País uma Petrobras melhor do que aqui está hoje.

            Então, o que nós estamos querendo? O Senador Romero Jucá disse e repetiu: da parte do Governo - e Governo eu entendo PMDB, PTB, PT, ele está de acordo em que se resolve encerrar a CPI do Dnit - e aqui quero cumprimentar o Senador Mário Couto pelo gesto de desprendimento. Se o Senador Heráclito Fortes está disposto a nomear alguém da base do Governo para a relatoria da CPI das ONGs, não cabe, na minha cabeça, em busca do entendimento na Casa, das boas relações na Casa, não se instalar essa CPI imediatamente.

            Quero fazer um apelo a V. Exª, declarando que nós estamos suspendendo a obstrução, estamos dispostos a votar as medidas provisórias que estão na pauta, votar os empréstimos que estão colocados, votar as autoridades. Agora, em nome de uma coisa que é obrigação nossa: instalar a CPI de Petrobras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2009 - Página 30665