Discurso durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra que o Reitor da Universidade Federal do Amazonas, Dr. Hildembergue Ordozgoith de Frota, transmitiu o posto a sua sucessora Dra. Márcia Perales Mendes Silva, com a posse do novo vice-reitor da UFAM, Dr. Hednaldo Narciso Lima.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Registra que o Reitor da Universidade Federal do Amazonas, Dr. Hildembergue Ordozgoith de Frota, transmitiu o posto a sua sucessora Dra. Márcia Perales Mendes Silva, com a posse do novo vice-reitor da UFAM, Dr. Hednaldo Narciso Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2009 - Página 30780
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REGISTRO, DEMOCRACIA, PROCESSO, ELEIÇÃO, ELOGIO, GESTÃO, EX-CHEFE, REITORIA, TRABALHO, MODERNIZAÇÃO, AREA, ADMINISTRAÇÃO, ENSINO, PESQUISA, BUSCA, CUMPRIMENTO, FUNÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO AMAZONICA, REITERAÇÃO, AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, PAI, ORADOR, DENOMINAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, AUTORIA, PROJETO DE LEI, FEDERALIZAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Reitor da Universidade Federal do Amazonas, ao longo dos quatro últimos anos, o Professor Doutor Hidembergue Ordozgoith da Frota transmitiu o posto, nesse final de semana, a sua sucessora, a Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva. Na mesma oportunidade, tomou posse também o novo Vice-Reitor da UFAM, Professor Doutor Hedinaldo Narciso Lima.

            À Reitora que assume desejo - e esse desejo é de todo o Amazonas -inteiro êxito na condução da instituição, para que possa prosseguir sua exemplar ascensão no cenário do ensino superior brasileiro.

            Acompanhei de perto a operosa gestão do Professor Hidemberg à frente da UFAM. Esta que foi a primeira Universidade criada no País teve avanços significativos nesses últimos anos na modernização administrativa e, sobretudo, na área de ensino e pesquisa.

            Plantada em plena selva amazônica, a Ufam tem tudo a ver com o Estado do Amazonas e, também, claro, com a nossa mais estratégica região.

            Não me foi possível comparecer à solenidade e, por isso, enviei mensagem ao Professor Hidemberg reafirmando meu pensamento sobre o seu trabalho. Destaquei, ao lado do reconhecimento pela obra ali desenvolvida e destaco, para resumir essa dedicação, qualidade de administrador daquele ilustre Mestre, que olha e planeja o amanhã.

            Essa é a grata realidade que extraio dos quatros anos de mandato do Professor Hidemberg. Só isso seria suficiente para enaltecer a gestão do Reitor. Estou convicto de que essa visão é fundamental, pois uma instituição de ensino superior plantada no Amazonas necessariamente precisa incluir em suas metas o cumprimento rigoroso do papel que lhe está reservado. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a Ufam jamais poderia ficar alheia à pesquisa científica, como requer a Amazônia.

            Pessoalmente, hei de guardar para a perenidade a gratidão pelo seu gesto tão generoso, mas, ao mesmo tempo, de resgate à memória de meu pai, que, no cenário parlamentar, logrou inscrever a antiga e pioneira escola de Manaós - que era a grafia antiga da cidade de Manaus - no rol das universidades federais.

            Foi na gestão do Professor Hidemberg que o campus da Ufam passou a denominar-se o Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Além de homenagem, a iniciativa tem o significado de resgate da memória do Parlamentar, meu saudoso pai, autor do projeto de lei que resultou na federalização da Ufam.

         Estou certo de que, ao passar ao lado pelo campus da Ufam, na minha alma e no coração, sentirei gratidão por gesto tão significativo como o aqui lembrado, de grandeza, de reconhecimento e, evidentemente, de cidadania.

            Encerro, cumprimentando o Professor Hidemberg, pelo muito que fez em favor da nossa Ufam e desejando à nova Reitora todos os êxitos, todas as vitórias, que serão vitórias do povo amazonense. Aos novos dirigentes todos, deixo consignados os melhores votos de êxito igualmente, o que certamente ocorrerá.

            Finalizo, Sr. Presidente, dizendo que houve uma eleição muito bonita, com pessoas muito valorosas disputando o comando da Universidade Federal do Amazonas. A professora Márcia Perales, a vencedora; o professor Nelson Fraiji, que foi médico do meu pai e homem de um valor científico extraordinário; o professor Sylvio Puga, que é talvez a liderança emergente mais vigorosa no cenário da Universidade Federal do Amazonas; e o professor Gilson Monteiro. Ou seja, quatro figuras do melhor calibre moral, intelectual, disputaram a direção da Ufam, e venceu pelo voto - e isso é legítimo - a professora Márcia Perales, a quem volto a desejar todos os êxitos à frente dessa Universidade que foi fundada, refundada por projeto de iniciativa do Deputado Federal, depois Senador, Arthur Virgílio Filho, meu pai, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2009 - Página 30780