Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa do Governador Ivo Cassol apontado como responsável pela invasão da Hidrelétrica de Jirau por produtores rurais.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA FUNDIARIA.:
  • Defesa do Governador Ivo Cassol apontado como responsável pela invasão da Hidrelétrica de Jirau por produtores rurais.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2009 - Página 32414
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA FUNDIARIA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, VEREADOR, MUNICIPIO, GUAJARA-MIRIM (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • DEFESA, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), ACUSAÇÃO, RESPONSABILIDADE, IMPEDIMENTO, CONSTRUÇÃO, USINA, MUNICIPIO, PORTO VELHO (RO).
  • ESCLARECIMENTOS, DESCUMPRIMENTO, GOVERNO FEDERAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), PRESIDENTE, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ACORDO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), COMPENSAÇÃO, AREA, RESERVA FLORESTAL, ASSENTAMENTO RURAL, FAMILIA, PEQUENO PRODUTOR RURAL.
  • REGISTRO, CHEGADA, DOCUMENTO, SUBSCRIÇÃO, REPRESENTANTE, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, ENDEREÇAMENTO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), GARANTIA, COMPROMISSO, GOVERNO FEDERAL.
  • EXIGENCIA, RESPEITO, GOVERNADOR, POPULAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Antes de entrar no assunto, Sr. Presidente, eu gostaria de primeiro agradecer a V. Exª, parabenizar V. Exª por estar chamando aqui os Líderes para que possamos realmente decidir sobre esta questão da Comissão de Ética e votarmos, começarmos a votar as matérias que estão paralisadas na Mesa.

            Sr. Presidente, eu gostaria de registrar aqui a presença dos Vereadores do Município de Guajará-Mirim que estão na nossa galeria. Ontem, quando citei aqui o Vereador Célio e o Vereador Guerard de Castro, deixei de citar o Vereador Galêgo, grande liderança também do Município de Guajará-Mirim. O Vereador Serginho está presente também. O Vereador Quintão, o Vereador Mário Sérgio e o Vereador Paulo Nébio. Praticamente toda a Câmara de Vereadores, Sr. Presidente, está aqui representada, juntamente com o Prefeito. Vieram aqui para a Marcha dos Prefeitos do Brasil.

            Sr. Presidente Senador Mão Santa, agora há pouco, mais uma vez, muitas injúrias foram levantadas novamente contra o Governador Ivo Cassol, contra o Governador do meu Estado.

            Assumi o compromisso com a população de Rondônia de que eu não permitiria que isso acontecesse aqui. Assim que viesse para cá, assim que colocasse os pés nesta Casa eu não permitiria que falassem palavras jogadas em vão, falácias, coisas que não são verídicas, que não são verdadeiras, contra o meu Estado e, principalmente, contra o Governador Ivo Cassol.

            Agora, querem acusar o Governador Ivo Cassol de ser o responsável pela invasão de mais de mil pessoas que, desde ontem, tomaram como posse a construção da Usina de Jirau. E não estão permitindo que isso aconteça, Sr. Presidente, por causa do compromisso entre o Governo Federal, o Ministro Minc e o Presidente do Ibama com os nossos pequenos produtores da Reserva de Bom Futuro. Simplesmente não cumpriram. É um documento assinado pelo Ministro Minc, pelo Rômulo, Presidente do Ibama, e que não tem validade nenhuma, Sr. Presidente. É a troca de duas áreas. Ora, se se pode invadir uma área para a construção de uma usina, por que não se pode ter uma área para assentamento? Essa é a briga do Governador Ivo Cassol. Essa é a defesa do Governador Ivo Cassol. Quando veio a Brasília, sentou-se com praticamente toda a equipe da Ministra Dilma, para que pudéssemos fazer essa compensação da área. É lógico que nós queremos a usina. Eu disse ontem desta tribuna. Mas nós também não queremos ficar com um problema social pendurado num prego, Sr. Presidente. Nós queremos resolver também os problemas sociais do nosso Estado.

            Hoje acaba de chegar mais um documento assinado agora pela Drª Erenice, representando a Ministra Dilma, enviado ao Governador Ivo Cassol, em que assume praticamente os mesmos compromissos que já foram feitos e assumidos com o Ministro Minc e com o Presidente do Ibama, Dr. Rômulo.

            Sr. Presidente, o povo de Rondônia não pode ser feito de palhaço, o povo de Rondônia não pode ser tratado como mercadoria de troca, o povo de Rondônia tem que ser respeitado, Sr. Presidente.

            Nós não podemos simplesmente, por uma política de não se cumprir acordos aqui no Governo Federal, jogar o povo para segundo, terceiro ou quarto plano, ou sei lá qual é o plano do Governo Federal para com o povo do nosso Estado.

            Eu não permito isso. Quando alguém usar esta tribuna para falar do meu Estado, que seja para falar a verdade. Eu poderia usar esta tribuna plenário, Sr. Presidente, para levar muitas coisas para o nosso Estado. Nós precisamos ainda resolver o problema da transposição; nós precisamos resolver o problema da BR-364; nós precisamos resolver o problema do anel viário de Ji-Paraná; nós precisamos resolver o problema da 425, que liga o Município de Guajará-Mirim; nós precisamos resolver o problema do Município de Pimenta Bueno, duas obras inacabadas - iniciadas e paralisadas; nós precisamos resolver o problema ainda da BR-429! Quando usarem a tribuna deste Senado, que o façam em defesa do povo de Rondônia.

            Se o Governador tivesse incentivado - o que não fez; parabéns ao Governador Ivo Cassol -, certamente estaria defendendo os interesses daquelas pessoas menos favorecidas, que é o povo do nosso Estado.

            Entre a construção de uma usina - torno a dizer - e a solução de problemas sociais do meu Estado, que se resolvam os problemas sociais do meu Estado, porque, com a usina, Sr. Presidente, nós vamos resolver o problema de energia não só para o meu Estado, mas também do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, enfim dos grandes centros.

            A única coisa que eu peço aqui e exijo é respeito com o povo do meu Estado, respeito com quem está trabalhando, respeito com quem está transformando o Estado de Rondônia. É um campo de obra o nosso Estado, os quatro cantos do meu Estado! Senador Mão Santa, se V. Exª, que já esteve lá, voltar a Rondônia, vai ver o quanto o Governador Ivo Cassol está transformando em obras o meu Estado. É por isso que não permito que façam injustiça nem com ele nem com o povo do meu Estado!


Modelo1 5/6/243:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2009 - Página 32414