Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. no Simpósio Internacional sobre Estrutura Eletrônica, na Politécnica da Universidade do Estado de São Paulo-USP. Exaltação ao modelo educacional à distância, adotado no Estado do Amazonas.

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro da participação de S.Exa. no Simpósio Internacional sobre Estrutura Eletrônica, na Politécnica da Universidade do Estado de São Paulo-USP. Exaltação ao modelo educacional à distância, adotado no Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2009 - Página 32718
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SIMPOSIO, AMBITO INTERNACIONAL, INFRAESTRUTURA, ELETRONICA, REALIZAÇÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), OPORTUNIDADE, APRESENTAÇÃO, MODELO, ENSINO, DISTANCIA, APLICAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ISOLAMENTO, CAPITAL DE ESTADO, FALTA, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIOS, AGRAVAÇÃO, PROBLEMA, EDUCAÇÃO, POPULAÇÃO, INTERIOR, EXCLUSIVIDADE, OPÇÃO, ENSINO, DISTANCIA.
  • ELOGIO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), CRIAÇÃO, SISTEMA, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, TRANSMISSÃO, AULA, TELEVISÃO VIA SATELITE, PARTICIPAÇÃO, PROFESSOR TITULAR, PROFESSOR ASSISTENTE, ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO, CORREÇÃO, ATIVIDADE EDUCATIVA, ALUNO, MUNICIPIOS, CAPITAL DE ESTADO, COMUNIDADE INDIGENA, SAUDAÇÃO, REITOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, pelas palavras de estímulo para a continuidade dos nossos trabalhos nesta Casa.

            Sr. Presidente, amanhã participarei do Simpósio Internacional sobre Infraestrutura Eletrônica, com participação de tomadores de decisão da Europa, Estados Unidos e América Latina, que está sendo realizado na Politécnica da USP, Universidade do Estado de São Paulo. E lá, Sr. Presidente, destacarei um modelo de ensino a distância aplicado ao Estado do Amazonas intitulado Sistema Presencial Mediado por Tecnologia. Aproveito, Sr. Presidente, algumas informações da Universidade do Estado do Amazonas, para falar um pouco deste Sistema.

            O Estado do Amazonas possui cerca de 3,5 milhões de habitantes vivendo numa área de 1.570.745 Km², sendo que 2 milhões vivem na cidade de Manaus. Vale a pena observar que, retirando a população de Manaus, tem-se uma densidade demográfica de apenas um habitante por quilômetro quadrado.

         Manaus é uma cidade-estado, com muitos problemas, como qualquer outra cidade do mundo, mas com alguns bem particulares, como, por exemplo, o isolamento do restante do País. Por outro lado, os Municípios do Estado são muito grandes, como, por exemplo, São Gabriel da Cachoeira, que ocupa uma área de 112.000 Km², com uma população, em sua maioria indígena, de 30 mil habitantes.

            Como não possuímos estradas ligando os Municípios, o rio é a principal via de transporte e o barco é o principal meio de transporte. As cidades distam de Manaus, em média, 15 dias de barco, no inverno, à época das chuvas; no verão, como alguns rios perdem a navegabilidade, somos obrigados a abandonar as rotas mais curtas para utilizar outras rotas, tornando a viagem mais longa, em geral, dobrando o tempo de percurso, de 15 dias para 30.

            O problema, Sr. Presidente, a ser enfrentado: como educar a população do interior do Estado do Amazonas?

            Aqui vamos deixar de lado outras considerações importantes sobre levar educação para o interior do Estado. Vamos supor que a educação que vai ser levada proporcionará mais felicidade e prosperidade para os nossos “caboclos”.

            Pelo exposto acima, um grande problema para disseminar a educação para o interior do Estado é o tamanho do Estado do Amazonas. Então, para nós, o ensino a distância não é apenas uma das possibilidades de prover a nossa população com um ensino de qualidade. É, na verdade, a única opção.

            Alguns modelos de ensino a distância foram desenvolvidos no Estado e novos estão sendo propostos. Aqui vamos apresentar um desses modelos, um modelo que alcançou muito sucesso. É o Sistema Presencial Mediado por Tecnologia.

            Sr. Presidente, a Universidade do Estado do Amazonas, no ano de 2002, por meio do Programa de Formação e Valorização dos Profissionais de Educação (Proformar), criou o que hoje é chamado de Sistema Presencial Mediado por Tecnologia. Nele, a transmissão das aulas é feita em tempo real, via satélite, por intermédio de televisores, por professores denominados titulares, para salas de aula remotas, onde em cada sala há um professor auxiliar denominado assistente, o que, de certa forma, o diferencia do ensino a distância propriamente dito, uma vez que o ensino não se torna unidirecional, já que esse professor assistente também elabora, aplica e corrige atividades didáticas para os alunos.

            Sr. Presidente, o número dos Municípios envolvidos são 13, porque incluímos aí a capital e temos 12 Municípios mais distantes, como, por exemplo, Boca do Acre, Carauari, Coari, Careiro Castanho, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira e, já falei, a capital Manaus.

            As comunidades alcançadas, Sr. Presidente, veja a importância desse sistema: comunidades indígenas, como a comunidade de Uruaha, Yanomami, Bares, Tikunas e Mura, comunidades do alto rio Negro e comunidades do Purus.

            Alguns desafios do curso é a logística para o envio do material de apoio ao curso, acesso aos Municípios, tanto no período da vazante quanto de cheia.

            Portanto, Sr. Presidente, gostaria, neste momento, de parabenizar a iniciativa, que obteve resultados positivos, tendo formado alunos nesses Municípios, ressaltando que, sem esse sistema, esses alunos não teriam jamais a oportunidade de acesso algum à educação, em razão do difícil acesso às suas respectivas comunidades.

            Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento integral do meu Estado, não se concentrando apenas na Capital, ao mesmo tempo em que também oferece a ampliação de oferta de mão de obra qualificada, com geração de oportunidades para que esses alunos possam também se fixar em suas localidades, encontrar meios dignos de manutenção, sem ter que derrubar a floresta. Mesmo aqueles que decidem emigrar para outras cidades sairão mais bem preparados para o mercado de trabalho.

            Portanto, Sr. Presidente, eu quero finalizar, parabenizando a Professora Drª Marilene Corrêa, Reitora da Universidade do Estado do Amazonas, toda a sua equipe de professores e técnicos que tocam esse projeto fantástico, relacionado à educação à distância do Estado do Amazonas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2009 - Página 32718