Discurso durante a 121ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimento ao Hospital Santa Lúcia pelo atendimento recebido dos médicos e funcionários, quando S.Exa. foi acometido por uma crise de apendicite.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Agradecimento ao Hospital Santa Lúcia pelo atendimento recebido dos médicos e funcionários, quando S.Exa. foi acometido por uma crise de apendicite.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2009 - Página 34072
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, AGRADECIMENTO, HOSPITAL, MEDICO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), ATENDIMENTO, ORADOR, EMERGENCIA, CIRURGIA, COMENTARIO, HISTORIA, INSTITUIÇÃO HOSPITALAR, QUALIDADE, ATUAÇÃO, CAPITAL FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar, da tribuna do Senado Federal, os meus mais sinceros agradecimentos aos médicos e funcionários do Hospital Santa Lúcia daqui de Brasília, que me trataram no mês passado, quando fui cometido por uma crise de apendicite.

Surpreendido por uma dor inesperada, à noite, eu me dirigi àquele hospital em busca de socorro. Detectado logo o problema, fui imediatamente operado e me recuperei num prazo muito curto.

Por tudo isso, eu quero deixar registrado aqui o meu reconhecimento aos Drs. José do Patrocínio Leal, diretor presidente daquele hospital; Cícero Henrique Dantas Neto, diretor técnico; Roland Costa Montenegro, cirurgião e diretor assistente; e Paulo Rodrigues, médico assistente.

Ao longo de minha vida pública, tenho me dedicado sempre com grande interesse aos debates em torno da políticas públicas de saúde. Julgo que o Brasil nunca deu nem dá ainda um tratamento condigno à maioria dos seus cidadãos acometidos por alguma moléstia. Tradicionalmente, o Estado investe pouco em saúde, um setor que, como sabemos todos, exige recursos elevados.

No entanto, eu tenho certeza de que os médicos brasileiros, que estão classificados entre os melhores do mundo, dão sempre o melhor de si quando chamados a agir. Foi isso o que constatei no Hospital Santa Lúcia de Brasília, uma das mais respeitáveis entidades de saúde do Distrito Federal. A idéia de sua criação surgiu em 1963, quando na recém-inaugurada capital do País jovens médicos uniram-se para planejar o primeiro Hospital da rede privada de Brasília. Em 25 de novembro daquele ano foi lançada a pedra fundamental para a construção da Casa de Saúde Santa, que seria inaugurada em 8 de dezembro de 1966 pelo então Governador do DF, Plínio Catanhede.

Depois de mais quatro décadas de bons serviços, o Hospital Santa Lúcia é reconhecido pela qualidade do seu corpo clínico e pelas suas equipes de excelência, formadas por profissionais renomados, com vasta experiência em todas as áreas da Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, conforme tive ocasião de constatar pessoalmente, durante o período da minha internação naquela casa.

O Hospital Santa Lúcia mantém mais de 30 clínicas dedicadas a diversas especialidades médicas, como quase 300 leitos para internação, sendo portanto uma das maiores organizações médicas de Brasília.

Concluo este breve registro expressando mais uma vez minha gratidão pelo atendimento recebido dos médicos e funcionários do Hospital Santa Lúcia.

Muito obrigado.


Modelo1 5/17/242:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2009 - Página 34072