Fala da Presidência durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal

Defesa da atuação Mesa Diretora do Senado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Defesa da atuação Mesa Diretora do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2009 - Página 31323
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • VALORIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO, MESA DIRETORA, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MEMBROS, CONDUTA, CRISE, DENUNCIA, RECEBIMENTO, AUXILIO, POLICIA FEDERAL, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), MINISTERIO PUBLICO, REGISTRO, LICENÇA, PATRICIA SABOYA, SENADOR, SECRETARIA, INGRESSO, CESAR BORGES, CONGRESSISTA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Este é o Senador Papaléo Paes. Pela sua firmeza como Senador, foi vítima de acusações indevidas, infundadas e imorais, pelo que lhe prestamos solidariedade. Este é o Senado da República. Esta é a melhor Mesa Diretora na história dos 183 anos desta instituição.

            Professor Cristovam Buarque, o Presidente é o José Sarney. Eu sou integrante da Mesa e fui o segundo do PMDB indicado para dela fazer parte. Se eu me achasse com melhor competência, eu seria o presidente; mas ele tem mais experiência do que eu, por enquanto. E o PSDB mandou o seu melhor nome para este momento de crise, o nome mais puro, mais jovem e com experiência comprovada - governou, por duas vezes, Goiás: Marconi Perillo. Como Marco Maciel, um dos melhores vice-presidentes da história do Brasil, o Marconi Perillo é tido hoje como um dos melhores vice-presidentes na história do Senado. Serys Slhessarenko, essa encantadora professora, foi secretária de educação e o melhor nome do Partido dos Trabalhadores aqui no Senado. O 1º Secretário é o Senador Heráclito Fortes, invulgar experiência parlamentar, já foi líder do Governo Fernando Henrique e foi prefeito extraordinário da cidade de Teresina. O 2º Secretário é João Vicente Claudino, empresário, empreendedor vitorioso e foi meu Secretário de Indústria e Comércio. Não conheço ninguém que tenha mais zelo com a coisa pública do que João Vicente Claudino, com perspectivas invejáveis na política do Piauí e do Brasil. Eu, que represento o Piauí, de grandeza nesta Casa, representamos a figura de Petrônio Portella, um dos melhores Senadores dessa história, com austeridade, e a vida me permitiu ser secretário de saúde, prefeito, governar o Piauí e ser Senador da República. Patrícia Saboya, extraordinária mulher, que foi primeira-dama extraordinária, Deputada, Senadora sensível. Ela tirou licença e ingressa César Borges na equipe dirigente. César Borges é uma figura que simboliza - e temos aqui um filho genético de Antonio Carlos Magalhães - o melhor filho político de Antonio Carlos Magalhães, que foi, sem dúvida nenhuma, um dos melhores executivos do Brasil, não só de Salvador, na Bahia, mas do Brasil, quando no Ministério, e foi um dos melhores Senadores da história da República do mundo. Ele teve a coragem de presidir a CPI do Judiciário e mostrar ao País os “Lalaus” que se encontram na Justiça. Ainda temos o Senador Adelmir Santana, que é presidente do Sebrae e Senador; Cícero Lucena, ex-prefeito e extraordinário governador da Paraíba e, talvez, o melhor Ministro da Integração que já passou pela história do País; bem como Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, líder do PMDB.

            Esta é a Mesa Diretora do Senado, que não tem nada a ver com alguns escândalos que apareceram e nada a esconder. Pela primeira vez na história, chamou-se para nos ajudar a resolver, a atravessarmos o Mar Vermelho, a Polícia Federal, que está aqui. Chamou-se o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público.

            Então, este é o Senado da República. Se somos atingidos, é porque somos a instituição mais forte deste País, com sabedoria e representatividade popular. Somos o povo, somos filhos do voto e da democracia. E, se este País está na democracia, deve apenas ao Senado da República.

            Convidamos para usar da palavra, como orador inscrito, o Senador César Borges, que, além da sua brilhante atuação, representa o PR - Partido Republicano -, que lá, no meu Piauí, é muito forte. Xavier Neto, o Presidente; o Vereador da minha cidade, o brilhante Gerivaldo; e V. Exª engrandecem esse partido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2009 - Página 31323