Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a decisão do PSDB e dos Democratas de não votarem a LDO. Defesa do adiamento do recesso parlamentar, até que seja instalada a CPI da Petrobras.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Registra a decisão do PSDB e dos Democratas de não votarem a LDO. Defesa do adiamento do recesso parlamentar, até que seja instalada a CPI da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2009 - Página 31012
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • COMENTARIO, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CUMPRIMENTO, PROMESSA, VOTAÇÃO, PROJETO, REGULAMENTAÇÃO, MOTORISTA, TAXI, MOTOCICLETA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), COMPENSAÇÃO FINANCEIRA, POPULAÇÃO, VITIMA, INUNDAÇÃO, REGISTRO, OPOSIÇÃO, APRECIAÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), DEFESA, CONTINUAÇÃO, TRABALHO, SENADO, PERIODO, RECESSO, OBJETIVO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem.

            Sr. Presidente, eu gostaria de colocar muito claramente, diante do quadro de indefinições, que anunciei à Casa, em nome do meu Partido, que votaríamos a questão dos mototáxis hoje, e não vou quebrar a palavra. Para isso, temos que votar duas medidas provisórias. Agora, votadas as duas MPs e a matéria dos mototáxis, impõe-se, na minha opinião, a aprovação do nome do Procurador-Geral da República. Fora isso, eu gostaria de deixar claro, desde já, que o meu Partido, e evidentemente o Senador Arthur Virgílio falará pelo PSDB, não votará a LDO. De nossa parte, não haverá recesso, não haverá interrupção dos trabalhos até que a CPI da Petrobras seja instalada.

            Entendo que possa haver diferenças, divergências dentro da própria base do Governo, mas a nossa obrigação é ver a CPI da Petrobras instalada. E já foram feitas todas as aberturas, todos os gestos de boa vontade, de conciliação - foram anunciados ontem. Nós não podemos abrir mão de uma coisa, que é nossa obrigação: fiscalizar, investigar. É uma obrigação constitucional. De modo que eu queria deixar claro: votaremos as duas MPs, votaremos a lei que beneficia os mototaxistas e os motoboys, a indicação, se for o caso, do Procurador-Geral da República e não votaremos mais nada, muito menos a LDO. E de nossa parte, se não for instalada a CPI, não haverá recesso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2009 - Página 31012