Fala da Presidência durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal

Reivindica à ANAC a retomada dos voos entre as duas capitais São Luís e Teresina e do funcionamento do aerporto de Parnaíba, no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Reivindica à ANAC a retomada dos voos entre as duas capitais São Luís e Teresina e do funcionamento do aerporto de Parnaíba, no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2009 - Página 31442
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • BALANÇO, DIA, TRABALHO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, DEBATE, MANIPULAÇÃO, GOVERNO, PROMESSA, AEROPORTO INTERNACIONAL, ESTADO DO PIAUI (PI), RECLAMAÇÃO, AUSENCIA, LINHA AEREA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REIVINDICAÇÃO, RETORNO, TRANSPORTE AEREO REGIONAL, SUGESTÃO, INCENTIVO, ATUAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, ESTADO DO CEARA (CE).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Esse é José Nery, que defende a vida mais humana da Amazônia e ele revive aqui os princípios do primeiro ambientalista, Sófocles, que disse que, da natureza, muitas são as maravilhas, mas a mais maravilhosa é o ser homem.

            E, para terminar, nós queremos prestar conta que hoje este Senado da República trabalha e está funcionando, e bem. Há uma Mesa Diretora, com muita competência, muita eficiência, a devolver a credibilidade deste Senado da República. E eu quero dizer que, às 8h30 da manhã, ele já estava em atividade.

            Eu faço parte da Comissão de Infra-Estrutura, que é presidida pelo Senador ex-Presidente da República Fernando Collor, e o Vice-Presidente desta Comissão é o Senador de Minas Eliseu Resende, que já foi duas vezes Ministro deste País.

            E hoje nós tivemos uma audiência pública, atendendo requerimento do Senador Fernando Collor, Gim Argello e Francisco Dornelles, para debater sobre a modernização e expansão da infraestrutura aeroportuária e regulamentação dos transportes aéreos de passageiros. Foram convidados a Drª Solange Paiva Vieira, Diretora-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac; o Dr. Carlos Roberto Rebouças, Diretor dos aeroportos de Porto Seguro, Vitória da Conquista, Lençóis e Teixeira de Freitas, no Estado da Bahia; o Dr. Renato Flores, Professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas; e o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio da Silva, Presidente da Infraero.

            Queremos dizer, então, que estavam presentes todos que fazem parte da Comissão de Infraestrutura, e que eu e o Heráclito Fortes, Senadores piauienses, defendíamos interesses do Piauí. Primeiro, infelizmente, chegamos à conclusão de que o aeroporto internacional é uma mentira, uma farsa. Isso não existe no Piauí. E nós debatemos para conseguir recursos para o aeroporto de Teresina, que precisa de uma modernização, e os recursos são insignificantes para lá, como também a melhoria do tráfego aéreo do Piauí.

            No passado, tínhamos aeroclubes, que não existem mais, para a formação de pilotos de aviões. E, sobretudo, a grande lamentação do povo do Piauí, que também é a do Maranhão, é que, ao longo da nossa existência, sempre tivemos voo entre as duas capitais São Luís e Teresina.

            E, hoje, para irmos de Teresina a São Luís, os empresários ou pessoas de São Luís que queiram tratar um problema de saúde em Teresina, onde a medicina é muito avançada... A capital do Piauí tem quatro faculdades de medicina e a sua medicina, por excelência... Quando governamos aquele Estado, nós o colocamos na era dos transplantes. Hoje, fazem-se vários transplantes de órgãos na capital do Piauí pelos profissionais de medicina, com muita competência. Inclusive, transplantes de coração são realizados na capital do Piauí.

            Então, se um habitante de São Luís quiser fazer um transplante na capital Teresina, ele tem que vir para Brasília e ir de Brasília para Teresina. Se um empresário de Teresina quiser comercializar em São Luís, ele tem que vir de Teresina para Brasília, trocar de avião aqui e pegar um avião de Brasília para São Luís.

            Nós indagávamos à Drª Solange Paiva Vieira... O Senado existe para isso, para termos igualdade. Então, cada Estado, por menor que seja, tem três Senadores. Nós debatíamos como seria se os passageiros do Rio de Janeiro, para ir a São Paulo, tivessem que vir a Brasília e depois ir a São Paulo. É isso que a Anac está fazendo com os piauienses e os maranhenses. As duas capitais bem próximas, mais ou menos 400 quilômetros de distância uma da outra, durante toda a existência, desde que se iniciou o transporte aéreo, houve voos entre Teresina e São Luís. Atualmente, neste Governo, estão prejudicados tanto o Maranhão quanto o Piauí.

            Pedimos providências e demos até sugestão: em Fortaleza, existe uma empresa aérea, a TAF, de credibilidade, dirigida pela empresário Ariston, que, facilmente, poderia fazer logo uma linha de Fortaleza para Sobral, importante cidade e de grande poder econômico do Ceará; de Sobral para Parnaíba; de Parnaíba para Teresina; e de Teresina para São Luís, fazendo também o caminho contrário.

            Estaríamos diminuindo e minimizando o sofrimento e o intercâmbio, com grandes prejuízos no comércio e no entrelaçamento destas duas grandes capitais: São Luís e Teresina, quando propiciaria também o funcionamento do aeroporto de Parnaíba, para onde não há voo há muito tempo. É mentira esse negócio de aeroporto internacional. Não há mais nenhuma linha aérea pequena.

            Levamos esse problema à Drª Solange Paiva Vieira para minimizar esse momento de dificuldade no transporte aéreo, tanto em Parnaíba quanto em Teresina e em São Luís do Maranhão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2009 - Página 31442