Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contestação à nota divulgada nesta manhã pelo Presidente José Sarney, em referência a representação do PSOL.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Contestação à nota divulgada nesta manhã pelo Presidente José Sarney, em referência a representação do PSOL.
Aparteantes
José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2009 - Página 34762
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, NOTA OFICIAL, AUTORIA, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, TENTATIVA, DESVALORIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, SENADOR, ACUSADO, QUEBRA, DECORO PARLAMENTAR, DENUNCIA, FALTA, VERDADE, DOCUMENTO, JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, VINCULAÇÃO, CONGRESSISTA, SERVIDOR, APRESENTAÇÃO, ORADOR, DADOS, COMPROVAÇÃO, IRREGULARIDADE, ATO, CARATER SECRETO, NOMEAÇÃO, EXONERAÇÃO, FAVORECIMENTO, PARENTE, EX-DIRETOR, DIRETORIA GERAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, venho aqui, em primeiro lugar, para contestar de forma veemente a nota divulgada, nesta manhã, pelo Senador José Sarney, tentando desqualificar a representação do PSOL.

            E sem dúvida, além do que protagonizou aqui o Senador Sarney, Presidente desta Casa, ontem, ao redigir uma nota tentando esclarecer algumas de suas afirmações, na verdade, considero que ele afirmou, de forma muito grave, e cria mais um fato que seria adequado para mais um processo por quebra de decoro parlamentar.

            Na manhã desta quinta-feira, o Senador José Sarney divulgou uma nota, da qual destacamos o seguinte trecho:

De fato, não conheço o Sr. Rodrigo Miguel Cruz, que trabalhava no gabinete da Senadora Roseana Sarney. É este que está relacionado na denúncia do PSOL, que se baseia em O Estado de S. Paulo. O genro do Sr. Agaciel Maia chama-se Rodrigo Luiz Lima Cruz e nem foi citado na representação.

           A bem da verdade, o Senador José Sarney faltou com a verdade.

           O PSOL não divulgou na representação o nome de um servidor que não estaria envolvido nos atos secretos. No texto da representação que ingressamos junto ao Conselho de Ética do Senado, no dia 30 de junho, pede a investigação por quebra de decoro parlamentar de José Sarney. Foi publicada, na verdade, a partir de uma lista de quinze nomes de pessoas ligadas a ele de alguma forma e que teriam sido beneficiadas com atos secretos. Consta, nesta lista, retirada na íntegra dos sites dos jornais Folha de S. Paulo e do O Estado de S.Paulo, o nome de Rodrigo Cruz. Exatamente consta na página 4 da nossa representação. Na página 3 da nossa representação há duas referências, em nota de rodapé, com os links dos sites, onde a lista poderia ser vista.

           No site do jornal O Estado de S. Paulo consta o nome de Rodrigo Cruz, que foi o servidor ligado ao ex-Diretor do Senado Agaciel Maia, e não Rodrigo Miguel Cruz, que trabalhou realmente no gabinete da ex-Senadora Roseana Sarney e é citado na nota divulgada pelo Presidente do Senado, José Sarney. Rodrigo Miguel Cruz não está na lista que foi divulgada pelos jornais que se referiam a atos secretos.

           Portanto, Presidente Sarney - é bom que V. Exª tenha chegado neste momento ao plenário -, quero dizer a V. Exª e afirmar aqui, com toda veemência, que o Sr. Rodrigo Cruz, que consta da representação do PSOL é o genro do Sr. Agaciel Maia, que foi funcionário do Senado nomeado e demitido através de ato secreto e que é a pessoa de quem o senhor foi padrinho de casamento eu acho que há mais ou menos noventa dias.

            Portanto, repudiamos a afirmação de que a representação do PSOL teria se referido ao Sr. Rodrigo Miguel Cruz, que trabalhou no gabinete da ex-Senadora Roseana. Portanto, afirmamos aqui a veracidade das informações que prestamos na nossa representação. Temos a certeza de que esse fato precisa ser esclarecido e que V. Exª, com certeza, prestará as informações necessárias para que não reste nenhuma dúvida sobre o que constou da nossa representação junto ao Conselho de Ética.

            No mais, Sr. Presidente, em relação à crise do Senado...

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - V. Exª me dá licença para um aparte?

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Com satisfação, com a permissão do Presidente.

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Lamento ter que voltar a este plenário, mas quero dizer que V. Exª não leu a representação do seu Partido...

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Li, sim.

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - ... porque está junta na representação do PSOL nesta página do estado.com.br especiais e escrito: Parlamentares José Sarney, Roseana Sarney, Epitácio Cafeteira e Delcídio Amaral.

Portanto, nesta relação não tem em nenhum lugar em que tivesse trabalhado o genro do Sr. Agaciel. E são essas pessoas que ela remete aqui: Roseana Sarney para Rodrigo Cruz. O link a que V. Exª se refere é que precisa ser examinado, porque apareceu hoje, e ele está na página três, quando o Sr. Rodrigo está na página quatro. Eu me utilizei para fazer esta nota do documento apresentado pelo PSOL na Comissão de Ética e não podia estar o genro do Sr. Agaciel porque nesta página apresentada pelo PSOL as pessoas que são relacionadas são: José Sarney, Roseana Sarney, Epitácio Cafeteira e Delcídio Amaral. O genro do Sr. Agaciel nunca esteve nesses gabinetes e, portanto, não poderia estar nesta lista. Muito obrigado.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Só para esclarecer, Presidente Sarney, eu solicitaria que o senhor pudesse, agora mesmo, talvez de um computador ou um laptop daqui do Senado mesmo, do plenário, acessar o site do O Estado de S. Paulo, porque lá consta justamente o nome do Sr. Rodrigo Cruz, e foi a referência que fazemos aqui na representação a funcionário nomeado através de ato secreto é justamente o Sr. Rodrigo Cruz, que serviu na Diretoria-Geral do Senado e que foi nomeado e demitido e nomeado novamente através de ato secreto.

            Portanto, temos que ir à exaustão para afirmar e reafirmar que Rodrigo Cruz que consta da representação do PSOL é aquele servidor do Senado do qual o senhor foi padrinho de casamento há pouco tempo.

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Olha, volto a contestar V. Exª apenas porque estou aqui com o documento da representação do PSOL.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Eu também.

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Não, V. Exª está com o link que hoje V. Exª acessou e que pode ter sido incluído até mesmo hoje. Eu não quero dizer que foi.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - O senhor me faz uma acusação grave.

            O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Não, não faço. Estou dizendo que não sei se foi. Estou aqui com a relação que foi entregue na representação do PSOL e dizendo que está ligado à Roseana Sarney. É aqui nesta representação que está escrito. De maneira que eu me segui pelo documento apresentado pelo PSOL. Portanto, Rodrigo Cruz, se dois têm o mesmo nome, aquele a que V. Exª se refere está aqui com o nome Senadora Roseana Sarney. Puxa para lá e põe Rodrigo Cruz. Assim, eu queria dizer a V. Exª que, realmente, se eu utilizei o nome, foi baseado aqui na representação do PSOL.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Consta da representação do PSOL - e eu estou reafirmando isso - o nome do Sr. Rodrigo Cruz, que foi nomeado para cargo no Senado através de ato secreto - reafirmo isto - e que consta da representação do PSOL. E, antes de me ausentar aqui do plenário, Sr. Presidente, eu gostaria que o senhor requisitasse ao Conselho de Ética a cópia original da representação para confrontar com a informação que eu tenho aqui à mão...

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - V. Exª será atendido. Eu peço que conclua.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - ... para que não fique aqui a palavra, o dito pelo não dito. O que eu afirmei, o que o PSOL afirmou na sua representação é que o funcionário Rodrigo Cruz, nomeado por ato secreto, é a pessoa ligada à Agaciel Maia da qual o Senador José Sarney foi padrinho de casamento há poucos dias.

            Portanto, eu queria que V. Exª solicitasse ao Conselho de Ética que trouxesse aqui esse documento para que não saiam daqui como verdade as afirmações que fez agora o Presidente Sarney, que, mais uma vez, incorreria na quebra de decoro parlamentar.

            Muito obrigado.


Modelo1 7/18/248:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2009 - Página 34762