Discurso durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugestão ao Senador Paulo Duque que adie a reunião do Conselho de Ética para quinta-feira.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA SOCIAL.:
  • Sugestão ao Senador Paulo Duque que adie a reunião do Conselho de Ética para quinta-feira.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/2009 - Página 34437
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PRESENÇA, SENADOR, PRONUNCIAMENTO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, SOLICITAÇÃO, DEFINIÇÃO, HORARIO, GARANTIA, DISPONIBILIDADE, CONGRESSISTA.
  • SUGESTÃO, PAULO DUQUE, SENADOR, ADIAMENTO, REUNIÃO, CONSELHO, ETICA, JUSTIFICAÇÃO, OPORTUNIDADE, ACOMPANHAMENTO, PRONUNCIAMENTO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, SIMULTANEIDADE, COMPARECIMENTO, SOLENIDADE, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ABERTURA, SIMPOSIO, AMBITO INTERNACIONAL, PROGRAMA, ERRADICAÇÃO, POBREZA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Se o Líder José Agripino assim o permitir, porque creio ser de interesse de todos nós, Senadores, e da Nação brasileira, uma vez que V. Exª anunciou há pouco que amanhã vai usar da tribuna, e inclusive mencionou que responderia o pronunciamento do Senador Líder do PSDB, Arthur Virgílio.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Não somente o do Senador Arthur Virgílio, mas também todas as questões levantadas contra a Presidência.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Exatamente. Então, tendo em conta isso e tendo em conta que, em princípio, estaria programada para amanhã a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, agradeceria se V. Exª pudesse informar o horário, de tal forma que pudéssemos todos nos organizar e sabermos, pois eu desejo muito ouvir V. Exª.

Tenho inclusive feito a sugestão abertamente de que seria importante a presença de todos, tendo em conta que há as representações e tendo em conta que a Resolução nº 25, de 2008, que regulamenta o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assegura a qualquer Senador que porventura tenha uma representação o direito completo de defesa. Então, todos nós queremos ouvir V. Exª, e, quem sabe, então, seja essa a oportunidade para ouvirmos V. Exª sobre todos esses pontos que ali constam.

Assim, acredito que essa é uma sessão de grande relevância. Possivelmente, levará algum tempo. É possível que V. Exª queira, eventualmente, responder a indagações de Senadores que queiram saber melhor sobre um ponto ou outro. Enfim, isso poderá ser algo muito importante. E, na medida em que isso possa ocorrer até antes da decisão do Presidente Paulo Duque, que, pelo art. 17 da resolução que mencionei, deve aceitar ou não as representações... Mas, como esse esclarecimento de V. Exª é muito importante até para a decisão dele, eu gostaria de sugerir possa V. Exª definir o horário em que vai falar. Assim, todos nós nos prepararíamos para estar aqui.

Eu até faria a sugestão, então, ao Senador Paulo Duque, para que leve em conta o horário da sua exposição, quem sabe até adiando para quinta-feira a reunião do Conselho de Ética. Também digo isso, Sr. Presidente, porque todos nós, Senadores, inclusive V. Exª, fomos convidados para comparecer amanhã, às 17 horas, a importante simpósio internacional que o Presidente Lula abrirá sobre os programas de erradicação da pobreza. Assim, se o pronunciamento de V. Exª for feito em tempo hábil, aqueles que queiram ir a esse simpósio poderão estar presentes também.

É a sugestão que formulo a V. Exª, reiterando o meu apreço, respeito e interesse por ouvir V. Exª, Presidente José Sarney, sobre esses assuntos na data de amanhã. Estarei presente, com certeza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/2009 - Página 34437