Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresenta ao Presidente Sarney três observações de que faltou com a verdade, quando declarou não conhecer os senhores Rodrigo Cruz, genro do ex-Diretor Geral Agaciel Maia, Luiz Cantuária, homem público do Amapá lotado no Conselho de Ética, e quando contradisse a declaração de seu neto à imprensa de haver intermediado crédito consignado para o Senado.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Apresenta ao Presidente Sarney três observações de que faltou com a verdade, quando declarou não conhecer os senhores Rodrigo Cruz, genro do ex-Diretor Geral Agaciel Maia, Luiz Cantuária, homem público do Amapá lotado no Conselho de Ética, e quando contradisse a declaração de seu neto à imprensa de haver intermediado crédito consignado para o Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2009 - Página 34581
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • PREVISÃO, TRANSFERENCIA, CONSELHO, ETICA, DEBATE, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, REGISTRO, GRAVIDADE, INEXATIDÃO, DECLARAÇÃO, DESCONHECIMENTO, CIDADÃO, VINCULAÇÃO, SENADO, CONTRADIÇÃO, NETO, CREDITOS, CONSIGNAÇÃO, BANCO PARTICULAR.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, obviamente, isso só tem validade se for adiado o funcionamento do Conselho de Ética, mas prevejo que a tendência, até pelo que ouvi dos eminentes Líderes, é a de se transferir o debate para o Conselho de Ética.

            Eu não gostaria, Sr. Presidente, de fazer, na presença de V. Exª, pelo menos três observações. Não quero ser grosseiro e dizer que V. Exª faltou com a verdade. Mas se esqueceu, no mínimo, de três coisas graves. Em algum momento, V. Exª declarou não conhecer Rodrigo Cruz. Rodrigo Cruz é apenas o genro do Dr. Agaciel Maia, de quem o senhor foi padrinho.

            Não sabia quem era. Pois é. Mas ele era o genro do Dr. Agaciel. Estou só lembrando ao senhor isso. Foi um dia muito emocionante, e o Senador Sarney não se lembrou disso. E disse não conhecer Luiz Cantuária também. É uma figura lotada no Conselho de Ética, homem público do Amapá. E o seu próprio neto - essa é a parte mais constrangedora, na qual eu não gostaria de entrar -, ele próprio, admitiu haver intermediado crédito consignado para o Senado, alegando que não havia nada de mais naquilo. Ele, de maneira muito franca, disse isso para a imprensa. São essas as três observações.

            Meu discurso teria muito mais substância, mas, se não vai haver o debate que propus, eu queria registrar que houve três lapsos, que considero de certa gravidade, extraídos da fala de V. Exª.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2009 - Página 34581