Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Confirma as declarações do Senador Aloizio Mercadante e esclarece a ocorrência de uma reunião de líderes que resultou no compromisso de encaminhar ao Presidente Sarney proposta de seu afastamento.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Confirma as declarações do Senador Aloizio Mercadante e esclarece a ocorrência de uma reunião de líderes que resultou no compromisso de encaminhar ao Presidente Sarney proposta de seu afastamento.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2009 - Página 34582
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, INFORMAÇÃO, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, REGISTRO, COMPROMISSO, REUNIÃO, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DEMOCRATAS (DEM), PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PROPOSTA, LICENÇA, PRESIDENTE, SENADO.
  • ESCLARECIMENTOS, DESISTENCIA, ORADOR, PROPOSTA, RENUNCIA, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, DECISÃO, BANCADA.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Eu gostaria de deixar claro - até conversei com o Líder Mercadante - que são dois fatos distintos. Houve uma reunião de Líderes no gabinete do Senador Sérgio Guerra ontem, pela manhã, em que estavam presentes Líderes do PSDB, do Democratas, do PT, do PDT e do PSB. Comuniquei claramente que, em seguida, haveria uma reunião com minha bancada e que eu proporia a tese da renúncia, e minha bancada entendeu ser oportuna a tese do afastamento. Como Líder de bancada, trabalho sempre com o consenso dos meus companheiros, e foi o que apresentei em seguida: a tese do afastamento.

            Mas tínhamos tido uma conversa anterior no gabinete do Senador Sérgio Guerra, e houve o entendimento - que subscrevi e que o Líder Arthur Virgílio também já subscreveu - do encaminhamento de um documento que está pronto, aguardando a assinatura do Senador Mercadante, do Senador Casagrande, do Senador Cristovam e do Líder do PDT, propondo a licença do Presidente Sarney. A licença foi proposta por cinco Partidos políticos. Dois já o assinaram. O PSDB e o Democratas já assinaram esse documento.

            Confirmo que o Senador Mercadante tem inteira razão. O compromisso que foi tomado na reunião no gabinete do Senador Sérgio Guerra foi de pedido de licença, proposta pelos cinco Partidos. O documento está pronto. Eu já o assinei e reafirmo aquilo que S. Exª disse.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2009 - Página 34582