Pronunciamento de Alvaro Dias em 05/08/2009
Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Sugere que a sessão no plenário seja suspensa para que a TV Senado possa transmitir a reunião do Conselho de Ética.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Sugere que a sessão no plenário seja suspensa para que a TV Senado possa transmitir a reunião do Conselho de Ética.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/08/2009 - Página 34583
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- DEFESA, RESPOSTA, COBRANÇA, SOCIEDADE, SUGESTÃO, SUSPENSÃO, SESSÃO, SENADO, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, OPINIÃO PUBLICA, REUNIÃO, CONSELHO, ETICA, EMISSORA, TELEVISÃO, IMPORTANCIA, POSSIBILIDADE, REFORMULAÇÃO, LEGISLATIVO, RECUPERAÇÃO, REPUTAÇÃO.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para complementar a sugestão anterior.
A preocupação é exatamente com a sociedade, que aguarda uma decisão desta Casa. Nós temos de oferecer respostas à cobrança da sociedade.
Interrompemos este debate no plenário do Senado e o levamos ao Conselho de Ética. Ocorre que, preferencialmente, a TV Senado transmite a sessão; não transmitirá a reunião do Conselho de Ética. Interrompe-se o processo do contraditório. A valorização do discurso do Presidente Sarney - até a sua valorização - está no contraditório; a oportunidade que a Oposição deve ter para expor também as suas razões. E nós estamos frustrando a opinião pública, que nos acompanha neste momento. Essa é a minha preocupação.
Se a decisão é levar o debate para o Conselho de Ética, o mais sensato seria suspender a sessão no plenário do Senado Federal, para que a opinião pública pudesse acompanhar o debate que se travará lá no Conselho de Ética.
É uma preocupação que eu transmito a V. Exª porque sei que este é um momento histórico que nós estamos vivendo, este é um momento complexo, difícil, cheio de contradições, mas que exige respeito à sociedade brasileira e, certamente, respeitá-la é agir com a maior transparência possível, oferecendo a ela oportunidade de acompanhar passo a passo o desenvolvimento desses acontecimentos que, lamentavelmente, infelicitam o Senado Federal, mas que podem significar, se a sua conclusão for inteligente, um momento inclusive de mudança definitiva, radical, que possa se constituir em recuperação da credibilidade que nós perdemos.