Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de aplauso à Federação Espírita do Paraná. Apelo no sentido de que o Senado Federal apresente um plano para prevenir a gripe suína.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Apresentação de requerimento de voto de aplauso à Federação Espírita do Paraná. Apelo no sentido de que o Senado Federal apresente um plano para prevenir a gripe suína.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2009 - Página 35633
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, FEDERAÇÃO, RELIGIÃO, ESTADO DO PARANA (PR), HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, TRABALHO, SOLIDARIEDADE, ASSISTENCIA SOCIAL.
  • COBRANÇA, PROVIDENCIA, SENADO, PLANEJAMENTO, PREVENÇÃO, DOENÇA TRANSMISSIVEL, LOCAL, TRABALHO, VISITA, POPULAÇÃO, PEDIDO, INCLUSÃO, ASSUNTO, PAUTA, REUNIÃO, MESA DIRETORA, DIVULGAÇÃO, PLENARIO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


      O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é um requerimento que diz o seguinte:

“Requeiro, nos termos regimentais, que o Senado Federal emita voto de aplauso à Federação Espírita do Paraná, que em agosto completa 107 anos de existência. Fundada, em 24 de agosto de 1902, por pessoas empenhadas na construção de uma sociedade baseada em valores de solidariedade cristã, a entidade, Federação Espírita do Paraná, tem lidado com dificuldades humanas e sociais, buscando atendê-las com a máxima dedicação, o que é reconhecido por todos aqueles que conhecem o trabalho realizado.

Baseada nos ensinamentos da Doutrina Espírita, a Federação Espírita do Paraná congrega os núcleos doutrinários da religião em todo o Estado, representando um foco de benemerência com expressiva atuação no apoio à pessoa humana necessitada. Indo além da mobilização material de suas atividades assistenciais, a FEP preconiza a reforma interior do homem como condição necessária à construção de uma sociedade justa, plena de direitos e de respeito às individualidades, à qual chegaremos, quando os valores de fraternidade social, defendidos e praticados pela Entidade, forem predominantes no País.”

            Esse é o requerimento, Sr. Presidente.

            Só desejo dizer a V. Exª que eu já o havia feito na semana passada, mas que ontem entreguei expediente ao Senador Heráclito Fortes, 1º Secretário do Senado Federal, para termos aqui, no Senado, um plano para ser aplicado, de atendimento, de combate, de convivência com as questões relacionadas à gripe A, a chamada gripe suína.

            V. Exª, inclusive, na semana passada - eu estava aqui presente -, determinou que isso fosse feito. Porém, até o dia de hoje, Sr. Presidente, não recebemos qualquer planejamento relacionado às atitudes que o Senado Federal pode tomar aqui dentro, considerando as milhares de pessoas que o visitam, as pessoas que trabalham aqui, a segurança dos funcionários, as orientações necessárias - álcool, cartazes, álcool gel.

            Não é uma atitude de pânico, mas é uma atitude que, até eu mencionava, se isso acontecer dentro desta Casa, será uma referência para as assembléias, para as câmaras municipais, porque todos nós temos que tomar todas as atitudes necessárias para fazer a nossa parte em termos de prevenção.

            Já mudou o protocolo. Já foi um avanço. O Brasil inteiro já tem outro protocolo; os medicamentos, o laboratório já disse que tem medicamentos para vender. Então, basta o Brasil comprar.

            Agora, em termos de iniciativas aqui dentro, Sr. Presidente, e V. Exª é médico também, todos nós sabemos... Eu não consigo perceber um plano que tenha sido elaborado dentro do Senado Federal para dar conta do que deva ser feito, de acordo com as autoridades sanitárias, para o enfrentamento da gripe A.

            Então, eu peço providências, Sr. Presidente, mas não só providências. Eu gostaria, como Senador, membro desta Casa, de ver, de ler, de ter na mão o plano que o setor médico desta Casa tem que fazer. Imagino que tenha feito ou que esteja fazendo. Não é só a suspensão de visitas aqui, que é uma medida importante, sem dúvida, porque a aglomeração de pessoas deve ser evitada nessa época. Então, eu pediria a V. Exª que até isso fosse submetido para o plenário aqui do Senado, para todos nós tomarmos conhecimento do que... Já que vai haver a reunião... V. Exª mencionou: amanhã cedo haverá a reunião da Mesa Diretora do Senado Federal. Que esse seja um assunto dessa pauta, para que a gente possa, na sequência, então, tomar conhecimento do que a Mesa Diretora deliberou.

            Se V. Exª permitir, amanhã, no período da tarde, eu volto ao assunto também, para que a gente possa ter conhecimento do que vai ser feito.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 12/30/249:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2009 - Página 35633