Fala da Presidência durante a 120ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifesta interesse em assinar o requerimento do Senador Cristovam Buarque, no qual solicita voto de censura ao Presidente da República por ter desrespeitado os membros da CPI da Petrobrás.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Manifesta interesse em assinar o requerimento do Senador Cristovam Buarque, no qual solicita voto de censura ao Presidente da República por ter desrespeitado os membros da CPI da Petrobrás.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2009 - Página 32699
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, DISPOSIÇÃO, SUBSCRIÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, CENSURA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESRESPEITO, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Srªs e Srs. Senadores, Professor Cristovam Buarque eu vinha ouvindo a voz de V. Exª e quis Deus que eu assumisse a Presidência deste Senado, do grandioso Senado da República do Brasil, talvez o melhor de sua História, pela nossa presença, pelo nosso ideal e por termos garantido a democracia neste Brasil.

            Então, eu queria pedir o requerimento de V. Exª para assiná-lo. Eu ouvi no rádio o discurso de V. Exª. Quero assinar, como Presidente do Senado da República do Brasil neste instante, o requerimento de V. Exª. Esse negócio de pizzaiolo, pizza... Eu não sei se V. Exª especificou que tem pizza de fruto do mar, de marisco, que envolve um bocado de moluscos e coisas. Mas eu quero assinar, repudiando...

            Este Poder é, na história do mundo... John Locke descreveu a democracia na Inglaterra, que tinha um rei, Carlos I, que fechou o parlamento e foi resistido por Cromwell, o grande líder. Exigiu-se uma convivência do parlamento inglês e o rei, mas eles mostraram para o rei que a lei estaria sempre superior. Este poder democrático nascido na Inglaterra, em 1640, deu ao mundo - e essas noções foram trazidas por Rui Barbosa, daí a nossa influência - que o Poder Legislativo seria sempre superior. Eu, aqui, em outro entendimento, digo: se o Poder Executivo tem os votos, nós também os temos. Nós somos filhos do voto e da democracia. Se o Poder Judiciário tem o poder punitivo de prender, de cassar, de multar, nós temos a sabedoria. Está no livro de Deus que a sabedoria vale mais que ouro e prata.

            Cristovam, nossos cumprimentos. Eu quero o requerimento, para assinar como Senador da República do Brasil e, neste instante, representando a grandeza desta Casa como Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2009 - Página 32699