Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Ministro da Previdência. Manifestação em defesa dos aposentados e pensionistas de todo o país.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Críticas ao Ministro da Previdência. Manifestação em defesa dos aposentados e pensionistas de todo o país.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2009 - Página 37549
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • PROTESTO, DESCUMPRIMENTO, GOVERNO, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REAJUSTE, APOSENTADORIA, PENSÃO, CRITICA, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), FALTA, ETICA, MANIPULAÇÃO, RETROCESSÃO, NEGOCIAÇÃO, CONGRESSISTA, ENTIDADE, APOSENTADO, DESRESPEITO, DIREITOS, IDOSO, DECISÃO, ORADOR, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO.
  • REGISTRO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, SUPERIORIDADE, MAIORIA, APOSENTADO, DEFESA, VOTAÇÃO, PROJETO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REAJUSTE, APOSENTADORIA, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, COBRANÇA, PROVIDENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu estava esperando desde cedo, cheguei aqui a uma e meia da tarde, meu nobre Senador Roberto, para que eu pudesse falar dos aposentados do meu querido Brasil.

            Senador Presidente, é dramático o que hoje acontece com essa classe social.

            Senador Mozarildo Cavalcanti, calcule V. Exª há quanto tempo estamos lutando para que o Governo possa resolver essa questão.

            Por isso, eu não poderia deixar de vir, hoje à tarde, falar à Nação e externar minha angústia em relação à atitude do Governo e dizer ao Ministro Pimentel que está na hora de deixar de massacrar os aposentados deste País.

            Vejam, Srs. Senadores, há cinco semanas a classe dos aposentados deste País vem participando de uma mesa de diálogos com o Governo. Senador Mozarildo, ponha diálogo em cima dessa questão. Já se gastou, pelo menos em cada uma dessas reuniões, cinco ou seis horas de discussão. Parece até, Sr. Presidente, Mão Santa - e V. Exª tem lutado junto com outros Senadores -, que os aposentados deste País estão pedindo esmola para o Governo Federal. Trata-se deste mesmo Governo, deste mesmo Presidente que subiu nos palanques pedindo voto aos aposentados do País e afirmando, Mozarildo, que se fosse Presidente iria acabar com o fator previdenciário, com a miséria dos aposentados do nosso querido País.

            Engana, o Governo mente para os aposentados, o Governo senta a uma mesa de negociação e mente para os Senadores. Eu deixei de ir, eu deixei de ir, Mozarildo. Eu não consigo mais olhar, por exemplo, Senador Expedito, para a cara do Ministro Pimentel. Que cara mais malvada, que cara mais perversa! Um homem destes parece que não tem pai, parece que não teve pai para olhar para um senhor de idade e ter, pelo menos, a consideração de dizer: você terá uma vida até o final dela. Será que este Ministro não tem pai para olhar, Senador Expedito? Sinceramente, o povo cearense que me desculpe, desculpem-me os cearenses, mas este Ministro está massacrando os aposentados.

            Enquanto este Ministro não sentou à mesa para o diálogo, para a negociação, estava mais ou menos. Ele sentou e estragou tudo. Enquanto era o Fontana, tudo bem. Sentou o Ministro, estragou tudo. Parece que ele tem ódio, parece que ele tem raiva. Eu não consigo entender, Sr. Presidente, como um homem guarda ódio dos velhinhos deste País, que trabalharam tanto por este País, que prestaram serviços para este País, que esperavam no fim da sua vida ter uma vida digna.

            Não se está pedindo esmola, Ministro! É um direito adquirido de cada aposentado deste País, Ministro! É um direito adquirido! Presidente Lula, cumpra com a sua palavra. V. Exª está para sair do poder. Amanhã, os seus companheiros de Partido, aqueles que votaram em V. Exª, irão passar por V. Exª e dizer: “Companheiro, você esteve lá no poder e não resolveu a situação dos aposentados que você mesmo disse, em palanque, que ia resolver”. Aí eu quero ver a cara do Lula. Esteve lá por oito anos, massacrando os aposentados. O pior Presidente para os aposentados do Brasil! O pior! Ele está maltratando mesmo para matar. Ele sabe a situação dos aposentados. O Presidente da República sabe! O Presidente da República tem consciência de como vivem os aposentados neste País. Ele sabe que muitos aposentados não conseguem viver naturalmente neste País. Ele sabe que os aposentados estão morrendo neste País! Ele sabe que os aposentados não têm condição de ir a um hospital, não têm condição de tomar remédio porque não têm dinheiro. E toda semana passa para a outra. Não se resolveu nesta semana, passa para a outra.

            Eu não sento mais! Ou vota, ou então vamos ser radicais. Ou vota os projetos... E vejam, Brasil, os projetos são de um Senador do PT! Os projetos que regularizam a situação dos aposentados, que dão o direito adquirido aos aposentados são de um Senador do PT, do Senador Paulo Paim, que estava aqui nesta Casa, arquivados dentro de uma gaveta. E nós tiramos e estamos agora, humildemente, pedindo ao Presidente para resolver essa situação.

            Estão nos fazendo de palhaço! Estão nos fazendo de palhaço! Eu não acredito mais neste Governo. Para mim este Governo não é sério. Falta com a verdade!

            O Ministro Luiz Pimentel... É Luiz Pimentel?

            José Pimentel! São tantos, são cinquenta, que a gente esquece os nomes. Piauiense! Eu duvido que um Senador da República aqui terá um litro de açaí doado por mim, açaí do grosso, do Estado do Pará. Quem? O Senador que disser para mim agora o nome dos 41 ou 42 Ministros do Governo Lula? Duvido. Duvido que tenha um que saiba de cabeça todos os Ministérios. Duvido!

            Mas, Mozarildo, este Ministro tem uma cabecinha redonda. Geralmente, o cearense tem a cabeça chata. Esse tem uma cabecinha redonda, assim, uma aparência do Hitler. Ele tem a aparência e tem atitudes do Adolf Hitler, porque ele é insaciável, ele gosta de ver dor, ele gosta de ver sofrimento! Já foi colocado à mesa tudo que se podia fazer, e ele está aí massacrando!

            Eu não vou mais, Presidente, negociar com ninguém. Eu vou propor ao Presidente Paim - e tenho certeza que ele vai aceitar -, na próxima semana, nós vamos “brigar” para que esses projetos sejam votados. E eles vão passar. Eles vão ser aprovados. A consciência dos deputados hoje mudou muito. Mudou muito! Eles vão ser aprovados. Nós vamos agora para o voto, Presidente Mão Santa. Chega de nos enganar! Chega de nos fazer de palhaços! Faltaram com a verdade e isto é característico desse Governo: a mentira.

            Está aí a Dilma provando e mostrando que a mentira neste Governo é normal. Ela é normal, é natural, se faz com tranquilidade, se mente com tranquilidade. Não se tem postura séria de sentar a uma mesa, discutir e cumprir com a palavra.

            Mais uma vez, está sendo mostrado. Cansei! Não irei mais. Lutarei agora para que ainda durante este mês se vote, porque o grande objetivo - e já concedo a palavra a V. Exª, Senador Mozarildo Cavalcanti - deste Governo V. Exª sabe qual é? É ir nos levando com a barriga. E já conseguiu nos levar! Já conseguiu nos levar o ano inteiro, Senador Expedito Júnior! Já passamos do meio do ano. Findou o ano e, no ano que vem, dificilmente teremos esta Casa com normalidade, porque será ano eleitoral.

            É isso o que o Governo quer, meu Senador ACM! Veja a postura deste Governo, veja a maldade deste Governo, veja como ele usa de artifícios para massacrar o brasileiro, massacrar o nosso povo, massacrar os velhinhos deste País!

            Pois não, Senador Mozarildo.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Mário Couto, V. Exª aborda um tema pelo qual, na verdade, vem batalhando há muito tempo. Todos nós estamos envolvidos com isso. Mas quero dizer uma coisa: não perca tempo em reclamar do Ministro da Previdência nem da Ministra Dilma. O responsável por isso chama-se Presidente Lula. Ele é quem comanda os Ministros. Se ele quisesse corrigir esta questão, essa injustiça contra os aposentados, já o teria feito há muito tempo. Quando ele quer, ele faz rápido. Está aí a reforma do Palácio do Planalto, feita na marra. São 200 milhões para ele ficar melhor lá no palácio. Está aí o veto que ele impôs à proibição de aumentar recursos para publicidade. Isso ele sabe fazer muito bem. Se quisesse, ele já teria feito isso aí.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - É verdade. Agora, sabe o que dói, Mozarildo? Dói a falta de ética. O que dói é a mentira! O que dói é a enganação, Mozarildo! Não precisa enganar, Mozarildo! Fala a verdade, Ministro! Fala a verdade! Não dá! Não fica levando na barriga, não fica enganando! Essa é uma postura ridícula!

            Nós temos uma pesquisa hoje que 91,2%, de 70 mil aposentados que votaram - 91,2% -, querem que seja votado o projeto. E é para isso que nós vamos partir, meus queridos aposentados deste País. Mas foi bom. Foi bom se tentar negociar com o Governo, para que se mostre a cara deste Governo! Para que se mostre como o Governo não quer, na sua realidade, que os velhinhos deste País possam ter os seus dias últimos com decência! Para mostrar que este Governo não fala a verdade! Para mostrar que o nosso Presidente da República faltou com a verdade, quando foi aos palanques na sua campanha dizer que ia resolver o problema dos aposentados deste País! V. Exª não cumpriu, Presidente Lula. V. Exª não cumpriu até hoje e vai sair do seu governo devendo isso. Eu quero ver os companheiros chegarem com V. Exª, depois que V. Exª sair do Governo, e dizer: V. Exª fez tudo, ajudou 12 milhões. Agora são 12 milhões daqueles que ganham o Bolsa Família. E por que esse ódio? Por que essa raiva? Por que essa condenação aos velhinhos do nosso País?

            Puxa, Presidente Lula! Está na hora de parar, Presidente! Toque a mão na sua consciência, Presidente Lula! Foi promessa de V. Exª. Tire esse Ministro Pimentel do cargo! Peça para ele pedir demissão, Presidente! Esse Ministro é mal. É incompetente, Presidente! É irresponsável, Presidente! Peça para alguém que tem condições para resolver esse problema! Eu sei que V. Exª não é mau. Eu sei, Presidente. V. Exª teve o coração de pegar o plano do Fernando Henrique Cardoso e aumentar e dar para aqueles que precisam de dinheiro para melhorar a sua condição de vida. Doze milhões de brasileiros ganham o Bolsa Família e só os aposentados...

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - ...resolvida. Eles não querem Bolsa Família, não, eles querem os seus direitos. Dê a eles, Presidente! Cumpra com a sua palavra, Presidente Lula!

            Muito obrigado, Presidente Mão Santa.


Modelo1 5/2/241:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2009 - Página 37549