Fala da Presidência durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do centenário de nascimento de Jaime Câmara.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário de nascimento de Jaime Câmara.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2009 - Página 35270
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONVITE, AUTORIDADE, COMPOSIÇÃO, MESA DIRETORA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, JAIME CAMARA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), EMPRESARIO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, FUNDADOR, JORNAL, O POPULAR, COMENTARIO, BIOGRAFIA, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, INCENTIVO, CAMPANHA, ARRECADAÇÃO, RECURSOS, DESTINAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO CARENTE, SAUDAÇÃO, FAMILIA.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Está aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            Eu convido, para compor a Mesa, o Deputado Helder Valin, Presidente, da Assembleia Legislativa de Goiás; o Sr. Jaime Câmara Júnior, filho do homenageado e presidente da Organização Jaime Câmara; o Diretor-Superintendente da Organização Jaime Câmara, Sr. Tasso José Câmara.

            A presente sessão comemora o centenário de nascimento de um dos brasileiros mais ilustres desta região, o empresário, jornalista, político, escritor e benemérito Jaime Câmara.

            Ele nasceu no Rio Grande do Norte, na cidade de Cauassu, em 16 de julho de 1909. Comemoramos assim, hoje, o seu centenário.

            Jaime Câmara demonstraria toda a sua visão empreendedora ao mudar-se para a cidade de Goiás, em 1930. Cinco anos depois, em 1935, montou uma pequena tipografia, em sociedade com Henrique Pinto Vieira.

            Visionário, foi um dos principais aliados de Pedro Ludovico na luta pela mudança da Capital.

            Empresário por vocação e homem dotado de magnífica visão prospectiva, fundou, em 1937, a Sociedade Comercial J. Câmara & Irmãos, atualmente conhecida como Organização Jaime Câmara, maior grupo de comunicação do Centro-Norte do País. Pensava que o futuro do Brasil passaria pelo desenvolvimento da imprensa. Assim, fundou o jornal O Popular e a TV Anhanguera, que hoje transmite o sinal da Rede Globo de Televisão para todos os cantos do Estado de Goiás.

            Político dedicado, competente e sempre atento ao bem-estar do povo goiano, foi eleito, por duas vezes, Deputado Federal. Tive a honra de ser seu contemporâneo aqui no Congresso Nacional. Foi ainda Prefeito de Goiânia, Superintendente da Reforma Agrária (no Governo João Goulart) e Presidente do Banco do Estado de Goiás e da Caixa Econômica Federal.

            Como escritor e jornalista, ocupou a Cadeira 17 da Academia Goiana de Letras. Foi membro da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás - e criou a Associação Goiana de Imprensa, em 1934.

            Se existe uma palavra que resume a trajetória dos 80 anos de vida de Jaime Câmara, essa palavra é sucesso. Em todos os campos da atividade em que militou, ele foi um vitorioso. Mas não se deixou levar pelos louros e pela fama. Homem modesto, profundamente religioso, dedicou grande parte do seu tempo à benemerência.

            Fundou o Instituto Artesanal dos Cegos e sempre contribuiu com a Santa Casa de Misericórdia, instituições para as quais promoveu diversas campanhas de arrecadação de fundos, que resultaram em benefícios para as camadas mais carentes da população.

            Lembrar a trajetória de Jaime Câmara é, na verdade, pensar no presente e no futuro do Estado de Goiás. Não tenho dúvida em afirmar que o progresso socioeconômico que o Estado experimenta se deve, em grande parte, às atividades desse homem à frente de seu tempo que foi Jaime Câmara. Se podemos, hoje, prever um futuro ainda mais próspero para o Estado, muito desse futuro é da responsabilidade dele.

            Gostaria de parabenizar o Senador Marconi Perillo pela brilhante ideia de propor a realização desta sessão. Jaime Câmara não foi apenas um grande nome de Goiás. Jaime Câmara é exemplo para todo o nosso País.

            Nesta ocasião, cumprimento o Sr. Jaime Câmara Júnior, Presidente da Organização Jaime Câmara, em nome de quem dirijo minha saudação a todos os familiares de Jaime Câmara pela passagem do centenário do seu nascimento.

            O Senado cumpre, assim, um grande dever em homenagear um homem desse quilate.

            Eu quero, uma vez mais, parabenizar o Senador Marconi Perillo, que é um grande Senador de Goiás e que aqui dá uma grande colaboração, pela iniciativa que ele teve e que eu tenho a honra de presidir. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2009 - Página 35270