Fala da Presidência durante a 127ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimenta a cidade piauiense de Campo Maior pelo seus 247 anos e relembra que ela foi a sede da Batalha de Genipapo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Cumprimenta a cidade piauiense de Campo Maior pelo seus 247 anos e relembra que ela foi a sede da Batalha de Genipapo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2009 - Página 35229
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CAMPO MAIOR (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, HISTORIA, BRASIL, BATALHA (PI), PRESERVAÇÃO, INTEGRIDADE, TERRITORIO NACIONAL, ELOGIO, GESTÃO, PREFEITO, AGRADECIMENTO, DIPLOMA, RECEBIMENTO, ORADOR, BANCADA, SENADOR, AUTORIDADE.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª será atendido, de acordo com o Regimento.

            Fazemos votos de felicidade na viagem, com a certeza de que V. Exª representará, com grandeza, o grandioso Senado da República do Brasil, principalmente em relação a esse tema, que V. Exª tem apresentado não só internamente, no Brasil, mas eu já tive a oportunidade de vê-lo apresentá-lo no Chile e em vários outros países: a renda mínima, para a melhoria da vida da humanidade.

            Ainda há alguma coisa, João Pedro?

            Nós queríamos, antes de encerrar, cumprimentar a cidade de Campo Maior. Sábado ela fez aniversário: 247 anos.

            A cidade de Campo Maior é uma das mais antigas do Piauí e das mais importantes da história do Brasil. Este Brasil não ia ser uma pátria grande e una. A nossa Independência foi um fato de pai para filho. D. João VI, ô Zezinho, chamou D. Pedro e lhe disse: “Pedro, meu filho, fique com o sul, a que já demos uma estrutura administrativa e burocrática europeia, e Portugal ficará com o norte do Brasil. Será o país Maranhão”. E mandou o seu afilhado e sobrinho, o grande comandante Fidié, para essa missão. Entretanto, no Piauí, houve grandes reações, principalmente na cidade de Parnaíba e na própria capital, Oeiras, culminando com a grande batalha em terra hoje de Campo Maior. Foi a Batalha de Jenipapo. Nós, piauienses, tendo como aliados alguns cearenses de Granja, fizemos uma batalha sangrenta, expulsando os portugueses do norte do Brasil. E é essa cidade, Campo Maior, que comemora mais um aniversário. A cidade, de grande importância na história do Piauí, na Independência do Brasil, na unidade do Brasil, vive momentos de glória quando o seu povo soube escolher como Prefeito o líder João Félix, do PPS.

            João Félix Santos foi Prefeito de uma pequena cidade, Jatobá, criada no meu governo, quando Governador do Estado do Piauí. Saiu-se tão bem, graças a sua competência, dedicação e obstinação, com o apoio do seu irmão, o engenheiro José Félix, que hoje eles conquistaram a cidade mãe de Campo Maior, vamos dizer, a capital da região. Ele vem na segunda administração de Campo Maior, trazendo resultados extraordinários, num progresso urbanístico, com várias inaugurações, inclusive de uma praça, Aarão Santana. A tradicional família Santana lá esteva presente. E todas as lideranças de Campo Maior e o povo aplaudiram o Prefeito.

            Durante as festividades, com várias realizações de ações no campo da educação, da saúde, da urbanização, a mais importante - o essencial é invisível aos olhos - foi vermos no povo a felicidade, tanto das crianças sorridentes quanto dos mais idosos, agradecidos ao grande administrador João Félix. De tal maneira que ele se torna hoje, pela quarta vez, prefeito: duas de Jatobá e duas - agora, a segunda - em Campo Maior, um político de perspectivas invejáveis na política do Piauí e do Brasil.

            Sem dúvida nenhuma, culminou a festividade com ele outorgando vários diplomas de apoio e reconhecimento pela cidade de Campo Maior a líderes. Os três Senadores da República do Piauí foram agraciados - Heráclito Fortes, João Vicente e Mão Santa. Entre outros, também o Deputado Federal Ciro Nogueira e o extraordinário Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, que é filho natural de Campo Maior.

            Então, Campo Maior vive um dos seus grandes momentos de desenvolvimento na história do Piauí. A eles, os nossos parabéns, principalmente ao Deputado Estadual Antônio Félix, jovem Deputado que já consolidou a sua liderança, continuando, portanto, a grandeza e a importância de Campo Maior na política do Piauí!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2009 - Página 35229