Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao Senador Expedito Júnior sobre a situação dos trabalhadores da empresa Adservis que prestam serviço ao Senado.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Resposta ao Senador Expedito Júnior sobre a situação dos trabalhadores da empresa Adservis que prestam serviço ao Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2009 - Página 35625
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PENDENCIA, EMPRESA, TERCEIRIZAÇÃO, MÃO DE OBRA, SENADO, SUSPENSÃO, DIRETORIA GERAL, PAGAMENTO, COBRANÇA, APRESENTAÇÃO, CERTIDÃO, BENEFICIO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, EXECUÇÃO, CONTRATO.
  • ANUNCIO, SOLUÇÃO, AUSENCIA, PUNIÇÃO, TRABALHADOR, IRREGULARIDADE, EMPRESA, REGISTRO, DATA, PAGAMENTO, SALARIO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de prestar alguns esclarecimentos à Casa, aos terceirizados e ao Senador Expedito Júnior, que traz o assunto a esta tribuna.

            A empresa Adservis encontra-se com algum problema na Diretoria-Geral da Casa. Por falta de entrega de certidões exigidas, os pagamentos foram suspensos, até para preservar o salário dos servidores. Evidentemente, a Diretoria-Geral está encontrando uma solução, para que os funcionários terceirizados não paguem pelos problemas que acontecem com a empresa.

            Essa empresa presta serviço aqui, na Câmara e em vários órgãos da administração pública de Brasília. A informação que recebi do Diretor-Geral é a de que a solução já foi encontrada e de que esse pagamento poderá ser feito entre hoje e amanhã.

            Dessa forma, com essa notícia, Senador Expedito, por intermédio de V. Exª, tenho a oportunidade de tranquilizar todos os servidores e de dizer que estamos tendo um cuidado absolutamente rígido com relação a esses contratos, quer pela transparência, quer pela sua execução.

            As providências tomadas com relação à empresa, em primeiro lugar, foram de ordem legal. Em segundo lugar, elas foram tomadas para preservar exatamente o direito dos servidores terceirizados, que não podem pagar por eventuais problemas enfrentados pela empresa.

            De qualquer maneira, quero, por dever de justiça, dizer que a empresa está dialogando com a Diretoria-Geral no sentido de que essa solução encontrada possa ser executada entre hoje e amanhã.

            Eram esses os esclarecimentos que eu queria prestar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2009 - Página 35625