Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Presidente deposto de Honduras, Sr. Manuel Zelaya, presente no Senado.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.:
  • Homenagem ao Presidente deposto de Honduras, Sr. Manuel Zelaya, presente no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2009 - Página 35628
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ANUNCIO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), LUTA, DEMOCRACIA, AMERICA LATINA, REPUDIO, GOLPE DE ESTADO, PAIS ESTRANGEIRO, HONDURAS.
  • ENTREGA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, DOCUMENTO, ENTIDADE, BRASIL, LUTA, PAZ, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), MOVIMENTO ESTUDANTIL, ENSINO MEDIO, SOLIDARIEDADE, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, HONDURAS, REPUDIO, GOLPE DE ESTADO, ANUNCIO, ORADOR, DEBATE, ASSUNTO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), AMPLIAÇÃO, APOIO.
  • REITERAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, SENADO.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, já tivemos a oportunidade, na sala do Presidente Sarney, Presidente do Senado Federal, de anunciar o apoio do Partido Comunista do Brasil à luta que o senhor empreende, e que é muito significativa para toda a América Latina. Nós, no Brasil, conhecemos essa história, sabemos o que significam os golpes de Estado. Normalmente, eles suprimem a democracia e abrem espaço, no caso da América Latina, para subordinar os interesses das nossas Nações a interesses alienígenas, de fora, que não podemos aceitar.

            Então, V. Exª tem o apoio do Senado, já anunciado pelo Presidente Sarney, tem o apoio dos Senadores partidariamente, porque vários partidos já estão solicitando a palavra para prestar-lhe apoio.

            Quero anunciar que entreguei a V. Exª uma moção de apoio do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, que, recentemente, realizou Assembléia Geral no Brasil e tirou essa moção de solidariedade a V. Exª e ao povo hondurenho, subscrita pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas e pela União Nacional dos Estudantes do nosso País, prestando total apoio ao povo hondurenho. Porque não se trata apenas de apoiar o Presidente eleito, o que já seria suficiente, mas é ao povo de Honduras que estamos prestando solidariedade, porque sabemos do significado de uma ditadura, de um golpe militar e de não deixar que esse golpe militar se perpetue, porque é isso que eles desejam. Essa extrema direita que está em curso em Honduras, se o exemplo dela pega, fica muito mal para todos os países da América Latina, para a nossa diplomacia, que é pela paz.

            A diplomacia da paz permite o progresso dos nossos países, das nossas nações, o que alguns poucos não desejam, não querem. V. Exª é o símbolo dessa luta dos povos da América Latina, que querem a paz, que desejam a paz e que sabem que ela permite nosso progresso e nosso desenvolvimento.

            Por isso, queremos subscrever as palavras do Presidente Sarney, tanto as que foram proferidas na sala de S. Exª, quanto as que aqui foram ditas, a exemplo do nosso colega, Senador Aloisio Mercadante, que acabou de falar.

            Vamos levar esse nosso protesto ao Parlamento do Mercosul, na próxima semana, para que estendamos o espaço de apoio às necessidades do povo hondurenho, para que haja ampla solidariedade de toda a América Latina.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2009 - Página 35628